Alunos da Escola Bernardo Moro Sobrinho conhecem os bastidores da produção de O TEMPO – Jornal de Fato
A coordenadora Rosemary Aparecida da Silva, professores e auxiliares, com alguns alunos da Escola Bernardo Moro Sobrinho, da Vila 7 de Julho, realizaram uma visita à redação de O TEMPO – Jornal de Fato, na terça-feira, 14 de julho, e também na quinta-feira, 16 de julho. O grupo foi recepcionado pelo diretor-geral, Enio O. Azevedo, e pelo jornalista Aldo Azevedo.
A atividade teve como principal objetivo aproximar os estudantes do universo do jornalismo e contribuir com o projeto "Jornal na Escola", permitindo que conhecessem todas as etapas da produção de um jornal impresso.
Durante a visita, os alunos demonstraram curiosidade sobre o trabalho realizado diariamente na redação. Entre as perguntas, quiseram saber como ocorre a coleta das informações, a apuração dos fatos, a elaboração das notícias, o processo de edição e diagramação, além do caminho percorrido pelo material até chegar à gráfica para a impressão.
A equipe de O TEMPO – Jornal de Fato apresentou cada etapa da produção jornalística, destacando a importância da responsabilidade na divulgação das informações, da verificação dos fatos e do compromisso com a comunidade.
A visita proporcionou um momento de aprendizado, integração e incentivo à leitura, despertando nos estudantes o interesse pela comunicação e pelo papel do jornalismo na sociedade.
Produção de Jornal Impresso Valoriza Memórias Culturais e a Participação dos Alunos
Ao final do projeto, a escola tem como objetivo reunir as reportagens e os registros das ações desenvolvidas durante o Projeto Resgate de Memórias Culturais. A partir desse material, será produzido, em parceria com os alunos, um jornal impresso que reunirá relatos, entrevistas, fotografias, depoimentos e demais produções realizadas ao longo das atividades.
A construção do jornal proporcionará aos estudantes uma experiência prática de pesquisa, escrita, organização de informações e produção jornalística, permitindo que sejam protagonistas no registro e na divulgação da história e das manifestações culturais da comunidade.
O material será distribuído à comunidade escolar como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos, fortalecer os laços entre escola e comunidade e contribuir para a preservação da memória cultural local, garantindo que histórias, conhecimentos e experiências sejam registrados e compartilhados com as futuras gerações.
Aldo Azevedo / jornalista
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempofato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário