logo RCN

Uma noite que entra na história do esporte Capinzalense

  • - Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella e o vice-prefeito Wilson Luiz Farais.

A abertura do Jecap e ato inaugural da quadra esportiva do Diletão

 


 
Na noite de Sábado, 22 de Agosto, foi um momento impar e de grande repercussão para todos os adoradores do esporte capinzalense, sendo a inauguração da nova quadra esportiva do Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli e uma grande cerimônia de abertura do III JECAP (Jogos Estudantis de Capinzal).
A obra que iniciou no mês de Março e contemplou diversos reparos no ginásio como a cobertura, pintura das arquibancadas e uma nova quadra esportiva. Há anos os atletas esperavam por este momento que enfim se concretizou.
A quadra é uma das mais modernas do Brasil e conta com toda tecnologia de ponta para este segmento. A Administração de Capinzal buscou junto ao Governo Federal recursos do Ministério do Esporte através do deputado Pedro Uczai numa emenda parlamentar no valor de R$ 243.750,00, mais a contrapartida do município de Capinzal de R$ 46.250,00.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Andevir Isganzella; vice-prefeito Wilson Luiz Farias; do secretário de Educação – Cultura e Esportes, Israel Boniek; deputado estadual Cesar Valduga; presidente do Poder Legislativo local, Enio José Paggi e vereadores; professores e as estrelas maiores do evento: os estudantes, ainda público em geral.
O Prefeito usou a palavra para ressaltar a importância dos investimentos que tem sido feito no esporte e incentivar os alunos desejando sorte. Parabenizou os organizadores bem como as escolas que estão participantes declarando abertos os jogos.
No uso da palavra a secretário de Educação disse que o objetivo dos jogos é promover a integração dos alunos de todo o Município e incentivar a prática de esportiva. Para o superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Capinzal, Cicero Antonio Souza Silva (Coronel), “hoje é uma noite de realização, sou uma pessoa extremamente feliz”.
Ainda durante a programação houve a entrada da tocha olímpica, símbolo dos jogos em grupos, outra atração que abrilhantou ainda mais a cerimonia, foi uma partida de futsal infantil e em seguida um grande espetáculo esportivo entre a equipe de futsal da FME de Capinzal e o Atlântico de Erechim.
O Jecap em sua terceira edição envolve as escolas municipais e estaduais durante uma semana de práticas esportivas, buscando oportunizar novos talentos, quando os alunos brilham com seus esforços, e assim, demonstram o espírito competitivo, a amizade e a alegria de celebrar o prazer de ser atleta. O Jecap é uma realização da Prefeitura de Capinzal através de sua Secretaria de Educação Cultura e Esportes.
Escolas de Educação Básica que disputam o Jecap: Belisário Pena, Mater Dolorum e São Cristóvão; escolas municipais: Belisário Pena, Bernardo Moro Sobrinho, Carlos Jaime da Rocha, Ernesto Hacumann, Ivo Silveira, Dr. Vilson Pedro Kleinübing e CECON (Centro de Convivência),
A cerimônia teve a participação do Pelotão de Bandeiras coordenado pelo professor de dança: Juliano do Prado; Banda Municipal sob a regência do maestro Carlos Alberto da Silva (executando os Hinos Nacional do Brasil e de Capinzal); Coral Infanto-juvenil Municipal sob a regência da maestrina Carmem Bassegio.  
Homenagens a duas modalidades que fizeram história no esporte de Capinzal:
Futebol de Salão – O esporte capinzalense na modalidade de Futsal foi marcada por grandes participações na década de 1980, com uma equipe formado por atletas prata da casa, tendo sempre uma participação destacada nas competições microrregionais, regionais e no campeonato estadual, fazendo com que Capinzal estivesse no cenário esportivo do Salonismo Catarinense. A CME de Capinzal enfrentou muitas equipes, mas se destacou em dois jogos no Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli, sendo a vitória de 5 a 3 contra a equipe do futsal do Grêmio de Porto Alegre, com público estimado em 3.000 pessoas, e em um jogo pra ficar na história o empate contra a Perdigão que na época era a equipe Ouro do futsal brasileiro e internacional. Em 1993 houve a necessidade de contratar jogadores para reforçar a equipe que era bem reduzida e já no primeiro ano de participação do Campeonato Estadual da 1ª Divisão já conquistou o vice-campeonato que garantiu o acesso para o Campeonato da Divisão Especial do Futsal Catarinense. Em 1994 foi preciso buscar patrocínios para reforçar o elenco que disputaria a divisão especial, assim surgiu uma grande parceria com a empresa AGRO-OURO, juntamente com o maior apoio da Prefeitura de Capinzal, as equipes que estiveram jogando no Dileto Bertaiolli foram diversas, mas as principais do futsal brasileiro: Impacel do Paraná – base da Seleção Brasileira e comandada pelo maior técnico Fernando Ferret; Rati de Joaçaba; Sadia de Concórdia; Joinville, Moitas de Ituporanga; Nerede de Rio do Sul; Hering de Blumenau; Perdigão. A equipe de 1994 comandada pelo jovem técnico Paulinho Cardoso, depois de 20 anos conquistou a classificação para os Jogos Abertos de Santa Catarina, disputado na cidade de Florianópolis, onde ficou em 5º lugar no futsal. Ex atletas do futsal homenageados: Mauricio, Toigo, Neguinho, Bastiãozinho, Beré, Forma, Ziza, Clair, Polaco, Prego, Milton, Tita, Luiz Carlos, Miguel, Lilico, Sena e Pelé. Ex dirigentes do futsal homenageados: Carlos Rack, Edvino Dacas, Eloi Correia, Amarildo Lago, Luiz Francisco Wagner, Arlindo Falavigna, Luiz Carlos Thomazoni, Sérgio Durigon, Enio O. Azevedo, Waldomiro Correia, Roberto Ruaro, Castro Alves, Danilo Couto e Paulinho Cardoso.
               
Homenagens modalidade Handebol Feminino: A equipe tem uma história de muitas conquistas e revelações de atletas. Tiveram como percursores da modalidade no ano de 1988 o professor de educação física Gerônimo Aroldo Santana, assumindo no ano seguinte (1989) o comando da equipe as então atletas Seila Eliane Ribeiro e Maria Aparecida Senna Soares (Cida). Durante o período de 1994 a 2005 a equipe de Handebol de Capinzal ficou na elite do esporte catarinense, conquistando todos os títulos do Campeonato Regional desse período, e títulos em nível Estadual, destacando os principais: campeão Jasc 1998 em Joaçaba, 1999 em Chapecó e 2001 em Itajaí; bronze Jasc 2002 em Joinville e 2003 em Blumenau; prata Jasc 2004 em Timbó e 2005 (Chapecó); campeã da Copa Mercosul, 205, na cidade de Santa Marai (RS). Nesse período as atletas da equipe de Handebol de Capinzal: Saionara Masson, Chana Masson e Jocelei Poggere, foram homenageadas recebendo o Troféu O Jornaleiro, sendo um título que homenageia os destaques esportivos de Santa Catarina. Também destacamos a convocação para compor a equipe Brasleira de Handebol as atletas Sainaora Masson e Chana Masson, e a equipe Catarinense de Handebol as atletas Josimara Poggere (Josi) e Vanessa Toigo. Também foram convocadas para a Seleção Júnior as atletas Josimara Poggere e Chana Masson.
Neste contexto histórico que começa a brilhar na trajetória da atleta Chana Masson. Atuando desde 1989 e tornou-se profissional em 1996. Foi goleira titular da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, atuando desde 1998. Chana foi a primeira brasileira a jogar numa equipe estrangeira e defendendo o time dinamarquês Randers HK, foi campeã da Copa Europa de Handebol em 2009. Pela Seleção conquistou o tetracampeonato Pan-americano participando da competição nos anos de 1999 – 2003 – 2007 e 2011. Em 2010 foi eleita a melhor goleira da liga Dinamarquesa. Hoje atua pela equipe Dinamarquesa HC Odense.
Homenageados as ex atletas e dirigentes capinzalenses por fazer história: Chana Franciela Masson (representada pelo seu pai Wilson Masson), Josimara Poggere (Josinha), Jucelma Poggere (Juma), Jocelei Poggere (Jô), Simone Facin, Marines Facin, Vanessa Toigo, Giovana Belotto, Adriane Baretta, Giceli Bergamo, Adriana Pedro, Saionara Masson, Maria Sirlei de Mattos e Bianca Alice Spironelo. Dirigentes: Seila Eliane Ribeiro (técnica) e Maria Aparecida Senna Soares – Cida (técnica).       
 
 

 

Dilma diz que Orçamento com déficit mostra 'claramente' que há problema Anterior

Dilma diz que Orçamento com déficit mostra 'claramente' que há problema

Atletas de Joaçaba lideram o ranking estadual de tênis de mesa Próximo

Atletas de Joaçaba lideram o ranking estadual de tênis de mesa

Deixe seu comentário