logo RCN

Corrida Unimed

  • - Chegada foi marcada por parceria e comemoração

Etapa de Chapecó das Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina 5 anos

Mil atletas amadores e profissionais participaram da prova 

A etapa de Chapecó das Corridas Unimed - Circuito Santa Catarina 5 anos, realizada neste domingo (10), foi um sucesso. O evento foi marcado por integração, alegria e presença expressiva de público que acompanhou a largada de mil atletas amadores e profissionais que competiram nas categorias 5 km, 10 km e 21 Km (meia maratona). Um dos momentos emocionantes foi quando os corredores soltaram balões brancos para celebrar a paz.

Além de marcar os 5 anos do Circuito Estadual, a edição comemorativa integrou a programação de aniversário do Hospital Unimed Chapecó, que comemorou 19 anos no dia 5 de dezembro, além de fazer parte das comemorações do centenário do município.

Outro diferencial deste ano foi a participação de cadeirantes que integram o Projeto Pernas Solidárias, de Joinville. A iniciativa tem por objetivo a inclusão de pessoas com alguma dificuldade motora ou cerebral que impeçam de correr com as próprias pernas em uma corrida de rua. Dessa forma, utilizam triciclos e contam com ajuda extra de um condutor para cruzar a linha de chegada. "O Pernas Solidárias visa também incluir essas pessoas na sociedade, envolver as famílias, os amigos, ou seja, é uma forma de interação, de inclusão", destaca o idealizador Cleiton Luiz Tamazzia.

 Tamazzia conta que o projeto contava com apenas um triciclo. "No início do ano, a Unimed nos apoiou com a doação de outros quatro, o que possibilitou que participássemos de dez provas do circuito Estadual. O objetivo agora é buscar parcerias em Chapecó para viabilizar o projeto no oeste. As expectativas são boas porque a prova possibilitou conhecer pessoas que trabalham nesta área no município. A tendência agora é crescer mais, criar raízes no Estado e levar essa ideia Brasil afora", salienta.

O presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, deu exemplo e participou da competição na categoria 5 km. "Foi tranquilo porque me preparei durante um ano. Para 2018, o objetivo é diminuir o tempo e correr 10 km", destaca ao avaliar de forma positiva os resultados.  "Chapecó merece uma competição deste porte. Colocamos à disposição mil vagas, mas se tivéssemos mais, certamente seriam preenchidas, tanto que muitas pessoas que não conseguiram se inscrever, correram sem concorrer à premiação. Foi maravilhoso!", conclui.

Para o diretor de gestão operacional da Unimed Federação de Santa Catarina, Dr. André Marques Vieira, a etapa de Chapecó encerrou o circuito estadual com chave de ouro, tanto pela organização, quanto participação e pelo dia que foi favorável. "A significativa participação demonstra que a população está preocupada com a saúde e qualidade de vida. Todas as Unimeds envolvidas estão de parabéns! Agora, fica o desafio para tornarmos o evento ainda maior em 2018". 

Além da entrega de medalhas, troféus e premiação nas categorias envolvidas, os atletas que participaram de seis das dezessete provas do Circuito Unimed de 2017 receberam uma mandala, que é montada com as seis medalhas das etapas. O evento também marcou homenagem ao Dr. Jauro Soares, superintendente da Unimed Santa Catarina - idealizador do Circuito Estadual que completou cinco anos em 2017. "Observamos o crescimento dessa ideia até chegar a esse momento em que completamos o quinto ano nessa edição comemorativa em Chapecó, com 18 provas. Anualmente a iniciativa foi se aprimorando e integrando mais pessoas. O sentimento é de gratidão aos corredores e aos colaboradores que trabalham de forma voluntária. Estamos muito satisfeitos", enfatiza Dr. Jauro.

EXEMPLOS

Elizangela Ferreira de Oliveira completou a prova em 1 hora, 26 minutos e 35 segundos e foi a vencedora da prova dos 21 Km. "A sensação é inexplicável. Não esperava ser a campeã, pois não era  a favorita da prova. Hoje tinha muitas competidoras fortes, mas a cada quilômetro eu acreditava mais em meu potencial. Foi minha melhor prova do ano. A estrutura, a premiação, o percurso, tudo foi perfeito!".

Joel Sychocki, de Carlos Gomes/RS, foi o vencedor da categoria masculino 10 km. "Esta é a segunda vez que participo da corrida. Participei em 2014 quando também ganhei os 10 km. Não vivo somente das  provas, trabalho na agricultura e tenho uma fábrica de calçados. Escolhi essa atividade para ter uma melhor qualidade de vida. A prova de Chapecó é muito bem organizada, a cidade é muito boa e o percurso é nota 10!"

A etapa de Chapecó teve como apoiadores a Cooperativa Central Aurora Alimentos, Rissi, Dimensão, Cine Pro, Shopping Pátio Chapecó, Vistome e Hikebike. O patrocínio foi da Unicred.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO:

Geral Feminino 5  km 

1º lugar: Fabricia Ester Stedille

2º lugar: Eleane Thome

3º lugar: Caroline Renata Serafini

Geral masculino 5 km

1º lugar: João Marcos Locatelli

2º lugar: Guilbert Natan de Freitas Barbosa

3º lugar: Robson Chagas

Geral feminino 10 km

1º lugar: Rosa Jussara Barbosa

2º lugar: Lisandra Zuanazzi

3º lugar: Franciele Vingla Steinck

Geral masculino 10 km

1º lugar: Joel Sychocki

2º lugar: Marcelo Da Silva

3º lugar: Evandro de Lima

Geral feminino 21 km

1º lugar: Elizangela Ferreira de Oliveira

2º lugar: Janete Tedesco

3º lugar: Jocasta Oliboni da Luz

Geral masculino 21 km

1º lugar: Laurindo Nunes Neto

2º lugar: Adilson Alves Dolberth

3º lugar: Leonardo Pinheiro Machado 

 

 

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Parajasc 2017 Anterior

Parajasc 2017

Campeonato Municipal de Futebol Próximo

Campeonato Municipal de Futebol

Deixe seu comentário