logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Proposta que garante acessibilidade de jornais, revistas e materiais didáticos é aprovada pela Alesc

A proposta que garante que ao menos 5% da produção gráfica de livros, jornais, revistas e periódicos seja adaptada em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual foi aprovada nesta terça-feira (16) pela Assembleia Legislativa. A iniciativa é da deputada Paulinha (Podemos).

O projeto prevê que as editoras e empresas produtoras devem disponibilizar esse percentual de materiais adaptados com tecnologias assistivas, como braille e audiodescrições. O projeto de lei segue para sanção do governador. Caso seja sancionado, tem o prazo de 180 dias para entrar em vigor.

"O objetivo é garantir que ninguém seja privado do direito fundamental à informação. A inclusão das pessoas com deficiência visual é uma questão de justiça social. A aprovação dessa lei é um passo importante para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento e à cultura," reforçou a deputada Paulinha.

A proposta foi motivada por um caso real de um aluno com deficiência visual da Univali, que enfrentou dificuldades para acessar material didático adequado. Como o caso não é um fato isolado, a parlamentar buscou adaptar a legislação estadual para garantir o acesso das pessoas com deficiência visual ao material didático adaptado.

Opinião científica sobre a modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte já está disponível Anterior

Opinião científica sobre a modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte já está disponível

Avança em SC projeto que triplica recursos do IPVA para rodovias estaduais Próximo

Avança em SC projeto que triplica recursos do IPVA para rodovias estaduais

Deixe seu comentário