logo RCN

Campeonato Mundial Universitário de Handebol

A capinzalense Bia atua na arbitragem de Romênia e República Tcheca

 

A ex-atleta de handebol e professora de educação física, Bianca Alice Spironelo (Bia) participou do 21º Campeonato Mundial Universitário de Handebol (Handball 21 World University  Championship), na cidade de  Blumenau (SC), de 23 junho a 1º de julho. Bia marcou presença com a delegação de arbitragem de Santa Catarina, atuando como oficial de mesa (coordenando a equipe juntamente com João Valério, da cidade de Itajaí), representando a Federação Catarinense de Handebol (FCHb), onde atua desde 2006. A capinzalense Bia participou na arbitragem de jogos escolares, joguinhos, estaduais da federação, jogos da Liga Nacional, Jogos universitários brasileiros 2007 e 2010 (Jub’s ), Jasc, mas a sua convocação que lhe escalou para  o Campeonato Mundial foi uma surpresa, onde se percebeu a valorização do trabalho bem feito.

Para Bia foi uma honra enorme ter participado desta competição, um dos maiores patamares que se pode chegar, atuando com a arbitragem. Bia foi a única representante do oeste e meio oeste catarinense, os demais oficiais eram todos do litoral, sendo seis oficiais e duas duplas de árbitros do Brasil.

No evento participaram árbitros do mundo inteiro, cada país veio com uma dupla de arbitragem: Coréia do Sul, China Taipei, República Tcheca, Romênia, Turquia, Chile, México, Polônia e Brasil (alguns países não trouxeram, como Portugal, Kuwait e Uruguai). “Nosso coordenador era o representante da Federação Internacional de Handebol, Roger Xhonneux (Bélgica)”, informa Bia.

Foi tudo maravilhoso, experiência enorme, de início foi difícil porque a língua base da Federação Internacional de Handebol é o inglês, ou seja, tudo era falado em inglês, desde as reuniões até o contato direto dentro de quadra.

Jogos de qualidade comprovada, com as seleções europeias muito bem regradas, pois na Europa as escolas de Handebol são de altíssimo nível. O Brasil conseguiu a terceira colocação no naipe masculino, disputando contra Polônia, já a seleção feminina perdeu a disputa de 3º e 4º lugares também para a Polônia, porém, ficaram em uma ótima colocação, comparando com as outras edições de Mundiais.

Bia atuou na final feminina, na disputa de Romênia com a República Tcheca, onde as Tchecas sagraram-se campeãs. A final masculina foi decidida por Portugal e República Tcheca, levando o troféu também a República Tcheca.

A próxima edição acontecerá em Portugal, em 2014, sendo que Bia certamente também marcará presença para poder obter mais conhecimento e técnica.

 

 - Árbitros e oficiais com representantes da Federação Catarinense de Handebol.

 

- Alguns oficiais de mesa e o árbitro brasileiro Miguel Ditrich.

 

– Fisioterapeuta, a capinzalense Bia e Sander (oficiais),  Gonzallo (delegado da partida - Chile).

 

 – Bia e o árbitro da China (Taipei)

Professor Saretta agora é Faixa Preta 6º DAN em Karatê Anterior

Professor Saretta agora é Faixa Preta 6º DAN em Karatê

Copercampos perde na semifinal da 1ª Copa Regional de Futsal de Brunópolis Próximo

Copercampos perde na semifinal da 1ª Copa Regional de Futsal de Brunópolis

Deixe seu comentário