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Agreco e consulados de Capinzal e Ouro

Campanha Beneficente em prol de bebê com problema de saúde: atrofia muscular espinhal.

A Associação dos Gremistas de Capinzal e Ouro (Agreco) e o consulado de ambos os municípios, realizou a primeira mateada gremista, sábado, 11 de Março, na Praça Pedro Lélis da Rocha, em território capinzalense, a partir das 16h, tendo como objetivo a Campanha Beneficente em prol de Luiz Miguel Kerber, sendo um bebê de uns cinco meses, com problema de atrofia muscular espinhal.

São várias as ações beneficentes que vem sendo executadas desde de Dezembro de 2016, o qual está hospitalizado.

A Agreco e seu consulado de Capinzal e Ouro fizeram a sua parte, realizando na Campanha, quando arrecadaram R$ 3.073,00, sorteadas 40 camisas do Grêmio e duas viagens com acompanhantes a Porto Alegre para assistir jogo, são eles: Ademar Hachmann (de Capinzal) e João Carlos Parmegiani (Ouro).

Sabe-se que num caso deste, o Município deve fazer o devido encaminhamento e o Estado, consequentemente, a União através do Sistema Único de Saúde (SUS) tem a responsabilidade quanto a saúde pública. Enaltecemos a Agreco, as demais associações, entidades e povo que vem se mobilizando na ajuda, porém, nossas lideranças e autoridades também devem se engajar na causa.

O TEMPO - um jornal de fato pesquisou e está passando informação de suma importância. Leia a seguir:

Governo de SC tem até maio para divulgar lista de espera para consultas e cirurgias pelo SUS. Postada em 12/01/2017. Governo divulgou imagem da página inicial do novo sistema, previsto para estar no ar até março

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, sancionou a lei estadual 17.066, que determina a publicação na internet da lista de espera para procedimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O documento diz respeito a consultas, exames, intervenções cirúrgicas ou outros procedimentos na rede pública de saúde.

Segundo o texto da lei, publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (12/01/2017), a lista deverá ser divulgada em um site específico gerido pela Secretaria de Estado da Saúde. O serviço deve entrar em funcionamento até 12 de maio deste ano.

Será responsabilidade do gestor do SUS na Secretaria de Estado da Saúde a atualização da lista, com base nas informações recebidas pelos órgãos de saúde. Caberá ao SUS também a criação de um número telefônico gratuito para consulta da população.

De acordo o texto, as listas devem abranger todos os pacientes inscritos nas diversas unidades do SUS de Santa Catarina, incluindo as entidades conveniadas e outras prestadoras que recebam recursos públicos.

Os pacientes serão identificados pelo CPF ou pelo número do Cartão Nacional de Saúde. Os atendimentos deverão seguir a ordem de inscrição dos nomes, salvo nos procedimentos emergenciais.

A Secretaria de Saúde comunicou, por meio de assessoria de imprensa, que há um projeto em finalização neste sentido. O gerente de Tecnologia da Informação da secretaria, Maurício Castro, observa, no entanto, que serão necessários alguns ajustes a serem feitos a partir do que prevê a lei e também esclarecidos alguns pontos da legislação.

No novo sistema eletrônico do governo, o paciente poderá ter acesso ao seu lugar na fila entrando no site e informando o número do prontuário, a unidade hospitalar onde foi atendido pelo especialista e a data de nascimento (conforme imagem acima).

A previsão da gerência de Tecnologia da Informação (TI) da secretaria é que o sistema fique disponível até o mês de março. Mais de 85% dos dados dos 13 hospitais públicos já foram incluídos no sistema. Os próximos dois meses serão utilizados para a inclusão total das informações e ajustes ao formato ideal das informações a partir das demandas e sugestões das unidades hospitalares públicas. A secretaria diz que até o lançamento do projeto também será desenvolvido um aplicativo para acesso ao sistema de informações por meio de smartphones.

A lista de espera deve conter:

1 - A data de solicitação da consulta (discriminada por especialidade), do exame, das intervenções cirúrgicas ou de outros procedimentos;

2 - A posição que o paciente ocupa na fila de espera;

3 - O nome completo dos inscritos habilitados para consulta, exame, intervenção cirúrgica ou outros procedimentos;

4 - A relação dos pacientes já atendidos, por meio da divulgação do CNS ou do CPF;

5 - A especificação do tipo de consulta (discriminada por especialidade), do exame, das intervenções cirúrgicas ou de outros procedimentos

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