logo RCN

Reitor e Professores da Unoesc ministram palestra

Reitor e Professores da Unoesc ministram palestra para funcionários da Perdigão

Na última sexta-feira, dia 10 de setembro, o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, e os professores Adgar Bittencourt (diretor do ACBS), Sady Zago (coordenador de Engenharia Civil) e Rodney Edwin Moss (professor do ACET), foram convidados para falar sobre a Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe durante o Seminário Interno de Qualidade Total promovido anualmente pela empresa Perdigão.

A apresentação aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt e tratou de temas como a administração dos recursos hídricos e o funcionamento do Comitê do Rio do Peixe. O Seminário foi dirigido aos funcionários das unidades da Perdigão de Herval d?Oeste e Capinzal.



Engenharia Civil tem registro aprovado pelo CREA


Depois do reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba teve o registro aprovado pelo CREA ? SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). A aprovação aconteceu durante Plenário do Conselho realizado no mês de agosto. Com isso, os primeiros formandos do curso já poderão se registrar junto ao CREA, conforme prevê a Lei nº 5.194/66, que regulamenta o exercício da profissão, no mesmo dia da colação de grau. 

Exposição de Artes


            O curso de Artes e a Unoesc em Capinzal convidam os apreciadores de obras de arte e a população em geral para visitação à Exposição ?Cabeça Oca? no hall de entrada do prédio da UNOESC, localizada à rodovia SC 458, na Cidade Alta.

            A exposição apresneta oito painéis de 1,45 X 1,85, pintados com tinta acrílica sobre eucatex,  totalmente dedicados à Suinocultura e Avicultura. 

            Todas as peças são produzidas pelos artistas plásticos concordienses Claudia Marcon, Rudinei Scaranto Dazzi e Sandra Polleto.

            A Exposição estará aberta à visitação do dia 15 à 21 de setembro, das 14:00h às 20:00h durante a semana  e das 08:00h às 17:00h no Sábado.

            Aprecie e valorize o belo artístico, visitando a Exposição.

 

UNIVERSO PESQUISA


Perfil da força de trabalho representada pelos cirurgiões-dentistas que desenvolvem atividades na Regional de Saúde de Joaçaba ? SC

Legenda: Professor Edgard Michel entre os alunos Rodrigo Chiamulera e Jovani Rafo



        A odontologia tem passado por profundas modificações nas últimas décadas, e vários fatores têm contribuído para essas alterações. Dentre elas destaca-se a mudança do sistema de saúde brasileiro, a popularização dos sistemas de odontologia em grupo, a abertura de novos cursos na área, a maior oferta de profissionais no mercado de trabalho e a diminuição do poder aquisitivo da população. Tais fatores, além de estarem mudando o perfil da atividade odontológica, t
êm feito com que o mercado de trabalho também mude, o que implica alterações na força de trabalho que se dedica a essa profissão.

        Nesse contexto de mudanças, é importante conhecer as características atuais da profissão, pois o tipo de profissional que existe em um país, em um determinado momento, é resultante do processo evolutivo dessa atividade, e caracteriza uma etapa de evolução da profissão.

        Para que o egresso do curso de graduação em odontologia tenha uma boa formação profissional, seu curso de graduação deve colocar o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais (locais, regionais e nacionais), incluindo as práticas e políticas em saúde pública, a realidade do mercado de trabalho, possibilitando ao aluno ser um agente transformador dessas realidades.

        Dessa forma é necessário realizar constantes estudos para verificar o perfil profissional e as características do mercado de trabalho para que o curso de odontologia possa formar um aluno de acordo com as necessidades de mercado.

        Com a finalidade de subsidiar as práticas educacionais do Curso de Odontologia da UNOESC Joaçaba, está sendo realizado um estudo que tem como objetivo conhecer o perfil profissional abordando aspectos como: o perfil profissional, os fatores que induzem a opção pela carreira, a colocação no mercado de trabalho, o tempo dedicado à atividade e a renda auferida, as especialidades e a formação após a graduação, e os possíveis problemas de saúde decorrentes do exercício profissional.

        O projeto de pesquisa encontra-se no início da coleta de dados, e a equipe de trabalho é coordenada pelo Prof. Dr. Edgard Michel Crosato, Doutor em Odontologia Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e conta com participação dos alunos bolsistas do Curso de Odontologia, Jovani Rafo e Rodrigo Chiamulera. Participam do estudo também a Profa Dra Maria Gabriela Haye Biazevic e o Prof. Avrum Kotliarenko.

        Com esse estudo, espera-se contribuir para a melhor inserção do futuro profissional da Odontologia num mercado de trabalho em mutação.




Curso Superior de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional teve sua primeira aula



        Começaram no último sábado, dia 11 de setembro, as aulas do Curso Superior de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional. O objetivo do curso é promover a melhoria da educação superior no oeste catarinense a partir de cursos de graduação estratégicos para o desenvolvimento da região.

        Na Unoesc Joaçaba foram selecionados 48 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Turismo e Administração Hoteleira.

        O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Inovação do Estado de Santa Catarina e as três universidades do Oeste, Unoesc, Unc e Unochapecó.

         As Universidades envolvidas são: UNOESC, UNC e UNOCHAPECO. Os alunos que estão participando terão gratuidade de 70% da mensalidade do seu curso de graduação durante os três anos em que estiverem cursando o seqüencial que é totalmente gratuito.

         Os recursos para a execução do programa são do Governo do Estado. O curso terá duração de seis semestres (três anos). As aulas acontecem aos sábados. Em Joaçaba, a professora Fátima Hermes é a responsável pela primeira disciplina do curso, Desenvolvimento Regional. ?O programa de Educação Superior para o Desenvolvimento regional foi planejado para contribuir significativamente na mudança do cenário socioeconômico da região do grande oeste catarinense, promovendo o enfrentamento das desigualdades regionais e, conseqüentemente, o desenvolvimento sustentável?, afirmou o coordenador do curso na Unoesc Joaçaba, professor Marcos Luiz Comini.

 

Anterior

Unoesc Joaçaba

Próximo

Escola Vilson Pedro Kleinübing

Deixe seu comentário