logo RCN

Papel reciclado gera economia e conhecimento em Piratuba

Alunos produzem cartolinas e blocos de anotações para uso nas escolas

 

 

A Secretaria de Educação do município não investe mais na compra destes itens. A economia se deve à produção própria dos alunos do Centro de Referência Sustentável de Piratuba, que estão reciclando papel e confeccionando todas as cartolinas e bloquinhos de anotações que são utilizados nas escolas da rede municipal.

Esta é uma das atividades do Centro de Referência, que atende 120 alunos divididos por turmas com idades entre sete e 14 anos, no período de contraturno escolar. “O papel que não é mais utilizado nas escolas vem pra cá, onde reciclamos, produzimos as cartolinas e blocos e depois encaminhamos de volta”, explica a diretora Eni Martinazzo. “O objetivo maior não é a economia, mas sim, a educação e consciência ambiental que trabalhamos com os alunos durante as atividades”, destaca.

São cerca de 300 cartolinas e mais de 150 blocos para anotação produzidos por mês. A folha “A4”, utilizada em impressoras, também já começou a ser “fabricada” e em breve vai abastecer as escolas. O aluno Daniel Belotto, de dez anos, conta que gosta da atividade e que além de reutilizar o papel, já aprendeu algo mais com este trabalho. “Reciclando o papel, vamos causar menos prejuízos ao meio ambiente. São menos árvores cortadas, menos poluição e quem ganha com isso somos nós, são com ações destas que teremos resultados no futuro”, relata.

A produção é simples. Com o acompanhamento dos professores os alunos trituram e esmagam o papel. O pó resultante deste processo é misturado com água, formando uma pasta, que é depositada em um caixa, também com água. Não há nenhum produto químico.

Moldes no tamanho padrão das cartolinas ou dos bloquinhos são mergulhados nesta caixa, captando a pasta. Aí é só retirar e aguardar algumas horas de sol. Com os moldes secos, os alunos fazem os recortes e acabamentos e o “novo papel” está pronto.

 

Pra quem quiser ver o vídeo desta matéria, é só clicar no link - https://www.youtube.com/watch?v=7RIwNuAwfsc

Cristiano Mortari

 

 

 

 

 

Fundação Cultural Camponovense lança o 1º FLICAM Anterior

Fundação Cultural Camponovense lança o 1º FLICAM

Escola Constantino Machado Pereira é ampliada com apoio do Consórcio Machadinho Próximo

Escola Constantino Machado Pereira é ampliada com apoio do Consórcio Machadinho

Deixe seu comentário