logo RCN
VOLTANDO NO TEMPO

O triste adeus ao sempre lembrando Constantino Paulo Tchernyck Mência

VOLTANDO NO TEMPO

1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.

O TEMPO jornal de fato, devido ao passamento de Constantino Paulo Tchernyck Mência, acontecido na quarta-feira, 14/02/2024, estamos trazendo informação resumida de sua trajetória de vida.

Nasceu na cidade de Tangará, município e comarca do mesmo nome, SC, no dia 24 de dezembro de 1935, filho de Antonio e Ana Tchernyck Mência. Seu passamento aconteceu aos 88 anos, sendo que no final de 2024 completaria 89 anos de idade.

Sua primeira infância, passou na cidade natal, onde iniciou e concluiu os cursos primário e complementar, no Colégio Professor João Jorge Campos. O ginasial frequentou no Ginásio Frei Rogério, da cidade de Joaçaba. Fez, também, um curso de Técnico em Contabilidade, concluindo o primeiro ano em Florianópolis e o segundo no Rio de Janeiro, onde prestou militar, formando-se pela Escola Técnica de Comércio Frei Rogério, de Joaçaba, em 1955.

Em 1955, o Escritório Técnico Jurídico de Capinzal Ltda, contratou-o como gerente, onde permaneceu até março de 1960, já na qualidade de sócio, trabalhou na firma Santos Almeida S/A, de abril de 1960 a maio de 1961, quando em janeiro do último ano, fundou, com Marcos F. Penso, a Comercial Penso Ltda, transportes rodoviários, servindo, inclusive, o Norte e Nordeste do Brasil.

Entre março de 1965 e junho de 1967, exerceu as funções de diretor da Companhia Hidroelétrica de Piratuba, tendosido escolhido representante para negociar, junto à Celesc, a incorporação da referida companhia, com êxito total nas negociações, para alegria dos munícipios de Capinzal, Ouro, Piratuba, Ipira e do atual município de Zortéa, com antecipaçãode, no mínimo, dois anos de outros municípios, que pleiteavam idênticos projetos. A partir de abril de 1966 até agosto de 1972, exerceu o cargo de primeiro gerente da agência local do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

De novembro de 1972 a abril de 1985, foi funcionário, depois gerente contratado pela Diretoria da Cooperativa de Produção e Consumo de Capinzal Ltda. Exerceu, também, parceria rural com a família Penso por quinze anos. A partir de 1991, administrou uma pequena propriedade rural própria, plantio de soja, milho e trigo, na localidade de Agudo, município de Zortéa. De abril de 1995, foi nomeado Secretário de Indústria e Comércio de Capinzal, exercendo-o até 31 de dezembro de 1996. Foi idealizador e primeiro Presidente da Associação Comercial e Industrial do Baixo Vale do Rio do Peixe – ACIRP, sendo portanto, sendo um de seus fundadores. Em 1980 a 1984, foi eleito conselheiro da Diretoria da Feagro, com sede em Florianópolis. Foi membro de diretório, de executiva, vice-presidente e presidente do PSD, PDS, PPR, PPB, ininterruptamente por quarenta anos.

Na cidade de Capinzal, conheceu Celestina Maria Penso e, em 24 de maio de 1961, casou-se. Resultou dessa união o nascimento de quatro filhos.

Em outubro de 1964, foi eleito prefeito municipal pelo voto indireto – Câmara Municipal – nos termos da legislação vigente, cujo mandato expirou em 1966. Dentre outras obras realizadas no decorrer do período da gestão, destacam-se: calçamento total ou parcial das ruas centrais da cidade (Presidente Nereu Ramos, Dona Linda Santos, XV de Novembro, Narciso Barison, Professora Vanda Meyer, Vereador Rolindo Casagrande, Alexandre Thomazoni e outras); novas escolas foram construídas (São Roque, Vidal Ramos, Barra do Pinheiro). Outras foram reformadas; pontes novas surgiram (Engenho Novo, Duas Pontes – Zortéa, com duas pontes construídas).. Diversas outras foram reformadas, assim, como pontilhões e bueiros nas estradas do interior e ruas da cidade: cascalhamento do trecho Capinzal – Duas Pontes, em operação com o governo do estado; serviços de terraplanagem, com destaques para o Estágio do Arabutã, Associação Esportiva Vasco da Gama, Estádio do Distrito de Alto Alegre e Clube da Colina, Seminário Nossa Senhora dos Navegantes, Fórum etc.; todos os serviços essenciais da municipalidade tiveram funcionamento total e normal durante a gestão; dentre os movimentos iniciados na gestão, cumpre ressaltar a instalação da agência do Banco do Estado de Santa Catarina, a construção do Fórum da Comarca, os estudos para instalação dos primeiros telefones automáticos, o estudo para tratamento de água, junto à Fundação SESP.        

Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente

Aldo Azevedo / jornalista de formação

Foto legenda: Na manhã de quarta-feira (29 de junho de 2022), foi realizado no gabinete a entrega da placa em homenagem ao ex-prefeito Constantino Paulo Tchernyck Mência, que não pode comparecer na cerimônia de homenagens realizada no dia 09 de junho de 2022, por motivos de saúde. A entrega da placa em reconhecimento aos seus feitos enquanto Chefe do Executivo Capinzalense, foi feita pelo Prefeito Nilvo Dorini e a Vice-prefeita Noemia Pizzamiglio. Constantino foi Prefeito de Capinzal nos anos de 1964 e 1966.

Prefeita em exercício de Capinzal recepciona vereadores, inclusive, presidente do Legislativo Anterior

Prefeita em exercício de Capinzal recepciona vereadores, inclusive, presidente do Legislativo

JOHNNY B. FEZ SUCESSO NO LITORAL CATARINENSE Próximo

JOHNNY B. FEZ SUCESSO NO LITORAL CATARINENSE

Deixe seu comentário