logo RCN

Água Branca?

SIMAE - Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto

Quando a água sai das torneiras com coloração esbranquiçada semelhante ao leite é comum ouvirmos dizer que a mesma está com excesso de cloro. Dizem: "A água está com tanto cloro que até está branca".

Na verdade a cor esbranquiçada nada tem haver com o cloro, tanto é que o cloro nem possui cor branca, ele é praticamente incolor com leve tendência ao verde.

A ocorrência de água branca deve-se a entrada de ar em tubulação submetida a alta pressão. Com a pressão elevada, o ar dissolve-se na água e imediatamente após a água ser liberada da alta pressão, o ar volta a precipitar-se formando micro bolhas as quais dão esse aspecto esbranquiçado. Tanto é verdade que em poucos instantes a água branca volta a tornar-se incolor, pois o ar é liberado para a atmosfera. Além disso esse fenômeno ocorre em torneiras ligadas diretamente à rede de distribuição, não ocorrendo em torneiras que sejam abastecidas por reservatório domiciliar.

O fato da água apresentar cheiro de cloro um pouco mais pronunciado nestas condições, se deve ao fato do residual de cloro presente na água acabar sendo  carregado pelo ar que está sendo desprendido da água.

 

Antonio Carlos Faccin

 

SIMAE

 

 

 

Anterior

Festa do Agricultor e Motorista de Lacerdópolis

Próximo

23ª Festa do Colono em Ouro

Deixe seu comentário