logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Escola do Legislativo de Capinzal Iria Dambróz

Palestra sobre Autismo e Neurociência - O Que Você Precisa Saber?

A terça-feira, 30 de Abril, véspera do feriado do Dia do Trabalhador, às 19h, no Auditório Dr. Vitor Almeida na Unoesc – Capinzal, foi realizado evento dedicado à conscientização sobre o Autismo com a Família Brito Sales, tendo o foco voltado a inclusão social e escolar, neurodiversidade e superação.

EVENTO GRATUITO - realização da Escola do Legislativo Iria Dambróz, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas - AMA e Unoesc.

O TEMPO jornal de fato registrou as presenças do  presidente do Legislativo, Jairo Luiz Hoffmann, também dos vereadores Rafael Edgar Tonial e Enio José Paggi, da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Capinzal a diretora Bianca Almeida Fontana Canton que conduziu o protocolo. Além do jornalista de formação de O TEMPO jornal de fato (Aldo), também o diretor geral Enio da família Azevedo prestigiaram o evento de suma relevância.  

Aldo Azevedo / jornalista

 

Família Brito Sales: Uma história que desafia o diagnóstico

Sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA a Família Brito Sales, referência no tema, percorre o mundo com o objetivo de sensibilizar a comunidade e ajudar famílias a lidarem com pessoas autistas.

Nicolas Brito Sales, caçula da família, foi diagnosticado com autismo severo aos 5 anos e 6 meses de idade. Segundo os pais, Anita Brito e Alexander Sales, Nicolas era um bebê diferente, não chorava e o processo de desenvolvimento era muito lento se comparado ao filho mais velho e às outras crianças com a mesma idade. Quando criança, não falava, não conseguia expressar sentimentos e não interagia. 

Diante das necessidades específicas para desenvolvimento do filho, Anita e Alexander chegaram à conclusão de que a sociedade se encontra despreparada para lidar com pessoas autistas. Entenderam que quanto mais contribuíssem, compartilhando experiências vividas, estudadas e dedicadas ao Nicolas, mais as pessoas poderiam se conscientizar e se direcionar a ter mais qualidade de vida, quando afetadas com o diagnóstico de pessoas próximas. Hoje, a família Brito Sales dedica sua carreira ao ativismo e ao trabalho de conscientização da sociedade sobre o TEA e já, há alguns anos, se comprometem a ministrar cursos e palestras pelo Brasil e exterior, em conjunto com Nicolas, que, atualmente, possui o diagnóstico moderado. 

Recentemente, Nicolas se tornou fotógrafo, escritor e, hoje, é um dos ativistas mais notáveis do movimento de direitos do autismo no Brasil. Além de deixar alegria por onde passa, o garoto, agora um rapaz de 25 anos, deixa um recado aos autistas e familiares, para que não desistam com as dificuldades e frisa a ideia, em seu primeiro livro escrito em parceria com sua mãe, de que um sonho é mais que possível

Sabemos que a inclusão na educação é a base para que possamos criar uma sociedade com mais equidade, especialmente quando se trata de crianças com TEA. Por isso, entendemos a necessidade de nos apropriarmos de novos conhecimentos científicos. E assim, ajudaremos a modelarem habilidades que ainda não foram desenvolvidas, de forma que aprendam a interagir e viver com mais autonomia. Acreditamos que essas pessoas motivam outras a superarem os desafios conscientizando e levando informações sobre o tema e, mais que isso, fazendo a diferença no mundo.

Fonte: Faculdade CENSUPEG

Foto legenda: Uma realização da Escola do Legislativo de Capinzal Iria Dambróz em parceria com a AMA e Unoesc, tendo como local o auditório Dr. Vitor Almeida na mencionada universidade. Da esquerda para a direita Anita, Nicolas- Jairo, Alexander, Enio Paggi, Rafael e Bianca.

Simpósio presencial e gratuito - Anterior

Simpósio presencial e gratuito - "Evolução Legislativa da Previdência Privada no Brasil. Para onde vamos?"

Jantar de aniversário do Alemão Próximo

Jantar de aniversário do Alemão

Deixe seu comentário