logo RCN

'LIVROS, MENTES E GUARDA-CHUVAS SOMENTE SERVEM SE OS ABRIRMOS...'

  • - Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).

Por Evani Marichen Lamb Riffel

      O I FLICAP (feira do livro de Capinzal) encantou a Praça Pedro Lélis da Rocha e vários pontos da nossa cidade.

      Os floridos guarda-chuvas e guarda-sóis abertos abriram os livros, livros que abrem mentes, páginas abertas nas história contadas, dramatizadas, musicadas no embalo da brisa matinal primaveril...

      Na praça, na cidade, céu, sol, sombra, brisa, leitura, cultura, um sábado octobrino, dia 26, que promete se repetir anualmente.

      Uma das apresentações aqui a ilustrar, foi a contação da história musicada e ou contada com os personagens caracterizados a rigor- O Grande Rabanete- conto cumulativo de Tatiana Belinky, escritora infanto-juvenil contemporânea, autora, tradutora e adaptadora de mais de 250 livros voltados à este público. Nasceu na Rússia, chegou no Brasil com 10 anos , recebeu cidadania brasileira e radicou residência em São Paulo por 80 anos. Nasceu em 18/03/1919 em São Petesburgo na Rússia e faleceu em 15/07/2013 em São Paulo.(fonte Google)

O Grande Rabanete (fragmento):

O rabanete cresceu, cresceu e ficou grannndeeee!

...Puxa, que puxa, puxa que puxa e nada de arrancar o grande rabanete!

Vovô chamou vovó... Puxa que puxa, e nada... Vovó chamou Totó... Puxa que puxa, e nada (...).

-Quer ver de novo, quer ver e ouvir esta história todinha, já conhece, ainda não conhece, não importa, fique atento pequeno leitor, vai repetir o episódio na contação de histórias na Biblioteca Pública Municipal Rolindo Casagrande no "entardecer com histórias" que acontece toda quarta-feira às 17:30h

      Caro(a) Leitor(a), foram muitas histórias lindas narradas na cidade no

 I FLICAP, deleite, lazer e vendas de livros, uma colcha cultural estendida na nossa Capinzal! Para quem veio Parabéns por prestigiar a Leitura.

  ... Ah, você não viu, não veio, não sabe como foi este sábado encantado, temperado com aplausos dos pequeninos e dos grandinhos também, que pena!!!

      Os amigos livros abriram-se junto aos guarda- chuvas e os personagens saíram das histórias e andaram pelas nossas ruas.

Eu viiiiii...Branca de Neve, um belo príncipe, três princesas, o Esquilendo... Psiuuu! Ele adora leeeerrrr e convida crianças e adultos para "mutirões literários nas escolas, nas ruas, nas praças, nas vitrines, nas Bibliotecas, livros, muitos livros em todos os lugares!!!"

Livros presentes... Livros amigos...

Livros abrindo mentes! Livros sempre... Muiiiitoss livros!!!!....

Reflexão:

      "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."

 

Bill Gates

     

O FENÔMENO EDUCACIONAL Anterior

O FENÔMENO EDUCACIONAL

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário