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AS FUNÇÕES DE APOIO À DOCÊNCIA- ADMINISTRADOR EDUCACIONAL - II

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)

Para que a Administração Escolar possa contribuir de forma realística para a transformação social, não é suficiente propor um caráter transformador nos objetivos da instituição. É necessário que eles sejam perseguidos de maneira efetiva.

Ao permanecer no campo meramente ideal, os objetivos e fins propostos acabam por servir precisamente à causa oposta que os utiliza somente como pretexto para encobrir seus verdadeiros propósitos. O caráter revolucionário da administração, embora pressuponha a natureza transformadora dos objetivos que persegue, não pode deter-se dessa forma, ao nível das meras intenções.

 De acordo com Paro (1986), é no nível da práxis e na concretização dos objetivos que o caráter transformador se completa. A racionalidade externa da escola depende diretamente de sua racionalidade interna.

A Administração da Educação necessita estar comprometida com todo o sistema educacional em seus diferentes níveis e graus, necessidades sociais e ações pedagógicas, superando a compreensão e as práticas tecnicistas e imediatistas não científicas que têm priorizado outras questões não essenciais, no intento de poder construir uma política educacional comprometida com os reais interesses da maior parte da população brasileira, sustentam Ferreira e Oliveira (2004).

O administrador constitui-se como o principal líder da instituição escolar e administrar a educação pressupõem a prática de todas as técnicas e processos empregados na operação de um sistema educacional, em concordância com critérios estabelecidos.

Dessarte, a Administração da Educação compreende o controle de todos os assuntos escolares, incluindo a administração dos negócios educacionais, já que a educação é o fim comum de todas as atividades exercidas dentro de um sistema educacional. (SPERB, 1976).

Administrar a educação consiste em uma atividade muito complexa, sendo que quanto mais profissionalismo existir em torno dessa função mais fácil se tornará a orientação rumo ao ensino e a aprendizagem, conduzindo todo o processo ao encontro de seus fins mais importantes. De acordo com Sperb (1976), considerando a complexidade e a importância de sua tarefa, o administrador escolar necessita ser qualificado, um profissional digno da confiança de toda a comunidade. Além da gerência dos negócios educacionais, administrar a educação significa envolver-se em uma série de atividades das quais nenhuma exclui a responsabilidade e a presença do administrador.

No que tange à formação do administrador educacional, que atualmente costuma ser denominado de gestor educacional, Oliveira (2004) argumenta que se aplica à formação do administrador tudo o que se aplica à formação do próprio docente.

Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)

Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)

 

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