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Vestibular de Inverno 2005

Vestibular de Inverno 2005

A Unoesc extensão de Capinzal comunica aos interessados que oferecerá vestibular de inverno para os seguintes cursos de graduação:1. Curso de Administração, com aulas de 2ª a 6ª feira, das 19:00h às 22:30 horas.2. Curso de Licenciatura em Artes com aulas aos sábados, das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar.3. Curso de Pedagogia Empresarial, com aulas às sextas feiras à noite, das 19:00h às 22:30h e aos sábados das 8:00h às 17:00h.4. Curso de Pedagogia - Licenciatura em Educação Especial, com aulas aos sábados das 8:00h às 17:00h e em semanas concentradas nos períodos de recesso escolar.Maiores informações poderão ser obtidas na sede da instituição, localizada à Rodovia SC-458, Cidade Alta, em Capinzal e pelos telefones 555-4398 e 555-5309 ou pelo e-mail unoczal@unoescjba.edu.br.Currículo integrativo e o desafio da profissionalização para a docência(com foto)Legenda: Professora Léa é a responsável pelo curso de Profissionalização Continuada, oferecido pelo NAP ? Núcleo de Apoio Pedagógico, aos professores do campus. Na foto, ela aparece ao lado da coordenadora do NAP, profª Noemia Pizzamiglio (D) Um dos grandes desafios da universidade, tendo como foco o ensino, passa pelo atendimento às mudanças curriculares sintonizadas com as transformações da realidade e propostas pela legislação (LDBEN 9394/96 e Diretrizes curriculares). Propor, organizar e efetivar um currículo que dê conta das mudanças e necessidades atuais da sociedade exige profissionais docentes engajados, competentes e criativos. Diferentemente de outras profissões de nível superior, porém, a docência universitária tem sido marcada por uma situação ímpar: trata-se de um papel profissional que, na maioria das vezes, vem sendo exercido sem o devido preparo. Isto porque a maioria das pessoas que ingressa no magistério superior inicia-se e mantém-se na profissão sem o domínio teórico-prático necessário para esta atividade; talvez seja a única profissão em que ?se dorme profissional de uma área ( Medicina, Odontologia, Farmácia, etc) e acorda-se profissional de outra: a docência?. Nesse contexto, o magistério é considerado como uma profissão que não tem saberes próprios, como se um \"dom divino\" (ou coisa similar) se ?infiltrasse\", possibilitando o exercício da docência. Talvez por isso, verifica-se a manutenção de uma ação docente calcada no modelo tradicional jesuítico, com a exposição do conteúdo pelo professor, as anotações e memorizações dos alunos sobre estes mesmos conteúdos e sua verificação nas tradicionais provas, permanecem tal qual eram em séculos passados. Desde 1992, trabalhando sistematicamente com professores universitários, tenho constatado que o domínio destes saberes, tanto teórico quanto prático, altera substancialmente o fazer docente, possibilitando aos professores novas formas de perceber, identificar situações e problemas e organizar suas ações e as dos alunos. Tais inovações são necessárias ao processo de ensino e ao de aprendizagem porque contribuem para a construção de um fazer coletivo, essencial à integração curricular. Explicam-se, assim, as experiências de várias instituições de educação superior, que vêm investindo de forma sistematizada, ou pontual, na profissionalização continuada de seus quadros docentes, obtendo a partir destas ações vários resultados, dos quais acentuamos: · o atingir-se dos objetivos institucionais advindos da função social da universidade na formação de profissionais cidadãos, capazes, comprometidos e competentes para atuar criticamente na realidade nacional;· superar um fazer rotineiro, repetitivo, por conhecer e efetivar a teoria e prática pedagógica através do conhecimento da teoria e prática pedagógica atual;· oferecer maior realização profissional aos docentes, que passam a atuar com competência e compromisso social;· possibilitar ao docente a ampliação de seu auto conhecimento e a construção de um novo fazer para a aula universitária.Os Processos De Profissionalização Continuada se caracterizam por serem ação institucional contínua, visando à construção coletiva de um novo fazer para que o corpo docente possa atuar de forma articulada, construtiva, integrada, problematizando e buscando colegiadamente respostas para as questões específicas de cada instituição.Para além de um prédio ou de um campus, uma instituição de educação superior ? seja Centro Universitário, Faculdades Integradas, Universidade ou Institutos ou Escolas Superiores, pública ou particular - é efetivada pelos seus sujeitos, seu corpo docente e discente. Tem um compromisso social no que se refere à sua função ensino. Para isto é preciso que estes sujeitos atuem construtiva e colegiadamente. Trata-se de proposta nova e desafiante, mas necessária ao momento que atravessamos como nação e como integrantes de um mundo constantemente em mudança.Isto exige que a instituição, como o caso da Unoesc Campus de Joaçaba, assuma o compromisso de possibilitar a seus docentes uma ação científica no ensinar e na formação continuada de seu próprio fazer e de seus estudantes, como futuros profissionais. Isto porque, lidar com a mudança, com o novo, com a flexibilidade, o imprevisto e o imponderável precisa também ser apreendido por nós, professores e estudantes universitários: daí a importância de nos organizarmos em ações coletivas, colegiadas, de parceria e troca. É neste contexto que a mudança curricular aponta para os processos de Profissionalização Continuada dos Docentes Universitários.Profa. Dra. Léa das Graças Camargos AnastasiouMISSÃO PARA A ITÁLIA(com foto)A Unoesc Campus de Joaçaba está organizando uma missão para a Itália, entre os dias 09 e 20 de julho, com o objetivo de estreitar as relações com aquele país, processo iniciado durante o Fibi ? Fórum Internacional Brasil-Itália, em 2004. Esse estreitamento de relações visa à realização de intercâmbios científicos, tecnológicos, comerciais e de experiências no âmbito da administração pública e empresarial, entre outros.Conta-se na Itália com o apoio de um dos palestrantes do Fibi, Paolo Meneghini, e da Associação Cuore Triveneto.Em resumo, trata-se de uma missão de trabalho e abrangerá três segmentos diferentes, ou seja, o setor produtivo (empresários, representantes de entidades e/ou associações empresariais etc), prefeitos e dirigentes públicos, professores e dirigentes de universidades.Os principais objetivos da missão são tornar o Estado de Santa Catarina conhecido na Itália; desfazer preconceitos dos italianos sobre o Brasil, a partir da apresentação das potencialidades de SC (apresentações em DVD ou VHS); criar as condições de aproximação entre a Unoesc e as Universidades e Institutos italianos, para o estreitamento de relações e a celebração de convênios e intercâmbios; otimizar os resultados do Fórum Internacional Brasil-Itália, tendo em vista que a realização da missão irá projetar a imagem da nossa Universidade e da região em nível internacional e conhecer, in loco, a realidade italiana (especialmente do Norte) em particular nos setores da administração pública, empreendedorismo, distritos industriais, sistema bancário de auxílio a empresas, cooperativismo, gestão da estrutura turística e hoteleira, cultural, entre outras;O roteiro da missão está assim definido:1° Dia ? Roma2° Dia - Roma3° Dia ? Roma/Firenze/Bologna4° Dia - Bologna5° Dia ? Bologna e Vicenza (o Bassano del Grappa)6° Dia ? Vicenza e Província de Vicenza7° Dia ? Padova e Província de Padova8° Dia ? Veneza e Treviso9° Dia ? Milano10° Dia ? MilanoOs interessados em participar da missão deverão confirmar presença e/ou entrar em contato até 12 de Maio. Mais informações poderão ser obtidas na Unoesc, pelos telefones (049) 551.2093 ou 551.2034 (com Fábio ou Radin) ou pelos e-mails radin@unoescjba.edu.br e fabio@unoescjba.edu.brUniversidade mais próxima da famíliaCriar um canal de comunicação integrando o aluno e sua família à universidade é o objetivo de um projeto desenvolvido pelo SAE ? Serviço de Apoio ao Estudante - da Unoesc Campus de Joaçaba. De acordo com a psicóloga responsável pelos trabalhos, Taíza Cristina Cordazzo, o projeto consiste em criar um elo de ligação, via telefone, com os pais ou responsáveis pelo aluno. A psicóloga Taíza Cristina Cordazzo, juntamente com a equipe do SAE, coordenada pela assistente social Fernanda Regensburger Poletto, pretende criar um canal de comunicação com os pais ou responsáveis pelos alunos via telefone.Nesse bate-papo informal o SAE, que já atende aos estudantes, se coloca a disposição da família para esclarecer dúvidas e escutar sugestões quanto à qualidade dos serviços e dos cursos oferecidos pela Unoesc Campus de Joaçaba. Através desse Projeto já foi possível entrar em contato com as famílias dos alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Fisioterapia. Pretende-se ampliar o contato com os pais de todos os alunos das diversas áreas.Se algum pai ou familiar tiver interesse em utilizar este canal, pode entrar em contato no SAE pelo telefone: (49) 551-2107, falar com Taíza, todas as noites no horário das 18h até ás 21h ou por e-mail no endereço sae@unoescjba.edu.br.
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