logo RCN

25ª edição Michuim da Coocam reúne mais de 1300 pessoas

O maior evento de relacionamento da cooperativa aconteceu no último sábado, na Fazenda São João, quando reuniu representantes de diversos setores da economia do país.

Um momento de rever amigos, de confraternização, realizar novos negócios ou, o lugar de um bate papo bem descontraído, regado de chopp gelado e carnes de primeira... enfim, momentos de integração e fortalecimento de negócios e amizades. O encontro anual que acontece há 25 anos, preza pela valorização das boas relações, do ser humano e das instituições parceiras da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). Essa introdução já fala-se por si, não é mesmo?

Sim, estamos falando do Michuim - maior evento festivo exclusivo para homens, que acontece sempre no último sábado do mês de novembro, em meio à natureza. Mantendo as mesmas características do início, a edição 2018 aconteceu no último sábado (21), na fazenda São João, um espaço preservado com muito carinho pela família Di Domenico.

Com a presença de produtores rurais, parceiros, clientes, associados e amigos da Coocam, entre eles, líderes do agronegócio, como a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), do Sistema Faesc/Senar e de inúmeras cooperativas; assim como representantes do governo de Santa Catarina, da Câmara Federal dos deputados, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, prefeitos diversas cidades, entre outras autoridades do setor público e privado prestigiaram o 25º Michuim.

E, embora tenha sido um dia de chuva, o tradicional encontro foi sucesso mais um ano - edição especial pois, se comemorou os 25 anos da Coocam e do Michuim. "Neste ano a Coocam completou 25 anos e essa também é a 25ª edição do Michuim. Se analisarmos esses 25 anos, muita coisa mudou. O mundo ficou mais impessoal, estamos escrevendo mais do que falando e muitas vezes, esquecendo de dar um abraço, de olhar no olho das pessoas. E o Michuim é um momento para fazermos isso, nos aproximar mais um dos outros", disse Riscala Fadel Junior, vice-presidente da Coocam, na abertura oficial. Ele lembrou que o evento da cooperativa será, cada vez mais importante, já que o mundo tecnológico está distanciando as pessoas e é preciso esse contato pessoal dos seres humanos.

Na opinião do prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, o Michuim, é um momento único, reforçando o quanto as pessoas precisam estreitar relacionamentos de amizades e de negócios. Ele destacou a grandiosidade do evento. "Parabéns à todas as pessoas envolvidas na organização do Michuim, um grande evento que já está no calendário oficial de muitos", discursou Zancanaro. O prefeito de Campos Novos compartilhou que, "além do movimento econômico que a Coocam contribui para o município, é ainda uma grande apoiadora nas questões culturais, esportivas e sociais. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedroso, participa dos eventos da Coocam desde a inauguração da cooperativa - há 25 anos e diz sentir-se privilegiado por isso. Na opinião de Zezo Pedroso, o "Michuim deveria estar no calendário de eventos turísticos de Santa Catarina, devido tal repercussão". O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Mauro Nobile, agradeceu a família Coocam e a família Di Domenico pela recepção exemplar do Jubileu de prata do Michuim.

O Secretário de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, lembrou em seu discurso, que 29% daeconomia do estado vem do cooperativismo e que o agronegócio tem foco e, mesmo nos momentos de crise é fomentador do desenvolvimento do país. "Só temos que tirar o chapéu para o cooperativismo e principalmente para a Coocam, por tudo o que fazem, pois, além da eficiência econômica, compartilham os resultados de uma forma muito generosa".

O presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, falou da gratidão por todas as pessoas que participam dos eventos da Coocam, tornando a cooperativa cada vez melhor e mais inserida na comunidade. "Temos muitas pessoas que se esforçam para estarem presentes no Michuim todos os anos. Agradecemos cada participante, da mesma forma agradecemos o grande esforço dos voluntários que trabalham por mais de uma semana, para assim, servirmos da melhor forma todos os nossos convidados.  Adquirimos confiança, experiência e vontade de continuarmos fazendo, com muito amor e carinho, aquilo que aprendemos nesse longo tempo.

O Michuim é um momento especial não só para a Coocam, isso porque ultrapassou fronteiras e vende a imagem de Campos Novos, como uma terra hospitaleira. Há 25 anos recebe todos bem e também, por isso, a confraternização tem tanto sucesso.

Sobre o papel da cooperativa na sociedade, João Carlos ressaltou que o crescimento econômico dos associados e colaboradores é uma das metas, porém, o crescimento humano, institucional e social coletivo é o principal objetivo da Coocam. "Vida longa para todos nós e que Deus nos proteja e abençoe para estarmos aqui por mais 25 anos", encerrou João Carlos Di Domenico.

Prato principal

De origem marroquina e aperfeiçoado pelos franceses, foi trazido para Campos Novos pela Coocam e hoje atrai apreciadores de todo Brasil. O Michuim é um carneiro recheado, que tem sua especificidade desde o momento do abate até o preparo, com um tempero especial que agrada a todos.  No total são preparados três animais machos, já que na procriação as fêmeas aumentam o volume da carcaça e podem prejudicar o resultado final do prato. No cardápio do almoço, teve ainda: costelão bovino, carne de ovelha e linguiças especiais, com carnes de suínos, bovinos e ovinos. 

Organização

Em torno de 100 pessoas ajudam anualmente na organização do Michuim da Coocam. Nesta edição, os preparativos finais iniciaram no feriado do dia 15 e seguiram até o dia do evento. A edição 2019 maior evento de relacionamento da cooperativa já começou a ser programada. A 26ª edição do Michuim da Coocam, será dia 30 de novembro de 2019.

 

Comunicacao Coocam - Gisiane 

 

 

 

 

Diretores da Copercampos recepcionam visitantes de Minas Gerais Anterior

Diretores da Copercampos recepcionam visitantes de Minas Gerais

O Evangelho de Mateus Próximo

O Evangelho de Mateus

Deixe seu comentário