logo RCN

Unoesc estabelece parceria com mais duas universidades estrangeiras

Os dois convênios preveem o intercâmbio de estudantes e de professores e a cooperação científica entre as instituições conveniadas.

 

A Unoesc firmou neste mês mais dois convênios com universidades estrangeiras. Um deles é com a Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México, assinado dia 5 de setembro, durante um congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), que ocorreu na instituição mexicana. O outro foi com a Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia (UCAM), da Espanha, firmado nesta quarta-feira em uma solenidade realizada na Unoesc Joaçaba.

 

Os dois convênios preveem o intercâmbio de estudantes e de professores e a cooperação científica entre as instituições conveniadas.

 

Conforme explica a coordenadora de Mobilidade Acadêmica na Unoesc, professora Kaline Zeni, o intercâmbio de alunos com as duas instituições iniciará em 2014. Entre fevereiro e março será lançado o edital para seleção dos estudantes que poderão fazer intercâmbio em todas as instituições com que a Unoesc mantém parceria para essa finalidade, inclusive nas duas recém-conveniadas, em que os selecionados poderão realizar a mobilidade entre agosto e dezembro de 2014 (UACH) e entre setembro de 2014 e fevereiro de 2015 (UCAM). Se houver demandas para estágios curriculares obrigatórios mesmo antes desse período, a coordenação de Mobilidade Acadêmica auxiliará na construção do plano de estágio e na alocação do estudante na instituição estrangeira.

 

Para o intercâmbio de professores e pesquisadores, a articulação com as IES estrangeira pode ser feita a qualquer momento.

 

Os dois novos convênios estabelecidos pela Unoesc foram alavancados a partir da participação das três instituições na Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que congrega 32 instituições de ensino de 12 países americanos e europeus. A Unoesc passou a integrar essa rede em outubro de 2010 e, desde dezembro de 2012, sedia a Coordenação de Mobilidade Acadêmica para as Américas dessa entidade, função que é exercida pelo professor Dr. Rudy José Nodari Junior, do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba.

 

– Estar nessa rede faz com que possamos qualificar o nosso estudante, o nosso professor e a nossa instituição e com que tenhamos respostas melhores a dar à nossa sociedade. A Unoesc tem essa missão de desenvolvimento regional. E não se faz desenvolvimento regional apenas com o atendimento direto a um indivíduo, mas sim quando se formam profissionais de muita qualidade que vão desenvolver uma região, um estado, um país – destaca o professor Rudy.

 

A professora Kaline e a coordenadora do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, Elisabeth Baretta, acompanharam as duas assinaturas de convênios. A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, acompanhou a assinatura do convênio com a Universidade de Múrcia, realizada na última quarta-feira.

 

Universidade de Chihuahua

 

O convênio com a Universidade de Chihuahua foi firmado na sede da universidade mexicana. Foi assinado pelo professor Rudy, que representou o Reitor da Unoesc, e, da parte da UACH, pelo Reitor, Jesús Enrique Seáñez Sáenz, e pela professora Fátima Guzmán Gallardo, responsável pelas relações internacionais daquela instituição.

 

Nessa ocasião, a professora Fátima afirmou que a parceria trará frutos de grande magnitude para as duas universidades.

 

– Será uma honra receber a todos os seus estudantes e professores. Por esse motivo esperamos o mesmo de vocês – disse a professora, conforme publicação da própria UACH.

 

Universidade de Múrcia

 

A assinatura do convênio de cooperação com a Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia ocorreu na quarta-feira, com a presença do professor Dr. Pablo Jorge Marcos Pardo, que é coordenador de Comunicação e Divulgação da REMH e do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física, Fitness e Comportamento Motor na UCAM. Ele veio a Joaçaba para a assinatura e para ministrar palestra e aulas no Curso de Educação Física e na especialização em Personal Training. Durante os dias em que esteve na Unoesc, também aproveitou para acompanhar o trabalho no Laboratório de Fisiologia do Exercício, coordenado pelo professor Rudy, e para conhecer a Universidade e a cidade. Na Unoesc, foi recebido pelo Reitor, Aristides Cimadon, pelo Vice-reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado, e pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

 

Durante a visita, o professor espanhol destacou a importância de receber alunos de outros países.

 

– Vemos que é importante a internacionalização, pois nossos alunos são melhores quando têm uma formação em outro país e nossos pesquisadores também. Publicamos a nível internacional, por isso é importante sair, conhecer outro laboratório, outro grupo de investigação. E, assim como queremos sair, estamos dispostos a acolher pesquisadores que queiram trabalhar em nossa Universidade e continuar sua formação com nossa equipe – afirmou.

 

Na assinatura do convênio com a UCAM, o Reitor Aristides Cimadon disse que era uma honra para a Unoesc estabelecer essa parceria:

 

– A Europa nos ensinou muito e nos ensina ainda. As Universidades europeias são centenárias. A pesquisa é muito avançada. E a Universidade Católica de Múrcia resolve fazer um convênio conosco, para compartilhar esta riqueza de conhecimento com a nossa instituição, que é jovem, do interior de Santa Catarina, que tem muito por fazer, por pesquisar, mas que tem uma qualidade: quer ser uma Universidade de excelência, e assim será ao longo dos anos – afirmou.

 

Fisioterapeuta ourense integra delegação de SC nos Jogos Escolares da Juventude Anterior

Fisioterapeuta ourense integra delegação de SC nos Jogos Escolares da Juventude

Próximo

Unoesc estabelece parceria com mais duas universidades estrangeiras

Deixe seu comentário