logo RCN

Aprovados Projeto Legislativo e Moção de Aplauso

Denomina Acesso Cidade Alta Márcia Margarida Santos e Moção de Aplauso pelos 20 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal

A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), terça-feira, 04 de novembro, sob a presidência de Renato Marcelo Markus, foram aprovados por unanimidade Projeto de Lei Legislativo nº 23, de 2019, de autoria do Vereador Lucas Antonio Dorini, subscrito por demais Vereadores, que denomina Acesso Cidade Alta Dona Márcia Margarida Santo e Moção de Aplauso para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal pela passagem de seus 20 anos, fundada em 18 de novembro de 1999.

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 16/2019 de autoria de Bruno Michel Fávero e Gilmar Junior da Silveira, tendo como subscritores os demais vereadores: Renato Marcelo Markus, Rafael Edgar Tonial, Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Valmor de Vargas (PPS), Lucas Antonio Dorini (MDB), Alcidir Afonso Coroneti (MDB) e Kelvis Borges (PP).

Idealizada por um grupo de mulheres às quais tinham como mentora Ana Shirley B. Fávero e seu objetivo A PREVENÇÃO DO CÂNCER NA MULHER. Desde então, atua na prevenção com atendimentos sistemáticos de preventivos de colo de útero e campanhas de prevenção de câncer de mama durante o Outubro Rosa. Atende um grupo denominado "+ VIDA" O qual é composto por mais de 30 mulheres de Capinzal, Ouro e Zortéa acometidas pelo câncer, oferecendo atendimentos psicomotores, apoio social entre outros.

Hoje conta com 26 voluntárias às quais se dedicam ao atendimento de pacientes, clientes do brechó, aluguel de equipamentos, na oficina de artesanato, atualmente representada pela diretoria que é composta por: presidente Rosalva Zaniboni Maliska, vice-presidente Lindamar Bevilaqua, secretária Maria Lucinda C. Ceigol, 2ª secretária Márcia Pereira, tesoureira Silvia D. Reck e 2ª tesoureira Ema M. Maziero.

No momento a Rede conta com ambulatório onde atende em torno de 180 mulheres mensalmente com preventivos de colo de útero e exame clínico de mama, também possui alguns equipamentos como: muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores entre outros, para apoiar nas necessidades da população, fisioterapia para atendimento às mulheres vitimadas pelo câncer.

Brechó - loja de roupas usadas - fonte de renda para pagamento das despesas mensais. Oficina de artesanato - confecção de artigos para vendas em feiras e no brechó.

A Rede também conta com apoio das Prefeituras, do comércio, da indústria e da comunidade para executar seu projeto maior A PREVENÇÃO.

     Justificativa: "É uma grande responsabilidade vinculada ao amor e a vida, pois tratamos da história e da saúde de muita gente da nossa cidade e região", pela grandiosidade do trabalho desenvolvido. "Queremos ressaltar nessa noite que a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal, é constituída por um grupo que tem um carisma muito grande, que acima de qualquer coisa, um sentimento de o amor pelas pessoas. O grupo utiliza seu tempo para oferecer e estender sua mão amiga em benefício da saúde na busca incansável dos subsídios que possam proporcionar melhoria na qualidade de vida do ser humano", e é isso, o que mais importa para nós da Rede, não há valor, nem reconhecimento maior que o sorriso estampado no rosto das pessoas que também fazem parte de nossa vida. Essa é uma missão incansável das guerreiras que escrevem a história da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal. E nós como representantes e parte de um povo, "Precisamos valorizar aqueles que se dispõe com empenho e dedicação a servir voluntariamente na preservação constante da saúde de todas as pessoas. Resumo isso em GRATIDÃO, GRATIDÃO E GRATIDÃO!!!, que Deus permita a continuidade desse trabalho.........

PARABÉNS A REDE FEMININA DE COMBATE A CÂNCER DE CAPINZAL

Mulheres Guerreiras na Batalha pela VIDA....

   

 

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 23, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2019 de autoria do vereador Lucas Antonio Dorini (MDB), tendo como subscritores Renato Marcelo Markus, Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Gilmar Junior da Silveira, Bruno Michel Fávero, Valmor de Vargas (PPS), Alcidir Afonso Coroneti (MDB) e Kelvis Borges (PP), que denomina Acesso Cidade Alta DONA MÁRCIA MARGARIDA SANTOS, tendo seu início no final da Rua Antonio Macarini, no entroncamento com a Rua Erny Edgar Fleck, e seu término no final do perímetro urbano, saída para Campos Novos." Art. 2º Fica revogada a Lei nº 1.593, de 14 de novembro de 1.991. Art. 3º As empresas com sede na referida via, não ficam obrigadas a mudar o endereço da Razão Social imediatamente. Art. 4° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.    

JUSTIFICATIVA ao Projeto de Lei Legislativo nº 23, de 18 de novembro de 2019 visa complementar a denominação existente do Acesso Cidade Alta, homenageando a Dona Márcia Margarida Santos. A Lei Municipal nº 1.593, de 14 de novembro de 1991, denominou a referida via com o nome de Acesso Cidade Alta, e com o presente Projeto de Lei, a mesma passaria a ser denominada "Acesso Cidade Alta Dona Márcia Margarida Santos. Embora a homenageada tenha sido professora por muitos anos, por sugestão da própria família, a mesma sempre foi conhecida e citada como "Dona Márcia", logo, na redação do texto, a mesma será citada como "Dona Márcia".

Da mesma forma, cabe esclarecer que não haverá necessidade de os moradores e as empresas existentes ao longo do Acesso Cidade Alta, realizarem imediatamente a alteração do endereço, o que poderá ser feito com o decorrer do tempo. As pessoas jurídicas, por exemplo, poderão, em uma futura alteração no seu contrato social, aproveitar e alterar o endereço.

O próprio Correio não terá dificuldade na entrega de correspondência, pois a denominação "Acesso Cidade Alta" permanecerá, tendo apenas o complemento do nome da homenageada.  

Biografia da Homenageada, conforme informações do seu esposo, Sr. Carlos Alberto Santos (Caleco):

DONA MÁRCIA MARGARIDA SANTOS - Márcia nasceu Catalan em 16 de março de 1947, no município de Rio Negro, estado do Paraná. Filha de Antonio Moacyr Catalan e Maria de Lurdes Catalan.

Veio ainda muito jovem para Santa Catarina, com seus pais, onde residiu em Concórdia, após foi para Barra Fria no município de Erval Velho, e finalmente veio residir em Capinzal, sempre acompanhando seu pai, o qual, na época era fiscal do SIF- Serviço de Inspeção Federal, nos Frigoríficos da Sadia, em Concórdia, posteriormente no Frigorífico Dall´Oglio, em Barra Fria e no Frigorífico Indústrias Reunidas Ouro, em Capinzal.

Neste período estudou no Colégio Santos Anjos, em Porto União - SC, e no Colégio Mater Dolorum de Capinzal, sendo que desde tenra idade estudava nestes colégios em regime de internato, onde concluiu o neste período o ensino fundamental.

 

Casou-se com Carlos Alberto Santos em 15 de maio de 1965, na cidade de Capinzal onde residiu até a data do seu passamento (24/03/2019).

Do matrimônio, nasceram Marco Antonio Santos e Alexandre Henrique Santos, os quais casaram com Eliane Bianchi e Claudia Cristina Viali, respectivamente.

Dona Márcia foi a primeira Dama do Município de Capinzal nos anos de 1970 a 1973.

Após ter criado os filhos com muito amor, zelo e dedicação, decidiu retomar os estudos onde concluiu o Curso de Secretariado no CNEC e posteriormente graduou-se em Pedagogia pela UNOESC.

Em sua vida profissional, foi professora de 1ª a 4ª séries na Escola Básica São Cristóvão, tendo sido Professora e Diretora no CNEC e Professora Substituta na APAE - Capinzal e Escola Básica Belisário Pena.

Ainda, lecionou no NAES - Escola de Jovens e Adultos e foi Conselheira Tutelar de Capinzal por vários mandatos.

Com sua mente inquieta e sempre buscando novos desafios, foi Diretora da Cultura do Município de Capinzal nos mandatos do Saudoso Prefeito Sr. Irineu José Maestri e na Gestão anterior do atual Prefeito Nilvo Dorini.

Foi a organizadora do Primeiro evento de comemoração do aniversário de Capinzal onde foi servido bolo e Chester, tradição esta que se mantém até hoje.

Instituiu e organizou os grupos de idosos nos Bairros e Interior de Capinzal.

Reorganizou e revitalizou a Banda Municipal, Escola Municipal de Música, Corpo Coreográfico da Banda Municipal e Biblioteca Municipal.

Sempre preocupada com o bem-estar social das pessoas, foi membro ativa da APAE, onde organizou juntamente com a Equipe de voluntários, várias Noites Italianas, além de várias promoções em benefício da entidade.

Foi presidente do LIONS Clube de Capinzal, onde foi filiada e atuante até o dia do seu passamento.

Com todas estas atividades não se descuidou da sua família, tendo sido sempre um grande exemplo de amor, dedicação, companheirismo, que deixará muitas saudades em nossos corações e de seus amigos.

Diante da Biografia da Dona Márcia, solicito aprovação unânime desta Casa Legislativa, peço o apoio dos nobres pares, e que se faça o devido reconhecimento a esta importante cidadã, concedendo o nome do Acesso Cidade Alta.

 

 

 

 

 

Unoesc recebe a Comenda do Mérito Desportivo Anterior

Unoesc recebe a Comenda do Mérito Desportivo

NATAL : TEMPO DE MAGIA Próximo

NATAL : TEMPO DE MAGIA

Deixe seu comentário