logo RCN

Professores do Curso de Fisioterapia da Unoesc

Professores do Curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba convidados para prestigiar a posse da primeira diretoria do CREFITO-10

Em cerimônia realizada em Florianópolis no dia 10 de junho último, tomou posse o primeiro colegiado do CREFITO-10, com área de jurisdição no Estado de Santa Catarina e mandato até março de 2009. O décimo Conselho Regional foi criado através da Resolução nº 252, de 28 de maio de 2003, em atendimento a uma antiga reivindicação dos profissionais catarinenses. O primeiro colegiado foi homologado pela Resolução 262/2004, de 30 de abril último, vencendo as eleições com 84,6% dos votos validos sendo que de 100% dos profissionais Fisioterapeutas do interior de Santa Catarina, tivemos 92% de aprovação.

A primeira diretoria do CREFITO-10 é composta pelo dr. Paulo Luís Crócomo, presidente; dr. Lourival Jayme Vieira Filho, vice-presidente; dra. Rita de Cássia Paula Souza, diretora secretária e dra. Rubia Mara Berto, diretora tesoureira, onde por ocasião estiveram presentes também os professores do Curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto, dr. Irineu Jorge Sartor e o dr. Jorge Menezes.

 

O Tempo ? Dr. Carlos, sabemos que a criação deste Conselho Regional em Santa Catarina sempre foi um sonho antigo destes profissionais inclusive o seu, como nasceu e qual a importância deste fato para os profissionais da nossa região?

Dr. Carlos - A luta em prol das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é longa e teve início com a união de profissionais catarinenses em torno do mesmo ideal: defender a participação e a representação de Santa Catarina no então Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 5), sediado no Rio Grande do Sul, que após um estudo de viabilidade instalou em 2001 uma secretaria com sede em Florianópolis; ajudou bastante, mesmo assim nós profissionais continuávamos sentindo uma falta muito grande de representatividade estadual dentro de nossa profissão.

Neste mesmo período, a maioria dos profissionais assinou o documento pedindo a criação do referido órgão em Santa Catarina, responsável pela fiscalização e defesa dos interesses das categorias no Estado.  Diante disso, a solicitação foi, finalmente, enviada ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Nas últimas eleições, em março de 2002, dois representantes catarinenses foram eleitos pelos profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com a promessa - feita durante a campanha - de instalar um Conselho Regional com sede em Florianópolis, como rege a nossa legislação.

Apesar das adversidades, esses não desistiram do pleito e conseguiram sensibilizar o Conselho Federal, que em 2003 editou a resolução criando o CREFITO 10 e somente agora em junho de 2005 foi empossada a primeira diretoria do CREFITO 10, realizada por voto direto de todos os profissionais do estado.

A importância real deste acontecimento, reflete diretamente no fato de agora possuirmos representatividade de todas as macro-regiões do Estado com conselheiros do Oeste, Planalto Serrano, Sul/Carbonífera, Norte e Litorânea, alem dos delegados regionais em todos os locais do estado e com isso indiretamente quem ganha é a população que necessita diariamente do serviço destes profissionais no que tange ao compromisso social e a responsabilidade ética que estes profissionais deverão ter com seu pacientes, pois entre as metas da nossa gestão estão:

Campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre o real papel do Conselho Regional

Elaboração e distribuição de material informativo sobre legislação e orientações gerais das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;

Estímulo e apoio a valorização  e crescimento das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional através de: - Divulgação de eventos técnicos científicos do Estado de Santa Catarina; - Participação em campanhas nacionais e estaduais, que defendam nossas categorias profissionais; - Promoção e participação em campanhas de divulgação e valorização dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais; - Parcerias com outros Conselhos Profissionais;

Acompanhamento junto ao cenário nacional e estadual de projetos de lei que tenham algum interesse as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;

Estímulo e conscientização sobre a importância da participação de profissionais junto aos Conselhos Municipais de Saúde e interligação com o Conselho Estadual de Saúde;

Dedicação total à continuidade do crescimento das profissões do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional no Estado de Santa Catarina, garantindo qualidade assistencial em Fisioterapia e Terapia Ocupacional à comunidade catarinense.

 

 

Carlos Dacheux (Unoesc) , dr. Irineu Sartor (Unoesc), dr. Marcos Boscato (UNC), dr. Paulo Crocomo (presidente CREFITO-10), dra. Teresinha (representante COFFITO) dr. Sandroval Torres (UDESC), dr. Jorge Menezes

 

 

 

Anterior

Processo Seletivo Especial

Próximo

Professores da regional de Joaçaba

Deixe seu comentário