logo RCN

Setor educacional de Lacerdópolis

Nota de Esclarecimento sobre o setor educacional de Lacerdópolis

No dia 22 de maio, Lacerdópolis recebeu uma bomba. O atentado foi provocado pelos dados divulgados pela  Secretaria de Estado da Educação e Inovação do Censo Escolar em Santa Catarina onde  Lacerdópolis se encontrava entre os 10 piores Municípios em crescimento e índice de desenvolvimento da Educação.

A indignação maior foi a descoberta de que dados do Censo  Escolar da Rede Estadual não conferiam  com os dados publicados na matéria. Também há índices da Unesco divulgados recentemente onde a Educação de Lacerdópolis não passa nem perto de estar no final do Ranking de municípios  com desenvolvimento da educação baixo.

Ironicamente Lacerdópolis é 7 º lugar no estado e 24 º lugar no país em qualidade de vida [1]. Irônico a qualidade de vida estar tão em desacordo com a qualidade na educação, não é?, sendo a educação um dos setores que mais comprometem os índices de crescimento social e humano das cidades. A cada ano as pesquisas municipais realizadas pela empresa PERFIL revelam uma nota média de 8.5 sobre a aceitação da comunidade acerca de educação. 

 Mas, há que se pensar que os dados que estão divulgados não são indicadores de qualidade uma vez que a pesquisa tanto do IBGE quanto do Censo Escolar são quantitativas e não qualitativas, ou seja, não há espaços para justificativas ou argumentos na quantificação dos dados.

Em Lacerdópolis na rede municipal não há crianças ou jovens fora da escola.

È oferecido transporte escolar gratuito desde a Educação infantil até o ensino universitário .

O projeto Período Integral na rede municipal já completa 05 anos onde é oferecido oficinas de artes, dança, xadrez, judô, esportes. Também se oferece aulas de informática e  inglês desde a educação infantil até o ensino médio . E ainda aulas de espanhol no ensino médio estadual.

100 % dos alunos que participam de ENEM,  SAEM e vestibulares são classificados em várias universidades. 

 Já se sabe que foi um erro de informação de dados cometido pela GEREI  de Joaçaba, que já assumiu publicamente  esta falta.

 

 Segundo o Sr. João Andersem da Secretaria de Estado da Educação em  Florianópolis (responsável pela pesquisa e divulgação dos dados) , Lacerdópolis depois da correção dos dados passou da posição de 289o  colocado   no Ranking divulgado equivocadamente no último dia 22/05, para a 136ª posição com um crescimento de 7,37 % e portanto,  ficou classificado entre os 20 municípios que mais cresceram em educação,contrariando as notícias de que estariam entre os 10 piores municípios e assim  alterando as posições de 153 municípios. A nota geral foi  8,0, e quanto à formação docente (erro de digitação) o município está na posição 14 º no estado na qualificação dos professores.

 

 Hoje, quase uma semana após as primeiras notícias,  Lacerdópolis recupera-se aos poucos e a cada dia reconstrói seu índice sempre elevado de desenvolvimento educacional.

A Administração Municipal através da  Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Direção da Rede Estadual vêm nos últimos dias esclarecendo os fatos  através da imprensa para minimizar os efeitos da notícia.

 



[1] Dados do IDS e IDH

Anterior

Lendo com você - 066

Próximo

APAE de Capinzal

Deixe seu comentário