logo RCN
O TEMPO jornal de fato

VOLTANDO NO TEMPO 1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado. Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965,

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965,

de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

PRIMEIRO CAPÍTULO

A origem do nome

Segundo a opinião da maioria dos antigos moradores, o nome pelo qual a vila ficou conhecida se originou da abundância de capim que existia nas margens de um rio, que, anos depois, passou a ser chamado de Rio Capinzal.

Então, resolvemos perguntar aos moradores mais antigos o que eles sabiam sobre o nome do lugar.

A primeira é daqueles que defendem que o nome se deve a Antônio Lopes de Abreu; que, por ser pecuarista, ia frequentemente à Sorocaba (SP) para comercializar gado bovino e muar.

Lopes, numa dessas viagens, segundo os simpatizantes dessa corrente para explicar o nome do lugar, trouxe sementes de capim-paulista para plantar em um de suas propriedades, e o local escolhido foi aquele perto do rio, onde mais tarde, seriam construídas as primeiras casas da Colônia Capinzal. E em razão da exuberância do capim próximo do rio, o lugar passou a ser conhecido como Rio Capinzal.

Já para os integrantes da segunda hipótese para explicar a origem do nome do povoado, a designação se deve aos trapeiros que transitavam pelo atual município de Capinzal com destino ao mercado paulista.  

A terceira e última proposição é constituída por aqueles que escreveram que foram os engenheiros, empreiteiros e trabalhadores da estrada de ferro que passaram a chamar o lugarejo de Estação Capinzal.

O fato é que o lugar era conhecido por Estação Capinzal ou Rio Capinzal, conforme artigos publicados no jornal “Vanguarda”, de Campos Novos, no ano de 1911.

 

Obs: Primeiros moradores

Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente

Aldo Azevedo / jornalista de formação

Ligeirinho Recado da comunidade Anterior

Ligeirinho Recado da comunidade

VERÃO INTENSO  Por Luiz Carlos Amorim Próximo

VERÃO INTENSO Por Luiz Carlos Amorim

Deixe seu comentário