logo RCN

Professores da Unoesc participam de congresso euroamericano no México

Professores da Unoesc participam de congresso euroamericano no México

 
Quatro professores da Unoesc participarão na próxima semana do 6º Congresso Euroamericano de Motricidade Humana, que ocorrerá na Universidad Autónoma de Chiuhauhua, no México. O evento é promovido pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que reúne 32 instituições de ensino e pesquisa de 12 países, entre elas a Unoesc.
Os professores são Kaline Zeni, responsável pela Mobilidade Acadêmica na Unoesc; Rudy José Nodari Junior, responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unoesc Joaçaba, delegado da REMH no Brasil e coordenador da mobilidade acadêmica para as Américas dessa entidade; Elisabeth Baretta, coordenadora do Curso de Educação Física do Campus de Joaçaba; e Mirian Dolzan, que integra o corpo docente desse curso.
Kaline participará de uma mesa redonda sobre mobilidade acadêmica, apresentando o case da Unoesc e a situação do Brasil no Programa Ciências sem Fronteiras, além de abordar questões relativas a bolsas e a cooperação técnico-científica.
O professor Rudy, que é doutor em Ciências da Saúde e uma referência em pesquisas que utilizam a Dermatoglifia para investigações nas áreas da saúde e do esporte, ministrará uma conferência sobre a utilização dessa ferramenta em pesquisas em Educação Física. Ele abordará nessa exposição alguns dos estudos desenvolvidas no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unoesc Joaçaba, onde está concentrado o maior banco de dados dermatoglíficos do mundo.
A professora Mirian, que além de docente da Unoesc é superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Joaçaba, apresentará o Censo Esportivo Escolar. Essa pesquisa foi desenvolvida em 2011, por meio de um convênio entre o município e a Unoesc, para avaliar o desempenho de estudantes da educação básica em diferentes modalidades esportivas.
Já a professora Elisabeth Baretta ministrará uma oficina sobre esculturas de balão no 17º Congresso Internacional de Educação Física, Desporto e Recreação. Esse evento será realizado de forma paralela ao Congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, voltando-se a estudantes da Universidade de Chihuahua.
Os quatro viajam nesta sexta-feira, dia 30, em função de que aproveitarão a estada no México para realizarem visitas acadêmicas e conhecerem a estrutura esportiva existente na cidade de Chihuahua, além de outros municípios próximos com que consigam agendar.
– Queremos observar se existem exemplos que podem ser adaptados para a nossa região – diz o professor Rudy.
Eles também acompanharão nesse período a reunião nacional da Mexican Association of Universities and Higher Education Institutions (ANUIES), que reunirá os responsáveis pela mobilidade acadêmica de 175 universidades públicas e privadas do México. Esse evento compreenderá palestras e conferências sobre assuntos ligados a internacionalização do ensino superior, como captação de recursos para cooperação acadêmica e aferição de indicadores.
Os quatro professores viajarão e participarão desses eventos com recursos próprios e da Unoesc.
Novo convênio
Durante a estada no México, o professor Rudy ainda assinará um novo convênio de mobilidade acadêmica entre a Unoesc e a Universidade Autônoma de Chihuahua. Esse convênio possibilitará a mobilidade de estudantes e professores das duas instituições, além de parcerias em pesquisas científicas, a exemplo de parcerias já existentes com outras instituições, como a Universidade Autônoma da Baixa Califórnia, que sediou ou congresso anterior da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, em 2012.
Bruna Santos de Andrade
 
Na fotografia estão os professores Elisabeth, Rudy e Kaline.

  

SDR Joaçaba seleciona trabalhos para as feiras estaduais de Ciências e Tecnologia e Matemática Anterior

SDR Joaçaba seleciona trabalhos para as feiras estaduais de Ciências e Tecnologia e Matemática

A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO PARA ESPECIAIS Próximo

A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO PARA ESPECIAIS

Deixe seu comentário