logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Governador Jorginho Mello regulamenta lei que autoriza caça de javalis

Projeto foi defendido na Alesc pelo líder do Governo em 2023, Edilson Massocco


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), regulamentou na última semana o projeto de lei que autoriza a caça de javalis no estado. O PL (Projeto de Lei) Lei nº 18.817 passou pela Alesc em 2023, e teve a defesa do então líder do Governo, deputado estadual Edilson Massocco (PL) e autoria do parlamentar Lucas Neves (Podemos).

A lei tem o objetivo de fazer o controle populacional da espécie javali-europeu, conhecida por invadir propriedades, destruir lavouras e se reproduzir rapidamente. “O aumento desta espécie virou um risco à sanidade animal e lavouras por todo o estado. A medida traz alívio para os produtores”, destacou Massocco.

Em suas redes sociais, o governador ressaltou que a medida defende principalmente os pequenos agricultores. ”Liberar a caça é dar oportunidade para esses trabalhadores protegerem as terras em que trabalham”, escreveu Jorginho.

A estimativa do Governo de Santa Catarina é que existam mais de 200 mil animais no estado, equivalente a dois animais por quilômetro quadrado. O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África. Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que, associadas à reprodução descontrolada e à ausência de predadores naturais, resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos.

Recursos economizados pela Alesc chegam a municípios por meio de Bancadas Regionais Anterior

Recursos economizados pela Alesc chegam a municípios por meio de Bancadas Regionais

Setor de Tecnologia da Informação da Unoesc participa de evento da Acafe em Blumenau Próximo

Setor de Tecnologia da Informação da Unoesc participa de evento da Acafe em Blumenau

Deixe seu comentário