logo RCN

Agropecuária

Reforma agrária ? estiagem e financiamentos bancários X Agricultores

       Lamentavelmente, o que era considerado empresário rural acabou virando operário e aos poucos estão abandonando o cultivo da terra e passam a tentar a sorte nos centros urbanos.

       O que mais contribui para acabar com o otimismo e as perspectivas de vida dos agricultores, é a prolongada estiagem (falta de chuva), juros bancários irreais e o interesse da União pela Reforma Agrária.

        O que o agricultor mais precisa é de incentivos, a exemplo de acesso mais fácil a créditos bancários e de juros baixos no cultivo da lavoura.

        Uma necessidade é o seguro safra, principalmente em decorrência das prolongadas estiagens e o risco de catástrofes, a exemplo de chuva de granizo. Também são preciso silos comunitários e a criação de associações representativas do segmento agropecuário.

         Por incrível que pareça, nada contra a categoria, mas o taxista tem o carro subsidiado, já o setor produtivo (agricultura) não encontra acesso a este benefício na compra de máquinas, sementes, defensivos e muito mais.

         A iniciativa de reforma agrária é boa, mas primeiro devem dar condições dos agricultores de se manterem na terra produzindo, caso fizerem vistas grossas, num curto espaço de tempo teremos os centros urbanos inchados, o que resultará em sérios problemas sociais.

         Quem faz por merecer elogios é o Prefeito Durigon, do município de Ouro, que implantou nos seus dois mandatos consecutivos, a atividade de Associativismo e incentivos às Agroindústrias, culminando por evitar o êxodo rural e conseqüentemente melhorou a renda familiar. Iniciativas como estas, devem ser fomentadas e valorizadas.      

Anterior

Profissionais da Prefeitura de Piratuba

Próximo

Kelly Rafaela Azevedo

Deixe seu comentário