logo RCN
O TEMPO jornal de fato

VOLTANDO NO TEMPO - 1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

COMENTÁRIO SOBRE A SOCIEDADE

Informações verbais de antigos moradores de Rio Capinzal afirmam que o primeiro clube social no distrito foi a Sociedade Tabajara.

Esses mesmos “informantes históricos” nos revelaram que o primeiro time de futebol de campo do distrito recebeu o de Tabajara, possivelmente em homenagem à Sociedade Tabajara.

Tempo depois, surge o Salão Cine Rádio, cuja a finalidade era realizar bailes e apresentações de peças teatrais.

Anos depois, o empresário Leonardo Spadini colocaria em funcionamento o mais tradicional cinema na localidade, o Cine Farroupilha.

Spadini era um homem de extraordinária visão econômica e social, e, observando que a população não estava acostumada a ir ao cinema, “estabelece” que todas as quartas-feiras ninguém pagaria ingresso. Tal evento ficou conhecido com o “dia do pão-duro”. O tempo se encarregou de suprimir o “dia do pão-duro¨.

Além de salões de baile (onde também havia apresentações de peças de teatro) e sala para projeções de peças de teatro) e sala para projeção cinematográfica, havia as seguintes entidades filantrópicas: a Sociedade Corpo Coral, a Banda Musical e outras associações com diversos fins.

No ano de 1944, no dia 14 de julho, é fundado o Ateneu Clube, sociedade ligada à história do distrito e município de Capinzal. Exemplo disso foi a realização da sessão solene para a instalação do município de Capinzal.

A primeira diretoria desse clube ficou assim constituída: Dr. Arnaldo Favorito, presidente; Silvio Santos, vice-presidente; Antonio Fernando Sacco, primeiro secretário; Douglas Cruz, segundo secretário; Leonardo Spadini, primeiro tesoureiro; Narciso Gomes de Almeida, segundo tesoureiro; Júlio Diniz, orador; e Jorge Neves da Silva, cobrador.

Na Sociedade esportiva, surge o Arabutã Futebol Clube, fundado em 10 de novembro de 1944. A primeira diretoria ficou assim composta: Valdemar E. da Silva, presidente; Antônio Batista, vice-presidente; Douglas Cruz, primeiro-secretário; Benjamim          Barison, segundo-secretário; Faustino Baretta, primeiro-tesoureiro; Carmine Zócolli, segundo-tesoureiro; Júlio Diniz, orador; João Cordeiro dos Santos, diretor técnico. Já o Conselho Fiscal ficou assim organizado: Luiz Baretta, Leonardo Spadini, Narciso Gomes de Almeida, Arnaldo Favorito e João Flores.

O Arabutã Futebol Clube disputou muitas partidas e, dentre elas, fica historiada a disputa ocorrida no dia 9 de novembro de 1946, quando enfrentou o Comercial de Joaçaba, que estava invicto se não fosse um empate contra um time brioso: Arabutã F. C. Os que assistiram a esse evento esportivo contam que o jogo foi emocionante com muitos gols, e o resultado desse confronto foi: Arabutã 6 (seis) x Comercial 6 (seis).

Os atletas do Arabutã naquela partida foram: Carlos, Nilo, Marcelinho, Tatu, Vitório, Cide, Epifânio, Chico, Amauri e Manoel.

  

Obs: Energia Hidroelétrica   

ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.

Aldo Azevedo / jornalista

Equipe do Futsal Sub-12 da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal se destaca na Liga Catarinense Anterior

Equipe do Futsal Sub-12 da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal se destaca na Liga Catarinense

Governador sanciona lei do Programa CNH Emprego na Pista para oferta de mais de 30 mil carteiras de habilitação gratuitas Próximo

Governador sanciona lei do Programa CNH Emprego na Pista para oferta de mais de 30 mil carteiras de habilitação gratuitas

Deixe seu comentário