logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Sicoob é Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2024

A cerimônia de entrega será realizada no dia 21 de agosto, às 19 horas, no Clube Recreativo Chapecoense, em Chapecó

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), divulgou as empresas catarinenses vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2024. Esta é a maior premiação de responsabilidade empresarial de Santa Catarina, buscando valorizar empresas que cuidam das pessoas e do planeta. A cerimônia de entrega será realizada no dia 21 de agosto, às 19 horas, no Clube Recreativo Chapecoense, em Chapecó. O Sicoob foi um dos vencedores na categoria Social, com o case “Práticas de Educação Financeira”.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “a Cidadania Financeira é um compromisso materializado no propósito do Sicoob de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Possuímos uma Política Institucional de Cidadania Financeira e um Guia para a Cidadania Financeira, que norteiam as ações do Sicoob”.

A premiação é voltada a empresas comprometidas com a transformação na área de cidadania empresarial. Ao todo, foram inscritos 48 cases, e destes, dez foram de empresas selecionadas nas categorias ambiental, cultural, social e ONGs, legalmente constituídas no Estado. Na categoria Social, em que o Sicoob concorreu, também foram vencedores os cases do Grupo Portobello e do Colégio Criativo.

“Estamos muito felizes com os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2024, e com a qualidade de todos os cases inscritos. Esta premiação é uma ótima oportunidade de as empresas destacarem suas iniciativas, dando visibilidade a seus projetos, além de inspirarem outras empresas a seguir nesta trajetória de responsabilidade social e impacto positivo no mundo dos negócios”, afirma o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.

Case do Sicoob

As Práticas de Educação Financeira executadas pelo Sicoob Central SC/RS, são diversos programas e ações destinados a adultos, jovens e crianças, e que beneficiaram mais de 87 mil pessoas. Essas práticas compõem o eixo de Cidadania Financeira do Instituto Sicoob.

Através da Educação Financeira, o Sicoob busca sensibilizar as pessoas para o uso consciente dos recursos econômicos, evitando o consumismo e o superendividamento. Mais do que apenas proteger os consumidores e incluí-los no sistema financeiro com o acesso a produtos e serviços financeiros, é preciso que a educação financeira possa levar o cidadão a ter mais clareza e autoconhecimento a respeito da própria situação e possibilidades econômicas; saber a dimensão da sua participação na comunidade econômica; e reconhecer os impactos coletivos das próprias decisões financeiras individuais.

Segundo o diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto “Cidadania Financeira é um dos temas materiais do Sicoob, compondo o Plano Temático de Sustentabilidade, com o compromisso de promover a inclusão, a acessibilidade e a educação financeira, facilitando ainda o acesso aos mais diversos produtos e serviços”. 

Para o coordenador de Investimento Social Estratégico do Sicoob Central SC/RS, Juliano Fernandes, “apesar dos esforços das escolas, da mídia e das instituições financeiras, ainda existe uma enorme carência entre os brasileiros de conhecimento acerca do que são as finanças pessoais, métodos e formatos de controle financeiro, como economizar, poupar e investir”. Por isso, prosseguiu, “diante desse cenário, um dos pilares para a Cidadania Financeira que vem sendo enfatizado pelo Sicoob é que a educação financeira promova uma reflexão, para que o cidadão compreenda não apenas o funcionamento do sistema financeiro e dos produtos ofertados, mas também os benefícios e deveres envolvidos em cada tipo de transação e decisão econômica”.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Comunicação ADVB/SC).

Deputado Berlanda participa de formatura de detentos em seu projeto de ressocialização em penitenciária Anterior

Deputado Berlanda participa de formatura de detentos em seu projeto de ressocialização em penitenciária

“Nossa Parte Pela Educação” Próximo

“Nossa Parte Pela Educação”

Deixe seu comentário