logo RCN

Prova de abertura do Parajasc premiou Joaçaba

Parajasc em Joaçaba

Pulando de alegria a deficiente auditiva Maria Eliziane Keller, de 22 anos, recebeu a primeira medalha da natação nos 2 os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), na manhã desta quarta-feira, no Clube 10 de Maio, em Joaçaba.

A representante da equipe local venceu os 100 metros costas e comemorou a terceira conquista como nadadora, já que na edição passada da competição, em Chapecó,  ela ficou com os primeiros lugares nos 50m costas e 50m livre.

Maria é estudante de Pedagogia na Unoesc e juntamente com Ricardo Heberle, também surdo, e Paulo Belegante Filho, portador de Síndrome de Dawn, compõe a equipe de Joaçaba nos Parajasc, que tem como técnico Jair Leme da Silva.

De acordo com o treinador, existem apenas algumas dificuldades na transmissão de instruções para os atletas, pois ele não domina a linguagem dos sinais, mas isto não chega a gerar qualquer problema. "No início a comunicação foi meio truncada, mas agora estou aprendendo bem"

Jair treina há dois anos seus dois atletas surdos. Segundo ele, o interesse em treinar partiu dos próprios competidores, quando tomaram conhecimento dos Jogos Paradesportivos. "É um momento na qual eles se sentem totalmente inseridos na sociedade", destaca. "Eles podem nadar normalmente e ser tão bons como qualquer atleta".

A modalidade teve 14 provas disputadas em seu dia de estréia . Na categoria dos surdos, as demais primeiras colocações ficaram com Ricardo Heberle (Joaçaba), nos 100m peito, Mercedes Manfroi (Lages) e Fernando Goser (São José), nos 100m livre, Jacson Bonfante (Chapecó), nos 50m costas, e Caetano Nazari (Chapecó), nos 50m borboleta. 

Entre os deficientes mentais os campeões foram Fernanda Eberle (Chapecó) e Daniel Zanchet (Chapecó), nos 100m costas, Paulo Belegante (Joaçaba) e Aline Massarelli (Botuverá), nos 100m livre, Jean Carlos Barni (Brusque), nos 100m medley, Charlotte Borh (Botuverá) e Fernando Agapito (São José), nos 50m costas, e Marcelo Nahas (Florinópolis), nos 50m borboleta..

 

 

 

 

Anterior

Abertura da Olezal foi show

Próximo

Capinzal sedia Jogos Regionais da Terceira Idade

Deixe seu comentário