logo RCN

94º aniversário de João Savaris

Festa de aniversário de João Savaris

       A Festa de aniversário de João Savaris aconteceu na noite de 24 de julho, sábado, no Clube da Colina, Bairro São Cristóvão, município de Capinzal.

        Nascido em São Sebastião do Caí (RS), a 30 de agosto de 1910, filho de José Savaris (imigrante italiano) e de Dusolina Francesconi, brasileira, filha de imigrantes europeus.

       Em 1916, migrou com os pais e irmãos para Santa Catarina, estabeleceu-se na Linha Sagrado Coração, na localidade de Ouro, hoje município.

        Naquela época ainda existiam piquetes de jagunços e ex-combatentes da guerra do Contestado vagando pela região e dificultando a vida e o sossego dos novos habitantes daquelas localidades. Foram tempos difíceis, pois o mundo lá fora estava enfrentando a catástrofe da 1ª Guerra Mundial e as pessoas sentiam-se apreensivas e assustadas.

        Oito anos após a chegada de José Savaris a Santa Catarina, João e seus irmãos perderam a mãe, muito jovem ainda. Foram anos sofridos, mas o tempo foi passando, João foi crescendo e tornou-se um belo rapaz, trabalhador e honesto.

       Mais tarde encontrou-se com Ione Colombo, filha de Natal Colombo e Clara Andreoni, imigrantes italianos que, em 1920, migraram da região de Caxias do Sul (RS) para Santa Catarina.

        João e Ione casaram-se em 1931. Foram morar em Linha Vitória, numa casinha pequena, perto da mata. Ali nasceu o primeiro filho: Alcides.

        João comprou um terreno de Domingos Frank, nos fundos de Linha Vitória e começou a construir a própria casa. Em 1932 mudaram-se para lá e deram início à sua nova vida: roçando, plantando e colhendo. Ione foi uma grande esposa e uma companheira corajosa e batalhadora. Nasceram ali mais sete filhos: Adélia, Inês (in memória), Clara. Zelma, Ivaldino, Iracema e Raul.

         Em 1939, com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, mais terrível que a primeira, os tempos tornaram-se mais difíceis e perigosos, mas João e Ione com fé em Deus e coragem superaram juntos todas as dificuldades.

        João foi construindo seu pequeno patrimônio. Em 1953, vendeu suas terras e mudou-se para Capinzal, numa chácara onde vive até hoje. Ali nasceu a última filha, a caçula Sueli Lúcia.

        João não teve muita escola, pois naquela época não havia como mandar os filhos para o estudo devido à distância e à falta de professores. João, porém, foi um autodidata. Lia jornais, livros e revistas e ficava sempre a par de tudo o que acontecia no mundo político. Por muitos anos foi assinante do Correio Rio Grandese.

       Como já dissemos, João lia muito, mas seu livro predileto sempre foi a História Sagrada que lê até hoje. Fala o Português, o dialeto Vêneto e lê e compreende o Italiano Gramatical. Aprendeu a fazer cálculos de medição de terras, cubação de madeiras e, além da agricultura, ainda foi carpinteiro e, modéstia à parte, tinha um dom especial para isso.

        Em 1988 faleceu a filha Inês, a qual deixou um filho pequeno, Alexandre. Em janeiro de 1997 ficou viúvo, por muito tempo chorou pela perda da sua leal companheira de muitas lutas, tristezas mas também de muitas alegrias. Em 1998 perdeu o neto Luiz Carlos, filho de Adélia. O tempo, porém, sana todos os males e cicatriza todas as feridas.

        Hoje, aos 94 anos; 9 filhos: Alcides, casado com Zenaide Carletti; Adélia, viúva de Júlio de Oliveira; Inês, casada com Artêmio Pelegrini, ambos falecidos; Clara, casada com Arnaldo Franczak; Zelma, casada com Orlando Cândido da Silva; Ivaldino, casado com Inês Bedin; Iracema, viúva de Plínio Bender; Raul, casado com Carmem Boss; e Sueli Lúcia, casada com Hugo Adolfo Gosmann; 26 netos, 12 bisnetos e uma tataraneta, vive tranqüilo, gozando de boa saúde e boa memória e que a Graça de Deus o conserve assim por muito tempo ainda.

        O historiador e advogado Dr. Vitor Almeida marcou presença no aniversário e dialogou com o Sr. João Savaris, sendo que no seu terceiro livro irá trazer passagens da vida do aniversariante. Destacamos o registro fotográfico do Stúdio Foto Real, dando brilho especial ao evento.

        Parabéns ao aniversariante e desejos de muita saúde. 

 

Alcides, João Savaris e Dr. Vitor de Almeida

 

André Delsenter

 

Cinco gerações

 

 

 

Anterior

FAST propícia palestra educativa sobre Segurança

Próximo

Darcy Callai lançou seu CD

Deixe seu comentário