logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Poder Legislativo de Capinzal Concede Moção de Aplauso à Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha pelos seus 106 anos de história

Na sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), segunda-feira, 24 de junho, foi feita a leitura, discussão e aprovação por unanimidade a MOÇÃO DE APLAUSO Nº 20/2024, à Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha pelos seus 106 anos de história e dedicado serviço à localidade de Lindemberg e ao município que pertence: Capinzal.

Fundada em 1918 como a primeira escola de Lindemberg, a Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha tem desempenhado um papel fundamental na educação local. Inicialmente uma escola primária particular, foi criada para atender principalmente os filhos de Francisco Pedro dos Santos e outros colonizadores do município, funcionando em sua casa até 1922. Em 1923, a escola passou a ocupar um novo prédio construído pela sociedade religiosa católica junto à Capela São Pedro, tornando-se uma escola municipal pertencente a Campos Novos até 1944.

Em 1944, a escola foi transferida para um novo prédio e deixou de pertencer à sociedade católica. Em 1950, sob a administração do Prefeito Silvio Santos, começou a construção de um novo prédio escolar, financiado pelo Governo do Estado com contrapartida do Município de Capinzal, em terreno doado pelos Srs. Avelino Rosa dos Santos e Hercílio Rosa dos Santos, com área de 5.690m². A nova escola, denominada “Escola Mista Estadual”, tinha duas salas com capacidade para 40 alunos cada, atendendo quatro turmas, duas no período matutino e duas no vespertino, num total de 120 alunos.

Em 1º de agosto de 1954, por ato do Coordenador Regional de Educação do Estado de Santa Catarina, Sr. Nelson Pedrini, a escola foi elevada à categoria de “Escola Estadual Reunidas Rural”, recebendo o nome “Carlos Jaime da Rocha” em homenagem ao professor que faleceu em 1953 aos 20 anos de idade, passando a se chamar “Escola Estadual Reunidas Rural Carlos Jaime da Rocha”.

Ao longo dos anos, inúmeros educadores contribuíram para o desenvolvimento da escola. Entre 1946 e 1970, destacaram-se os seguintes professores: Maria do Carmo Magalhães, Fabíola dos Santos Campos, João Sobotka, Juraci de Melo Schmitz, Josefina Sobotka, Geldelina Totti, Elmo Rogério Bens, Orli João de Freitas, Mauri José Cunha, Maria Carmelina Cipriani, Eneri Antunes de Mattos, Maria Juraci Barretta, Iracema Maria Tonial, Dirce Giumbelli, Igilda Bazzi Dalla Maria, Iria Flamia, Rinalda Zoê Schmitz, Maria Amable Schmitz, Bernardete Flamia, Elba Andrioni, Iva Soares Cardoso e Terezinha Eleonor Maliska.

Em 30 de agosto de 1970, foi inaugurado o prédio onde hoje funciona a Creche, construído com recursos do Governo Estadual, durante a administração do Prefeito Sr. Carlos Alberto Santos.

Professores que atuaram em 1970 incluem Orli Freitas, Ivone Dorini, Alair Lovatel e Edi Peccinato, com a merendeira Carolina Sobotka Giumbelli. Em 1970, a escola também teve o primeiro presidente da APP (Associação de Pais e Professores), Sr. Altair Boaretto.

Em 1998, a escola foi transferida da rede estadual para a rede municipal de ensino, por intermédio do Prefeito Celso Farina e da Secretária de Educação, Sra. Marlene Zanchetti. Em 2000, o Ginásio Estadual de Lindemberg foi criado para a prática esportiva dos alunos. Em 2001, a professora Vera Amália Toaldo Bazzi tornou-se a primeira coordenadora/diretora, permanecendo por 12 anos consecutivos. No ano de 2004, a escola passou por reformas e ampliação.

Com a necessidade de uma Creche maior, a Igreja Católica cedeu um pequeno prédio ao lado da Igreja temporariamente. Em 2011, a então diretora, Vera Amália Bazzi, solicitou uma nova Creche à Secretaria Municipal de Educação. Embora não fosse possível naquele momento, um novo prédio escolar foi aprovado e construído em 2015, sob a direção do professor Romi Lira. A Biblioteca foi nomeada “João Sobotka” em homenagem ao professor.

Em 2018, foi inaugurado o novo prédio da escola, com a professora Rosangela Vitória Rossete Scheuermann como diretora e a professora Regiane Cristina de Lima Giuliato como coordenadora. Atualmente, a escola atende 64 alunos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, distribuídos em 5 turmas do 1º ao 5º ano, sob a gestão da Diretora Regiane Cristina de Lima Giuliato, Coordenadora Lilian Mendes Moreira e Secretária Edineia Nilza de Quadros. O antigo prédio da escola abriga o Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Colorido, que atende 67 crianças em período integral, sob a mesma equipe gestora.

Ambas as instituições, CMEI Mundo Colorido e EM Carlos Jaime da Rocha, desenvolvem projetos coletivos, visando o desenvolvimento dos alunos e a parceria com as famílias, a comunidade local e a Secretaria Municipal de Educação. Dentre os projetos, destacam-se:

PROJETO “VIVER MELHOR”, PROJETO “HORTA NA ESCOLA – PLANTANDO SEMENTES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, PROJETO “MASCOTES DAS TURMAS” e PROJETO DE LEITURA “VENHA LER DE PERTO”.

A missão da escola é proporcionar educação de qualidade, contemplando o desenvolvimento integral do educando para o exercício da cidadania. A visão é ser uma escola onde o educando consegue apropriar-se de diferentes aprendizagens, sendo respeitado e respeitando a todos conforme suas especificidades. Como dizia Augusto Cury, "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."

Registramos esta Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Capinzal como símbolo de reconhecimento e gratidão da comunidade e do Poder Legislativo municipal pelo significativo papel desempenhado pela Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha ao longo de mais de um século.

Moção de Aplauso de autoria dos vereadores: Jairo Luiz Hofmann (presidente), Enio José Paggi (vice-presidente), Rafael Edgar Tonial (1º secretário, Alexsandro Thomaz de Vargas, Tiago de Oliveira Luz, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Gilmar Junior da Silveira e Valmor de Vargas.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Vereadores, suplente, representantes da Escola e demais cidadãos capinzalenses.

Bancada do Oeste cobra agilidade da Casan para reduzir falta de água na região Anterior

Bancada do Oeste cobra agilidade da Casan para reduzir falta de água na região

EDUCAÇÃO DE PIRATUBA, REALIZA AÇÕES FORMATIVAS COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E ASSIM PROMOVE O COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS Próximo

EDUCAÇÃO DE PIRATUBA, REALIZA AÇÕES FORMATIVAS COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E ASSIM PROMOVE O COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS

Deixe seu comentário