logo RCN

XVII COFAFE é destaque em Joaçaba

Unoesc Joaçaba

      A COFAFE -  Confraternização Olímpica dos Funcionários Administrativos das Fundações Educacionais de Santa Catarina, foi sediada pela UNOESC JOAÇABA de 10 a 13 de junho. O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas que se concentraram na cidade durante o final de semana (profissionais técnico-administrativos e os professores das fundações educacionais do estado de Santa Catarina). Realizada anualmente, desde 1985, esta foi a primeira vez que o campus sediou a competição que tem como objetivo promover a confraternização entre os participantes.

       A XVII COFAFE teve a participação de dezesseis instituições e cerca de 1.200 atletas inscritos em mais de vinte modalidades esportivas. As competições se realizaram no Centro de Eventos da UNOESC Joaçaba, Complexo Esportivo do SESI e no Ginásio Ivo Silveira. O árbitro Clésio Moreira, o ?Margarida?, foi uma atração a parte nos jogos de futebol suíço e participou do evento até o último dia pela manhã.

       A cerimônia de abertura contou com a presença das delegações, vindas das mais variadas regiões do Estado. Estavam presentes ainda, o novo presidente da ACAFE, Gaston Bojarski, o presidente do CEE, Adélcio Machado dos Santos, o Reitor da UNOESC, Aristides Cimadon, a vice-reitora do campus de Joaçaba, Dorvalina Lange e demais reitores das IES que participaram do evento. A festa junina foi o tema do cerimonial de abertura que teve muita música, dança, comidas da época e terminou com a integração entre alunos, professores e funcionários entrando no espírito junino e dançando quadrilha. A tocha dos jogos foi acesa pelo professor da UNOESC JOAÇABA, Vicente de Paula Sousa.

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

IES                                Classificação Geral                                Pontuação Total  

UNOESC SMO                                                                76                           

UNOESC JOAÇABA                                                                72                           

UNISUL                                                                57                           

FURB                                                                52                           

UNOCHAPECO                                                                45                           

UNIVALI                                                                41                           

UNESC                                                                40                           

UNIPLAC                                                                39                           

UNIDAVI                                                                26                           

UNOESC XANXERE                                10º                                21                           

UNOESC VIDEIRA                                11º                                12                           

UNIVILLE                                12º                                8                             

UDESC REITORIA                                13º                                4                             

UNIFEBE                                14º                                3                             

UNERJ                                15º                                1                             

UNC CAÇADOR                                16º                               -1                           

 

 

TECNOVALE  PARTICIPA DA REUNIÃO ANUAL DA ReCEPET

 

       A gerência da TECNOVALE, Pré-Incubadora de Base Tecnológica Vale do Rio Peixe, participou como associada,  na cidade de Urubici/SC,  nos dias 5 e 6 de junho, da reunião anual da Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos -  ReCEPET, entidade que promove e apóia  as incubadoras no Estado. A reunião definiu as estratégias para o período 2004/2005.

      Conforme os dirigentes da TECNOVALE, professores Sérgio Luis Marquezi e Eliandro Gustavo Bortoluzzi, com base no princípio da sinergia, a ReCEPET tem procurado implementar ações que incentivem as incubadoras novas a formarem parcerias com as incubadoras existentes, possibilitando benefícios mútuos, permitindo que as boas práticas utilizadas possam ser difundidas por todas as incubadoras do estado. Assim, os princípios de sinergia, desconcentração e inovação têm sido a base para a definição das ações da ReCEPET, a qual vem atuando em estreita cooperação com diferentes instituições catarinenses.

      Para que a Rede obtenha resultados efetivos e positivos, tem sido preponderante o papel das Instituições de Ensino Superior e de Ensino Técnico no sentido de garantir a operação de incubadoras de empresas de sucesso, como é o caso da TECNOVALE que conta com o apoio da UNOESC Joaçaba, do SENAI/SC  e da Fundação CETEPI, e que está dando um passo importante ao planejar sua trajetória em bases sólidas e confiáveis, utilizando-se de referenciais como a ReCEPET e de experiências exitosas de outras incubadoras.

 

Consultor de viagens: um profissional em sintonia com o mundo atual

            De acordo com recentes estatísticas, cerca de 10% dos postos de trabalho no mundo são absorvidos pela atividade turística. São milhões de pessoas dedicando-se à vibrante atividade de satisfazer as necessidades de viajantes em hotéis, restaurantes, aeroportos, companhias aéreas, navios, parques de diversão, enfim, nas mais variadas atividades que compõe o leque de serviços à disposição do turista.

            O que muita gente não sabe é que existe um profissional que torna tudo isso possível, ou seja, que faz a aproximação do turista com o serviço do qual ele necessita. Trata-se do agente de viagens, mais recentemente denominado consultor de viagens. Este profissional precisa de uma excelente qualificação para poder atender aos seus clientes. Ele é chamado consultor, pois deixou para trás a antiga visão da sua profissão, que o tinha por um mero intermediário entre fornecedores de serviços turísticos e turistas consumidores, para ser um profissional mais completo, com habilidades interpessoais, técnicas e de consultoria.

            Isso significa que o consultor de viagens é um profissional que conhece profundamente o universo das relações interpessoais, ou seja, tem a sensibilidade de ouvir e observar as reações de seus clientes e colegas de trabalho para, a partir daí, compreender as necessidades de cada um e satisfazê-las de maneira que todos se surpreendam. Ele também domina as ferramentas à sua disposição em termos de fontes de informação que lhe trazem o conhecimento técnico necessário a um perfeito assessoramento do cliente. Por fim, mas não menos importante, ele age como um consultor do seu cliente, pois, assumindo para si a responsabilidade de organizar uma viagem perfeita, antecipa-se às necessidades do cliente, esclarecendo, sugerindo, economizando o tempo do cliente, respeitando-o e, sobretudo, comprometendo-se com o seu sucesso.

            O Curso de Turismo e Administração Hoteleira da UNOESC, visando oferecer a seus acadêmicos a oportunidade de conhecer o universo de trabalho do consultor de viagens, oferece as disciplinas Agência de Viagens e Produção de Roteiros Turísticos, permitindo àqueles interessados em seguir esta carreira uma qualificação que lhe propicia uma rápida adaptação às exigências de mercado. A fim de assegurar uma maior integração dos conhecimentos teóricos e a prática de mercado, além dos estágios curriculares, que podem ser realizados em agências de viagens, coloca à disposição dos acadêmicos o laboratório Unitravel, no qual estes podem se familiarizar com o trabalho do consultor de viagens. (Prof. Wieland Lickfeld)

 

UNOESC JBA oferece vagas em sete cursos

 

      Estão abertas até o dia 03 de julho, as inscrições para o Vestibulado 2, o vestibular especial da UNOESC JOAÇABA. Estão sendo oferecidas vagas em sete cursos: Licenciatura em Artes (Capinzal), Pedagogia Empresarial (Capinzal), Tecnologia do Empreendimento (Joaçaba), Administração (Capinzal), Fisioterapia (Joaçaba), Educação Física (Joaçaba) e Tecnologia em Hoteleira (Piratuba). Os interessados devem se inscrever no protocolo da UNOESC em Joaçaba ou Capinzal, pelo site www.unoescjba.edu.br ou pelo correio. A taxa de inscrição custa R$40,00. A prova acontece no dia 10 de julho e no dia 16 será divulgada a lista dos aprovados.      

 

Pedagogia Empresarial

       Com aulas em Capinzal, o curso de Pedagogia Empresarial formará profissionais capacitados para atuar em diversos campos da área educacional, em especial na área de atualização e capacitação de pessoas com destaque para a área de seleção e formação permanente dos funcionários das empresas, sejam elas de âmbito industrial ou de serviços. O curso vai oferecer formação para competências em projetos comunitários e educativos, vinculados às organizações formais e não formais. Desse modo,  o objetivo geral do curso de Pedagogia Empresarial é formar profissionais em nível de graduação, na modalidade de bacharelado, para atuarem em projetos de capacitação e recrutamento de recursos humanos em empresas.

      O pedagogo poderá atuar em escolas técnicas, profissionalizantes, escolas agrícolas, em organizações industriais, comerciais e de prestação de serviços, em instituições públicas como prefeituras, secretarias de planejamento, em execução de projetos educacionais, sociais e culturais, enfim, sua formação permitirá transitar em diversos campos da área educacional e de atualização e capacitação de pessoas.

       Estão sendo oferecidas 50 vagas, com aulas às sextas-feiras a noite e sábados, sendo que 20% da carga horária será oferecida à distância. O curso tem duração de três anos.

Licenciatura em Artes

       Oferecido em Capinzal, o curso de Licenciatura em Artes formará professores com conhecimento teórico e prático para atuar no ensino básico, em monitorias ou em instituições culturais e empresa. O curso compreende desenho, pintura, escultura, gravura, tapeçaria e tecelagem, cerâmica, expressão corporal, música, fotografia e arte digital. Os professores serão capacitados para trabalhar a disciplina de artes na Educação Básica, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

      O campo de atuação se divide em escolas de ensino básico, como professor de Artes, produtor cultural, professor de multimeios, em instituições culturais públicas ou privadas na área de artes e em suas sub-áreas.

      A Unoesc Capinzal oferece 50 vagas. As aulas são aos sábados durante o recesso escolar de julho a janeiro. O curso tem duração de quatro anos e 20% da carga horária será oferecida à distância.

UNOESC inova com exemplo de hospitalidade durante a XVII COFAFE

       Merece destaque a atitude exemplar da UNOESC durante a XVII COFAFE, ocorrida em Joaçaba nos últimos dias 10 a 13 de junho. Com o intuito de oferecer, para o conforto e bem-estar dos participantes das delegações visitantes, alternativas gastronômicas e de passeios turísticos, a Comissão da UNOESC responsável pela organização dos jogos, solicitou à Coordenação do curso de Turismo e Administração Hoteleira a organização de um kit contendo dicas de restaurantes e passeios turísticos dos municípios que compõe a Rota da Amizade: Treze Tílias, Fraiburgo, Videira, Tangará, Pinheiro Preto, Piratuba e Joaçaba. A elaboração do material ficou a cargo da UNITRAVEL, laboratório de agência de viagem do curso de TAH. O Thermas de Piratuba Park Hotel, um dos empreendimentos parceiros da rota, disponibilizou 1000 prospectos ilustrados do circuito de municípios que compõe a Rota da Amizade, para serem parte integrante do kit de informações distribuído aos atletas das delegações visitantes. A estratégia de distribuição do material contou com a importante atuação dos facilitadores da instituição, os chamados Big Brothers que receberam e ficaram responsáveis pelos grupos. A iniciativa da UNOESC é pioneira no contexto da COFAFE e espera-se que este exemplo de hospitalidade anfitriã sirva para motivar a todas as instituições das cidades que sediam os jogos a investirem na melhoria contínua da qualidade dos jogos. Não menos importante é o possível impacto que a medida pode ter sobre o desenvolvimento do turismo nos municípios da região que acolheram os atletas para a XVII COFAFE.

 

Anterior

Diário de Bordo:

Próximo

Lendo com você - 067

Deixe seu comentário