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Capinzal inicia programa de formação continuada com foco em abordagens participativas na Educação Infantil

Nos dias 10 e 11 de abril, a equipe de coordenação pedagógica da Educação Infantil de Capinzal participou de uma visita técnica à cidade de Curitiba (PR), dando início ao programa de formação continuada voltado aos profissionais da rede municipal de ensino.

A visita fez parte da jornada formativa que será desenvolvida ao longo do ano letivo com todos os professores da Educação Infantil.

A programação teve início na noite do dia 10 com uma etapa teórica que abordou as pedagogias participativas, consideradas atualmente como uma das práticas mais efetivas no cenário educacional global.

Essas metodologias dialogam diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e valorizam a escuta, a participação ativa e o protagonismo das crianças no processo de ensino-aprendizagem.

No dia 11, a equipe realizou visitas à escola de Educação Infantil em Curitiba, vivenciando na prática os conceitos trabalhados na formação teórica e proporcionando uma reflexão mais profunda sobre os espaços, materiais, tempos e relações que compõem o cotidiano escolar das crianças.

Segundo os coordenadores da formação, a proposta é ampliar o repertório pedagógico dos profissionais, com foco na escuta sensível, na mediação de experiências significativas e no fortalecimento do vínculo entre escola, criança, família e comunidade.


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