logo RCN

Universidade UNOESC

Curso de Direito tem nova ênfase

Em dezembro do ano passado, o curso de Direito da Unoesc Campus de Joaçaba teve o seu novo projeto pedagógico aprovado pelo Consun (Conselho Universitário), o que permitiu a modernização da matriz curricular.

O curso, que antes era generalista, passa agora a ter ênfase em novos direitos, adequando-se às novas diretrizes do MEC ? Ministério da Educação e Cultura. Em todo o país, os cursos de direito têm até 2006 para se adequar. ?Os novos direitos são decorrentes da própria evolução da sociedade como, por exemplo, o direito das minorias (deficientes, índios, religiosos, etc), o biodireito (ligado a assuntos decorrentes da evolução da engenharia genética, como a pesquisa em células tronco), o direito ambiental e o direito decorrente das inovações informáticas (espaço virtual)?, explica o coordenador do curso de Direito, Cristhian De Marco.

A mudança permitiu ao curso de direito enfocar outro tipo de formação para o aluno. O profissional era preparado somente para demandas judiciais (litígio) e, agora, ele passará a receber formação humanística integral. Além de dominar os conteúdos do ordenamento jurídico e a dogmática jurídica, indispensáveis ao exercício da profissão, o estudante deverá estar comprometido com a humanização da sociedade, pautado na ética e no respeito à dignidade humana.  ?Nosso objetivo é educar  para a paz, para a cidadania e para a aceitação das diferenças, visando à compreensão entre todos os seres humanos, por meio do estudo da incompreensão a partir de suas raízes, suas modalidades e seus efeitos, enfocando não os sintomas, mas as suas causas?, argumentou o coordenador do curso.

 

 

Unoesc oferece atendimento psicológico aos acadêmicos

 

 

A Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba, através da Vice-Reitoria de Campus e do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), está colocando à disposição da comunidade acadêmica um programa que visa ao atendimento psicológico e orientação ao acadêmico.

Trata-se do Programa de Apoio Psicológico ao Estudante que consistirá ,inicialmente, de psicoterapia individual, psicoterapia grupal e grupos operativos com temáticas específicas, oferecidos gratuitamente aos acadêmicos da instituição.

O trabalho será desenvolvido pela psicóloga Scheila de Menezes, com a supervisão da coordenadora do SAE, Sandra Silva, que, recentemente, estiveram visitando três universidades que desenvolvem essa atividade: Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC ? Porto Alegre) e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O acadêmico interessado em receber atendimento deverá se dirigir ao SAE para agendar um horário.

 

 

Alunos e professores do curso de Turismo planejam e executam o evento que lançou a logomarca da Unoesc

 

 

O laboratório de práticas de eventos do curso de Turismo e Adm. Hoteleira (Tah) da Unoesc Campus de Joaçaba tem participação ativa em quase 100% dos eventos promovidos pela Instituição.

Criado para oportunizar aos estudantes do curso a possibilidade de experimentar todas as etapas envolvidas na organização de um evento, serve também como laboratório para a criação de projetos inovadores no setor que vislumbram o desenvolvimento sustentável da nossa região.

O lançamento da nova identidade visual da Unoesc, por exemplo, foi elaborado e executado por uma equipe de acadêmicos e professores do Curso de Turismo e Adm. Hoteleira. Foram dois meses imersos em reuniões de criação e planejamento de cada detalhe para garantir o conforto dos convidados e a perfeita harmonia exigida para atingir o objetivo de um evento que sugeria mudanças. 

?A contratação do ator, as falas, os fogos de artifício, as projeções, a decoração. Tínhamos tudo programado para evitar surpresas?, revelou a coordenadora da equipe Michele Riquetti. ?Na organização de um evento, os únicos a serem surpreendidos devem ser os convidados?.

A Sede Campestre do Clube 10 de Maio, local do lançamento, recebeu cerca de 200 pessoas. Tudo recebeu um toque diferente e foi planejado pela equipe.  ?A logo da universidade estava mudando, então por que não mudar e fazer algo diferente também para o lançamento do evento?? pensou a coordenação. E a idéia deu certo!

 

 

Pedágio distribui adesivos com a nova logo

(com foto)

 

 

A última segunda-feira, dia 14, foi marcada pela volta às aulas na Unoesc Campus de Joaçaba. O campus concentra 6.200 alunos divididos em 36 cursos de graduação.

Uma equipe de funcionários se revezou nos horários de chegada dos estudantes, distribuindo adesivos com a nova logomarca da universidade aos automóveis que chegavam ao campus.

Cerca de mil e cem alunos são calouros ou vieram transferidos de outras instituições.

 

 

Luiz Carlos Prates fala aos novos alunos no primeiro dia de aula

(com foto)

 

A Unoesc Campus de Joaçaba, através do SAE (Serviço de Apoio aos Estudantes), preparou uma palestra com o psicólogo, jornalista, radialista e apresentador de TV, Luiz Carlos Prates.

A palestra aconteceu no Auditório Afonso Dresch, nos dois horários de chegada dos estudantes. Estavam presentes professores, coordenadores de curso, diretores de área, o pró-reitor de PPGE, Joviles Vitório Trevisol, a pró-reitora de graduação, Ana Beatriz Brancher, a vice-reitora de campus, Dorvalina Lange e o reitor Aristides Cimadon.

A vice-reitora de campus agradeceu os novos alunos por terem escolhido a Unoesc. ?Aproveitem a vida universitária sem esquecer de valorizar o investimento que estarão fazendo nos próximos anos?, desejou a vice-reitora.

Luiz Carlos Prates abordou temas variados, todos ligados ao mundo universitário. Segundo ele, tendo persistência, tudo se torna possível. ?As pessoas precisam ter um foco, um plano, uma ação e perseverança. Todos que venceram na vida seguiram este roteiro?, afirmou o jornalista.

A caloura do curso de Psicologia, Taíse Dalazen, de Campos Novos, estava entusiasmada com o ingresso na universidade. ?Sempre me identifiquei com a psicologia; aqui, na universidade, é o início de tudo e estou aproveitando bastante a palestra de abertura?, disse.

 

Metas e Ações para 2005

(com foto da Dorva)

 

Para 2005, o campus de Joaçaba tem previstas mais de 30 metas, que estão organizadas no Planejamento Tático Operacional (PTO). No ensino, o objetivo é atuar nas áreas estratégicas para o desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural da região. Entre os cursos de graduação, está previsto a elaboração do projeto do curso de Enfermagem, que deve ser implantado somente em 2006, e a implantação dos cursos de graduação em Topografia e em Papel e Celulose. A continuidade dos programas de filantropia, de acordo com o planejamento, está assegurada. Em 2005 também será implementado o hospital-escola para atender a necessidade do curso de Medicina, prestando serviços à comunidade.

A Unoesc Joaçaba vai oferecer 27 cursos de especialização; alguns deles já estão com as inscrições abertas. Na pós-graduação stricto sensu, as principais ações são a viabilização de convênio para a oferta do Mestrado em Educação Física,  a elaboração dos projetos de dois novos Mestrados, um em Administração e o outro em Direito e, ainda, a renovação com a UFSC do convênio do Mestrado em Psicologia.

Outra meta é a melhoria da qualidade da formação acadêmica, definindo políticas e implementando programas de capacitação profissional e pedagógica para professores e funcionários. Os coordenadores de curso e de setores receberão capacitação permanente.

A oferta de cursos de extensão deve ser ampliada assim como a prestação de serviços especializados a empresas e entidades da região. A pesquisa receberá incentivo com a criação de políticas de intercâmbio e transferência de tecnologias e  com a realização de eventos científicos como a segunda edição da Miepe prevista para o início do segundo semestre.

O ano de 2005 será marcado, também, pela implementação da Educação a Distância como forma de ampliar o acesso ao ensino superior. O espaço físico será ampliado para oportunizar ambientes destinados ao esporte, ao lazer e à cultura para alunos, professores e funcionários. Laboratórios e bibliotecas continuarão recebendo os investimentos necessários para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. ?Não estamos trabalhando com expansão, mas com a implementação de novas ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo campus?, afirmou a vice-reitora.

 

Calouros de Medicina participam de trote solidário

(com foto)

 

 

Como já é uma tradição no curso de medicina, os alunos aprovados no vestibular de verão da Acafe participaram de um trote diferente. A turma proporcionou a um grupo de idosos uma tarde com muita brincadeira e bate-papo.

Os alunos conduziram as atividades que foram escolhidas por serem um dos passatempos preferidos das pessoas com mais de 60 anos, entre elas bingo, canastra, truco, dominó e um grupo formado por aqueles que estavam dispostos, apenas, a jogar conversa fora.

A coordenadora do curso de medicina da Unoesc Campus de Joaçaba, professora Jussara Quadros, lembra que todas as turmas de medicina que ingressaram até agora participaram do trote solidário. No primeiro semestre de 2004, quando ingressaram os primeiros acadêmicos do curso, as atividades foram com os alunos da Apae ? Escola Especial Frei Bruno. No segundo semestre do mesmo ano, os calouros tiveram como convidados especiais os alunos da Apas (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos) de Joaçaba. ?Nosso objetivo é evitar o trote agressivo e envolver os estudantes com a comunidade desde o primeiro dia de aula, despertando neles atitudes de cidadania?, afirmou a coordenadora do curso de medicina.

A caloura Josiane Moia, de Passo Fundo, gostou de ter participado do trote. ?Esse contato humano, para nós estudantes da faculdade de medicina, é fundamental?, disse.

 

 

Universo Pesquisa

 

 

Pesquisadores estudam plantas medicinais para limpeza de próteses orais

(com 2 fotos)

 

Favor colocar uma foto que mostra o detalhe do fungo sendo coibido de proliferar pelo dentifrício

 

Legenda para esta foto: O estudo mostrou que o creme dental feito a base de própolis e arnica foi eficiente no combate à proliferação da Cândida albicans

 

Legenda: Professor Geisson Marcos Nardi e o acadêmico da 8ª fase de   

                    Odontologia Alexandre Flamia

 

Em pacientes portadores de próteses totais, conhecidas popularmente como chapas ou dentaduras, é comum o surgimento de uma condição conhecida como estomatite protética, freqüentemente associada à presença de um fungo da flora oral denominado Candida albicans.

As principais causas desta patologia são problemas de saúde geral do indivíduo, problemas locais microbianos, como o acúmulo de placa bacteriana e a colonização de fungos e, também, problemas mecânicos, como a porosidade da resina.

Esses fatores, associados aos traumas causados pelo uso das próteses e pela deficiência na higienização das mesmas, colaboram para que a mucosa oral fique susceptível à infecção por microorganismos como a Candida albicans. Portanto, é de fundamental importância a limpeza mecânica e/ou química das próteses para evitar a estomatite protética.

Pacientes sem orientação, por vezes, exageram na limpeza destas, utilizando-se de produtos que as deterioram, como pastas abrasivas, hipocloritos, ácidos caseiros concentrados ou da fervura da prótese. Em contrapartida, outros pacientes, também sem orientação, apenas as enxáguam após o uso ou as escovam com pouca freqüência.

Apesar de existirem produtos para a limpeza de próteses que apresentam um nível maior de redução da carga microbiana e fúngica, as interações químicas da formulação com os componentes da prótese apresentam algumas desvantagens como descoloração, corrosão e redução da vida útil da resina da prótese.

Neste contexto, insere-se o referido projeto de pesquisa, que teve como objetivo principal o desenvolvimento de um dentifrício específico para limpeza de próteses que utilizasse como princípio ativo extrato de plantas com comprovada atividade antifúngica e antibiótica.

Uma breve revisão bibliográfica demonstrou que um extrato vegetal de Arnica montana e um produto derivado da produção de mel, o Própolis, possuem atividade comprovada ?in vitro? contra dois gêneros importantes de microorganismos da cavidade oral a Candida albicans e Streptococcus sp.

O processo de elaboração do dentifrício envolveu também o farmacêutico Dr. Fábio Dallanora, que, a partir da formulação base do dentifrício, agregou a ele os dois produtos em variadas concentrações observando ainda a estabilidade físico-química final do produto, sendo que os resultados foram positivos.

O próximo passo foi avaliar a inibição do crescimento de uma cepa de Candida albicans fornecida pelo laboratório de antibióticos da UFSC, e mais uma vez o dentifrício apresentou atividade inibitória frente a este fungo, demostrando até agora uma efetividade contra este microorganismo associado à estomatite protética.

Os ensaios estão em fase de conclusão e demonstram a efetividade ?in vitro? dessa formulação. Já estão sendo feitos contatos com pesquisadores das clínicas de odontologia da Unoesc Campus de Joaçaba para desenvolver um projeto em parceria que avalie a atividade terapêutica em pacientes dessa formulação.  

 

 

Evento de lançamento da nova identidade visual da Unoesc.

                              

 

Joaçaba (11/02) - A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) realizou na quinta-feira (10) o evento de lançamento da sua nova identidade visual, com a apresentação da nova logomarca. O evento aconteceu na sede campestre do Clube 10 de Maio, em Joaçaba, reunindo autoridades, dirigentes, professores, acadêmicos e convidados especiais dos quatro campi da instituição.

Segundo o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, a mudança da logomarca quer demonstrar que, a partir da gestão de 2004, a universidade precisa ter, não apenas uma nova roupagem, mas uma cultura que represente a mudança organizacional e de postura dos dirigentes, professores, funcionários técnicos e estudantes, com objetivo fim do ensino, da produção de conhecimento em favor do desenvolvimento humano.

De acordo com Cimadon, a partir da concepção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), novos rumos precisam ser tomados para alcançar os objetivos propostos. ?Nossos tempos estão a indicar que o sucesso está com os meta-competentes, isto é, profissionais que conseguem ir além da competência. A Unoesc, através de toda sua comunidade acadêmica, necessita instalar uma nova cultura: da competência, da qualidade, da dedicação profissional, da exigência e, ao mesmo tempo, da tolerância, mas nunca do pacto da mediocridade?, afirma.

Para o dirigente, as organizações estão se renovando. Como prova deste conceito, basta ver que o governo muda sua estrutura, seus objetivos, sua filosofia de gestão, as empresas e profissionais estão envoltos numa realidade de novas exigências. A Unoesc está, dentro desta nova realidade, seguindo uma tendência organizacional. ?A Unoesc não pode se considerar acabada. Se assim for, ela se torna velha e esclerosada muito rapidamente. Todos devemos saber que a Universidade é uma instituição ?aprendente?, isto é, em contínua revisão, adaptação e renovação?, avalia.

.box-download>a { font-size: 18px; } .box-download { position: relative; line-height: 50px; } .box-download>i { font-size: 25px; font-weight: normal; color: #222222; margin-right: 10px; }

Anterior

Lendo com você - 102

Próximo

Lendo com Você - 100

Deixe seu comentário