logo RCN

Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência

Formatura do Proerd no município de Lacerdópolis

 

 

A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd dos alunos do município de Lacerdópolis ocorreu na sexta-feira, 24 de agosto, no Centro Comunitário da cidade. Nos dez anos de Proerd em Lacerdópolis (de 2002 a 2012) os alunos receberam certificados de conclusão do curso e prestaram o seu juramento de resistência às drogas e a violência.

Prestigiou o evento a secretária de Educação de Lacerdópolis, Ticiana Dalpizzol; presidente da Câmara Municipal, Rosana Kikuti; diretor da Escola de Educação Básica Joaquim D’Agostini; diretora do Centro Integrado de Educação de Lacerdópolis, Cristiane Ubiale Cabral; comandante do Destacamento PM de Lacerdópolis, Alcides Antonio Zanchetta; responsável pela Delegacia de Polícia de Lacerdópolis, Paulo Cesar Dalpizzol e representante do Conselho Municipal Tutelar, Avelino de Córdova.

Uma das lições do Proerd é a atividade de redação, onde os estudantes procuram registrar os conhecimentos adquiridos durante o Programa. Estas redações passam por avaliações e servem de passaporte para concorrer à premiação. Também outra ação do Proerd é o juramento, no sentido de firmar o compromisso entre alunos e a família, escola e Policia Militar, entrega dos certificados aos formandos e pronunciamentos das autoridades.

O 26º Batalhão de Policia Militar de Herval d’Oeste iniciou o Programa de Resistência às Drogas e a Violência no segundo semestre de 1999, com quatro turmas e atualmente já ultrapassa a marca de 20 mil crianças e adolescentes atendidas na região.

O programa é desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados norte-americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados. No Brasil o modelo Drug Abuse Resistance Education (DARE) chegou em 1992, através da Policia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Policia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.    

A missão do Proerd é educar as crianças no seu habitat, reunindo esforços, ou seja, família, policia e escola foi o fator preponderante que motivou em 1983 a criação do DARE, pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA) para que de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes. 

OBS: Demais fotos no site de O TEMPO – um jornal de fato.

 

Ação governamental e não governamental prestando serviços preventivos de combate às drogas ilícitas e contra a violência física e verbal.

 

 

Alunos de Engenharia Bioenergética realizam estágio em Portugal Anterior

Alunos de Engenharia Bioenergética realizam estágio em Portugal

13º aniversário do Sacolão de frutas e verduras Próximo

13º aniversário do Sacolão de frutas e verduras

Deixe seu comentário