logo RCN

Artigo de Dionisio Rosset: Dia mundial da água

Dionísio Rosset, membro da equipe da Campanha da Fraternidade 2004 que tem como tema: Fraternidade e Água e o lema Água fonte de vida. Hoje (dia 22 de março) comemoramos o dia mundial da água

Algumas considerações suas sobre a água e dizer como está a situação das águas em nossa região

 

      Temos recursos de captação de água inesgotáveis ou é um bem finito que pode faltar num futuro próximo?

       As águas que encontramos na terra sob todas as suas formas são as mesmas desde a criação não diminuíram nem aumentaram seus volumes.

       Mas aí nos perguntamos como é que podem dizer que faltará água?

       Que a água será motivo de disputas e guerras?

       Vejamos o seguinte:

       O aumento das populações faz com que uma enormidade de potenciais consumidores de água também cresçam como a produção de alimentos seja proveniente da agricultura pecuária, extrativismo produção industrial roupas calçados veículos  utensílios enfim, tudo o que produzimos no seu processo de produção está presente a água.

       Se nos voltarmos para a realidade de nossa região veremos que as águas estão ficando escassas, nossos rios estão diminuindo de volume devido à retirada de água para diversos fins como irrigação, agricultura, pecuária, criação de aves e suínos, tratamento e distribuição para consumo humano, utilização em indústrias e barragens para produção de energia.

        O problema é que além destas águas serem retiradas de seus cursos normais prejudicando diversas espécies, nem sempre retornam aos rios e quando retornam são em forma de águas servidas, esgotos, dejetos de animais e efluentes industriais causando diversos danos ao meio ambiente.

        Mas para que se preocupar com a falta de águas nos rios e com a sua poluição, se podemos captar águas subterâneas por meio de poços artesianos de ótima qualidade que às vezes não necessita nem de tratamento?

        Cuidar das águas superficiais de rios e lagos para preservar todas as espécies de vidas criadas por Deus e não somente a espécie humana que usufrui de equipamentos modernos para captar águas subterâneas que é acessível somente a quem possue poder econômico.

         Águas estas que são esgotáveis em seus reservatórios subterâneos e passíveis de contaminações como já ocorre em diversos pontos de nossa região onde existem poços perfurados.

 

         Muitos de vocês eu tenho a certeza de conheceram uma situação bem melhor dos nossos rios Capinzal, rio do Peixe, seus  afluentes e outras fontes de água inclusive localizadas aqui dentro da cidade que produziam água utilizada para consumo humano que com o passar dos anos se tornou imprópria para o consumo devido ao aumento das residências e  o destino dos esgotamentos principalmente, os sanitários não possuírem um destino adequado como a construção de fossas sépticas.

        Vemos a diminuição das espécies de peixes e animais que viviam ao longo dos rios. E vemos também o uso do rio para levar para longe de nossas casas os esgotamentos sanitários e todo e qualquer tipo de lixo que nos foi útil um dia e queremos nos livrar, encarregamos o rio para nos livrar deles sem ao menos nos preocupar onde este lixo vai parar e os problemas que vai ocasionar.

 

       Lembrar que:

        Poluir as águas, danificar os rios e os lençóis subterâneos, destruir nascentes e depredar mangues significa atentar contra todas as formas de vida. Nesse sentido, a água tem uma dimensão vital e ética que precisa ser cultivada e não podemos permitir que ela se perca.É de responsabilidade de toda pessoa, principalmente daquela que detém o poder e a decisão, zelar pela qualidade das águas e pelo acesso de todas as pessoas humanas e seres vivos a elas.

        Assumamos um compromisso de fazermos uma pequena ação em nossas casas para que juntos, esta se torne uma grande ação em favor da proteção das águas.

 

        Para Pensar

Como estou usando a água que chega em minha casa?

Onde está indo o lixo que eu produzo?

Estou dando um destino adequado aos esgotamentos sanitários e lavações em minha casa?

Estou preservando as matas ciliares dos rios e lagos?

Dou meu opoio quando alguém faz alguma ação para preservação das águas ou já vou dizendo que não vai dar certo e faço críticas tentando desviar a atenção?

Preservar as águas e o meio ambiente também é uma forma de rezar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

A Pedido

Próximo

Audiência Pública no município de Lacerdópolis

Deixe seu comentário