logo RCN

Água que gente não bebe

Luiz Carlos Golin

O que é água pesada? Pode ser bebida?

         É a água formada por oxigênio e deutério (sua fórmula é H2O). Por isso também é chamada de óxido de deutério. Enquanto o hidrogênio é formado por um elétron e um próton, o deutério possui, além dos dois já citados, também um nêutron. Isso faz com que a massa da molécula formada pelo deutério seja mais pesada do que a mais comum, formada por hidrogênio, daí o nome de água pesada.

         O deutério pode ser encontrado na natureza. Estima-se que haja em cada fonte de água, um átomo de deutério para cada 6.760 átomos de hidrogênio simples. Mas a descoberta de sua capacidade como moderador de reações nucleares fez com que a ciência desenvolvesse, a partir da década de 30, métodos artificiais de produção, que obtêm óxido de deutério quase puro. O objetivo era usa-la nos primeiros reatores nucleares, onde desacelerava os nêutrons liberados pelo processo de fissão e impediam que se iniciassem reações em cadeia. Ela ainda é utilizada em reatores que usam urânio natural.

         Em usinas nucleares como as de Angra 1, a água pesada serve também como medida de segurança. As usinas possuem reatores que utilizam pastilhas de dióxido de urânio (U3O8). Depois de usadas no reator, as pastilhas são colocadas em latões de chumbo, material que dificulta a passagem das partículas radioativas. Estes latões por sua vez são colocados em piscinas de água pesada, que ficam no próprio prédio do reator e funcionam como última linha de defesa contra a radioatividade que venha a escapar do chumbo. Também é usada como traçador em estudos de processos químicos e bioquímicos.

         Embora não existam diferenças químicas entre a água comum e a pesada, sua fisiologia é bem diferente. Por isso não se deve bebê-la ou usá-la para cozinhar.

 

 Luiz  Carlos  Golin

Acadêmico de Tecnologia em Saneamento Ambiental

UNOESC -  Videira (SC)

Anterior

Zortéa passa a ter Supletivo do 2º Grau

Próximo

Zortéa construirá novo prédio para a Prefeitura

Deixe seu comentário