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VOLTANDO NO TEMPO - O transporte rodoviário

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos. A INSTRUÇÃO ESCOLAR

O transporte rodoviário

O distrito de Rio Capinzal, nos anos de 1914 e 1917, tinha quinze quilômetros de estrada carroçáveis e 27 quilômetros de es trada de ferro; o restante que havia no interior configurava-se em picadas, que, em dias de chuva, ficavam intransitáveis para tráfego de carroça; o único meio de deslocamento era a cavalo e, em último caso, fazer trajeto a pé.

A situação era caótica não apenas no distrito de Rio Capinzal, mas também em todo o município de Campos Novos. Mediante tal fato, o Poder Executivo Municipal de Campos Novos encaminha um relatório ao Governo do Estado de Santa Catarina, cientificando-o da precária situação em que se encontrava o setor rodoviário municipal. No tocante ao distrito de Rio Capinzal, o relatório dá conhecimento da construção de pontes sobre o Lajeado Grande e o Rio Agudo, bem como de construções de pontilhões, e ainda esclarece sobre a necessidade de conservação do trecho entre o distrito de Rio Capinzal e a sede do município. Sensibilizado, Governo do Estado de O Santa Catarina libera a importância de Rs 384.000,00 (trezentos e oitenta e quatro mil réis) para melhoria no setor rodoviário. Outras melhorias no setor rodoviário ocorreriam em 1923, quando o Executivo Municipal de Campos Novos contratou Paulo Zócolli para construir 1.360 metros de estrada de rodagem, na serra de Capinzal. No entanto, por motivos diversos, essa obra foi concluída por José Zortéa.

A partir do ano de 1923, pouca melhoria houve no setor rodoviário do distrito. Somente em 1940, a malha rodoviária compreendida no trecho Rio Capinzal/Umbu e Campos Novos recebeu a atenção das autoridades, as quais, pressionadas pela população, construíram pontes e pontilhões e cascalharam o leito rodoviário, para proporcionar segurança ao tráfego em dias chuvosos entre o quinto distrito de Campos e a sede municipal.

Nessas condições, os empresários Bazzo, Panisson e Maestri obtiveram a concessão para a implantação de uma linha de ônibus, que saía do distrito de Capinzal para Caxias do Sul, com parada em Lages.


VOLTANDO NO TEMPO

1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.

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Aldo Azevedo / jornalista

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