logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Poder Legislativo - Sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal

A sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal (SC), segunda-feira, 04 de março, presidida por Jairo Luiz Hoffmann, foi feita a leitura do Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei Complementar nº 0020/2023 do Poder Executivo que altera e acrescenta diversos dispositivos na Lei Complementar Municipal nº 088, de 22 de dezembro de 2005 e alterações posteriores, que estabelece modelo de Gestão para a Administração Pública Municipal e dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Poder Executivo do Município de Capinzal. Obs: Encaminhado para análise da Assessoria Jurídica.

ORDEM DO DIA

Substitutivo nº1 ao Projeto de Lei Complementar nº 0001/2024     Poder Executivo dispõe sobre a criação do Cargo em Comissão de livre nomeação de Assessor Administrativo de Convênios e Fomentos, na forma da Lei Complementar nº 088, de 22 de dezembro de  2005, na forma que especifica. Obs: Discussão, votação e aprovado por 6 votos favoráveis e 2 contrários.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 0002/2024 de autoria de Jairo Luiz Hofmann, Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Gilmar Junior da Silveira, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas, que dispõe sobre a instituição da Política Municipal de Transparência. Obs: Discussão, votação e aprovação por unanimidade.

REQUERIMENTO Nº 0003/2024       de Enio José Paggi e de Jairo Luiz Hofmann quanto as informações sobre o projeto de pavimentação asfáltica que dá acesso à Vila Anchieta. Obs: Discussão, votação e aprovação .

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 05/2024   de autoria de Jairo Luiz Hofmann, Enio José Paggi, Alexsandro Thomaz de Vargas, Tiago de Oliveira Luz, Rafael Edgar Tonial, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Gilmar Junior da Silveira e Valmor de Vargas aos 30 anos da  Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho. Obs: Discussão, votação e aprovação.

MOÇÃO APELO Nº06/2024 de autoria de Jairo Luiz Hofmann, Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Enio José Paggi, Gilmar Junior da Silveira, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas  ao Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello; ao Presidente da Assembleia Legislativa de SC (ALESC), solicitando a destinação à entidade Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de recursos financeiros para custeio das despesas e construção de uma sede própria. Obs: Discussão, votação e aprovação.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES

- Indicação nº 42/2024       de Rafael Edgar Tonial  solicita a realização de um estudo detalhado para revisão dos valores dos salários base dos funcionários públicos do município de Capinzal.

- Indicação nº43/2024 de Enio José Paggi solicitando a organização de um mutirão para a limpeza das margens do rio Capinzal e dos lotes baldios.

- Indicação nº 44/2024       de Jairo Luiz Hofmann de reparos na pavimentação na Rua João Batista Serena, no Loteamento Antonio M.R.

- Indicação nº45/2024        de Jairo Luiz Hofmann   reparo e recuperação dos pontos críticos do calçamento das ruas Danilo Galileu Cauduro Piccoli e Aristóclides Baratieri, Vila 7 de Julho.

- Indicação nº46/2024        autoria de Valmor de Vargas     solicita a manutenção na pavimentação que dá acesso à localidade de Vista Alegre, bem como a limpeza das valetas adjacentes.

- Indicação nº47/2024        de Valmor de Vargas     que solicita redutor de velocidade na Rua Ângelo Olivo, Loteamento Santa Maria, em frente à Creche Municipal "Conquistando o Meu Espaço".

- Indicação nº48/2024        Valmor de Vargas solicita cercamento e instalação de mesas de concreto e bancos no parquinho localizado ao lado do campo no Loteamento Antonio MR.

- Indicação nº49/2024        Valmor de Vargas solicita recuperação da pavimentação nos pontos onde ocorreram cortes para ajuste da rede de água no Loteamento Parizzotto.

USO DA TRIBUNA

Fez uso da Tribuna o ex-vereador Rubens Leal (Binho) por dois mandatos, sendo nos períodos de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992, totalizando 10 anos de vereança, que deseja trocar o nome do Ginásio do Distrito de Alto Alegre de Elisiario Leal para o nome de Arceno Leal da Silva.

História de vida

O sempre lembrado Arceno Leal da Silva, então empreendedor faz por merecer homenagem, sendo que alguma obra pública leve seu bom nome, em reconhecimento pelo feito em Capinzal.  

O TEMPO - um jornal de fato, na edição de nº1.223, em 03/07/2015, trouxemos uma reportagem sobre a história de vida do sempre lembrado Arceno Leal da Silva, sendo inserida na página nº03.

Reveja ou fique informado sobre o mesmo, o qual fez história em Capinzal, porém, faz por merecer reconhecimento e valorização, consequentemente, uma justa homenagem pelo feito dedicada à Família do mencionado cidadão.

ARCENO LEAL DA SILVA, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, no dia 05 de Janeiro de 1929. Veio para o estado de Santa Catarina, município de Capinzal, com seus pais, Eliziario Lela da Silva e Rosa Robert Leal da Silva, e seus irmãos, então fixaram residência no interior de Alto Alegre. Seu pai era agricultor e Arceno, desde muito jovem. Já demonstrava suas aptidões que eram voltadas para o comércio. Gostava de negociar cavalos e tirava fotografias aproveitando as oportunidades que surgiam, como festas, casamentos, aniversários e muito mais.

No ano de 1949, Arceno conheceu Geny Ribeiro, que muito jovem e que veio a assumir o cargo de Professora na Escolinha Isolada Municipal de Alto Alegre. Casaram-se no ano de 1950, e desta união, nasceram seus filhos: Joair, Rubens, Marlei e Marlene. Criaram três filhas adotivas: Tereza, Marisan e Cimara. A vida não era fácil, eles trabalhavam muito para sustentar sua família.

Geny lecionava o dia todo, e a noite ou nos finais de semana, cortava e fazia permanentemente nos cabelos das pessoas que vinham da redondeza e Arceno fazia seus negócios.

Neste interim, o Senhor Sebastião de Almeida foi morar na localidade de Avai (atual Ricardópolis) e vendeu suas terras de Alto Alegre para Arceno. Como eram muito amigos, propôs que pagasse como ele pudesse. E foi nessas terras que Arceno construiu sua primeira olaria, que era tocada a bois e produzia 500 tijolos por dia.

Com o passar dos anos, Arceno trabalhando muito, juntamente com sua esposa, foi adquirindo outras indústrias e diversificando suas atividades, tais como: atafona, que produzia farinha de mandioca, fécula e polvilho, moinho de farinha de milho, fábricas de cadeiras, serraria, marcenaria, aviários e granja de suínos etc. E para trabalhar nestas atividades e indústrias, necessitava de mão de obra, e para isso, foi construindo casas em suas terras e vendia para os próprios operários, e eles pagavam como podiam. Desta forma, a localidade de Alto Alegre foi aumentando, pois no início só tinha três ou quatro casas.

Arceno, na década de 1970, adquiriu a empresa Pagnoncelli & Cia Barison, sendo uma indústria de telhas, a qual existia na localidade. E como tinha a aptidão de empreendedor, transformou essa indústria ao invés de produzir telhas, passou a fabricar tijolos, onde chegaram a gerar 120 empregos diretos. No entanto, na década de 1980, com o surgimento de novas tecnologias, foi audacioso e adquiriu os mais modernos maquinários e equipamentos para a produção de tijolos que existia na região Sul do Brasil, e, com isso, levou o nome de Capinzal a ser conhecido em todo o Sul do Brasil.

Arceno foi um líder político e conseguia levar a localidade de Alto Alegre a condição de Distrito, sendo o único Distrito existente até hoje no município de Capinzal.

O empresário Arceno Leal da Silva, veio a falecer na data de 07 de Dezembro de 2001, nos deixando muitas recordações. Até o ano de 1981, a empresa Cerâmica Leal, Hachmann S.A., Indústria Reúnidas Ouro, Santos Almeida e Bitter Águia, eram empresas que mais geravam empregos no Município, e que muito contribuíram com o desenvolvimento de Capinzal e região.

Ainda, entre as décadas de 1960 e 1980, os municípios enfrentaram dificuldades financeiras, e os capinzalenses, nos momentos de doença, tinham que se deslocar até outros centros maiores, para tratar da saúde, como Curitiba, Florianópolis e outros. O empresário Arceno, transportava os mesmos e sem custos. Era uma pessoa de bom coração.

Enfim, a sua empresa Cerâmica Leal, por mais de 50 anos gerou milhares de empregos e isso muito orgulha a sua Família Leal.

Em seguida iniciou a Palavra Livre quando os vereadores falaram sobre diversos assuntos, ações e serviços, posterior o Presidente antes de encerrar a sessão convocou os Vereadores para Sessão Itinerante no Loteamento Universitário, no dia 11 de março de 2024, às 18h30min.

Aldo Azevedo / jornalista           

Vice-prefeita de Capinzal participa da comemoração ao Dia da Mulher Anterior

Vice-prefeita de Capinzal participa da comemoração ao Dia da Mulher

Comitiva italiana da Associação Nacional Alpini é recepcionada na Alesc Próximo

Comitiva italiana da Associação Nacional Alpini é recepcionada na Alesc

Deixe seu comentário