logo RCN

Núcleo de Estudos Italianos ? NEITA

Unoesc Joaçaba

        A região de abrangência da UNOESC/Joaçaba teve significativa presença de italianos e descendentes no processo de colonização, desencadeado a partir das primeiras décadas do século XX. Esses imigrantes provinham, principalmente, das colônias velhas do nordeste do Rio Grande do Sul e, em menor proporção, das do sul de Santa Catarina. Um estudo da Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul destaca que, no Oeste do Estado, o fluxo migratório foi do tipo rural-rural e recebeu cerca de 250 mil agricultores gaúchos.¹ O número significativo de riograndenses que migraram para Santa Catarina, nas primeiras décadas do século XX, também pode ser constatado nos dados apresentados por Roche², o qual afirma que dos 131.132 nascidos no Rio Grande do Sul e residentes fora dele, 76.394 estavam em Santa Catarina, representando 58% do total e, a partir de 1940, aproximadamente oito mil riograndenses fixaram-se em Santa Catarina, continuando a representar mais da metade dos que migravam. Dos migrantes, 65% tinham entre 15 e 50 anos; isto significa dizer que se encontravam em pleno potencial para o trabalho.

        Esses dados evidenciam que o fenômeno migratório ao Oeste Catarinense teve grande significado histórico, pois modificou profundamente a região, seja do ponto de vista do contato que os migrantes estabeleceram com a natureza, com o elemento humano local e seus modos de vida, considerando que se trata de uma região de colonização mista, ou das relações sociais e econômicas estabelecidas a partir de então.

        Diante disso, entende-se que é imprescindível a recuperação da experiência vivida pelos migrantes, seja para melhor entender a história regional ou a participação dos italianos nesse processo. Diz Célia Lucena que a arte de lembrar é um ato de recuperação do ?eu? e a história de vida é uma interpretação atual da vivência do passado. Este passado é expressão da identidade do grupo e essa identidade é o resultado de um sentimento de pertencimento a um grupo, que possui uma história de vida comum.

        Foi levando em consideração a marcante presença de ítalos na região que se criou, junto ao Curso de História e ao Centro de Ciências da Educação, Humanas e Letras da UNOESC Campus Joaçaba, o Núcleo de Estudos Italianos (NEITA). Ele busca se constituir num pólo interdisciplinar para promover, coordenar e difundir os estudos voltados ao italiano, no intuito de entender de forma mais criteriosa a participação dos imigrantes e descendentes na região. Um fórum aberto à pesquisa em diferentes áreas, como as ligadas ao processo de imigração, migração, aos estudos interculturais, ao ensino da língua italiana, à participação dos italianos em empreendimentos comerciais, industriais, entre outros. O NEITA também busca ser o elo de ligação entre a Universidade, a comunidade, o Fórum Parlamentar Ítalo-Catarinense, a Agência Consular, os grupos culturais organizados e os órgãos representativos do governo e instituições italianos.

        De outra parte, pretende, ainda, dar suporte às ações da Rota Italiana, composta de 14 municípios da região, que são: Água Doce, Arroio Trinta, Caçador, Capinzal, Concórdia, Herval d?Oeste, Erval Velho, Itá, Joaçaba, Ouro, Pinheiro Preto, Tangará, Treze Tílias e Videira.

        Entende-se que o NEITA tem um papel importante, seja para a comunidade ou para a Universidade, pois poderá dar-lhe maior visibilidade regional, nacional e até internacional, pelas diferentes atividades a serem desenvolvidas e pelos intercâmbios que poderão ser criados ou estão em andamento. Como exemplo, cita-se o convênio assinado entra a UNOESC e o Ministério de Assuntos Exteriores da Itália, para o ensino da língua italiana, que já vem sendo oferecido, de forma extracurricular, no ano em curso.

        Entre os propósitos mais imediatos do NEITA estão: a criação de um grupo de estudos; a elaboração de uma relação de trabalhos de pesquisa regionais ligados à temática, como trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), dissertações de mestrado, teses de doutorado, etc.; a criação de um acervo de memória oral a partir de entrevistas com pessoas ligadas à etnia italiana; a criação de um Álbum Fotográfico Virtual no intuito de recuperar o patrimônio arquitetônico das comunidades italianas da região. Esse álbum será disponibilizado na página do NEITA, www.unoescjba.edu.br/~neita.

        O NEITA funciona na sala n. 76, Bloco 04, sala anexa ao Curso de História, coordenado pelo professor José Carlos Radin, tendo como colaboradores o bolsista Leocir Antônio Bussacro e Pietro Boscia como professor de Língua Italiana. Informações pelo e-mail neita@unoescjba.edu.br ou pelo telefone (49) 551-2003.

1-Conforme a Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul. O fenômeno migratório na Região Sul. Porto Alegre: SUDESUL, 1975, p. 53.

2-ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969, p. 357.

3-LUCENA, Célia Toledo. Artes de Lembrar e de Inventar; (re)lembranças de migrantes. São Paulo: Arte e Ciência, 1999, p. 79.

 

 

Espaço Cultural traz a exposição ?A Paz Entre os Povos?

 

       Aconteceu, na última semana, a abertura da exposição ?A Paz entre os Povos,? organizada pela Biblioteca Universitária da Universidade do Oeste de Santa Catarina ? UNOESC, na qual o artista plástico Júlio César de Souza Castro expôs seu trabalho no espaço cultural.

        O artista nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 1950. Iniciou sua carreira artística na década de 70, trabalhando especificamente com propaganda e decoração. Em 1974, transferiu-se para Curitiba e começou a ministrar aulas de arte para menores abandonados, num programa do governo estadual.

        Realizou várias exposições individuais: na Galeria Portus (1982); Centro de Criatividade de Curitiba, Parque São Lourenço (1993); Arte Sacra na Igreja Bom Jesus e várias outras.

         O artista também confeccionou vários vitrais, como o da Igreja Ucraniana, especialmente desenvolvido para homenagear o Papa em sua visita ao Brasil.

Júlio César mora atualmente em Florianópolis e dedica-se à confecção de esculturas, pinturas em tela e bico de pena.

         Segundo o coordenador da exposição, Alvarito Luiz Baratieri, a biblioteca está disponibilizando à comunidade acadêmica, além do espaço científico, vários eventos culturais. ?Estamos realizando as exposições através de parcerias entre os artistas e a Universidade. Para este semestre, estamos com as datas todas agendadas,? explicou Alvarito.

         A exposição no espaço cultural da UNOESC é inédita, sendo esta a primeira vez que o artista mostra esses trabalhos. A mostra vai até o final do mês e está aberta à visitação, no horário de funcionamento da biblioteca.

 

UNOESC realiza 2ª semana Pedagógica

 

       Aconteceu de 20 a 24 de outubro, a 2ª Semana Pedagógica do Centro de Ciências da Educação, Humanas e Letras que, para esta edição, trabalhou o tema ?Universidade Inclusiva: Construindo Cidadania?.

O evento buscou a não-limitação do aluno à sala de aula e, também,  um entrosamento entre os cursos de Pedagogia, Letras, Publicidade e Propaganda, Rádio e Tv e História.

       Segundo explicou o Diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais, David Mandryk, esse evento deve se repetir todos os anos, pois existe uma lei federal que obriga a universidade a realizar 200 horas/aula em atividades culturais e científicas. As chamadas atividades extra-classe. ?Não podemos limitar os cursos somente em sala de aula. Entendemos que uma universidade não se faz somente em sala. Queremos integrar os cursos e sair das especificidades de aula e abrir para novas perspectivas científicas e culturais,? explicou David.

       Segundo dados da coordenação, aproximadamente 600 acadêmicos participaram da semana integrada. Além de palestras e minicursos, o evento teve 15 oficinas para  todas as áreas envolvidas.

       A UNOESC Joaçaba agradece aos Grupos da Terceira Idade da região e ao Colégio Santíssima Trindade, pelas apresentações realizadas na Noite Cultural da 2ª Semana Pedagógica.

 

 

Unoesc presta homenagem a seus novos Mestres e Doutores

 

        A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão realizou no último dia 27 de outubro, segunda-feira, no Auditório de Ciências Jurídicas e Sociais, uma homenagem aos professores da UNOESC ? Joaçaba que, no último ano, defenderam suas dissertações e teses e conquistaram os títulos de mestre e doutor. Desde sua criação, a UNOESC vem investindo na capacitação de seus quadros - docente e técnico-administrativo - porque entende que a qualificação de seus recursos humanos agrega qualidade a tudo o que a Instituição faz. ?O número de mestres e doutores de uma instituição facilita a implantação de uma política de pesquisa e de produção científica. Por reconhecer tal importância, a direção do Campus de Joaçaba sente-se na obrigação de homenagear aqueles que se dedicam e se aprimoram para o crescimento da Universidade?, comentou o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Prof. Joviles Trevisol.  

Novos Mestres

       Everdan Carneiro - Mestrado em Odontologia (Endodontia); Fabiane Del?Antônio - Mestrado em Ciências da Saúde Humana; Neila Ribeiro ?Mestrado em Odontologia ? Dentística Restauradora; Abel B. Quaresma - Mestrado em Ciências Médicas - Clínica Cirúrgica; Célia Regina Araújo - Mestrado em Ciências da Saúde Humana; Roberto Wesoloski - Mestrado em Odontologia / Radiologia; Marco Frey - Mestrado Profissional em Odontologia; Evanilda Corrêa - Mestrado em Educação; Lindamir Gadler - Mestrado em Gestão Executiva; Sílvio Santos Junior - Mestrado em Administração; Rosângela Aguiar Adam - Mestrado em Ciência da Computação; José Elmar Feger - Mestrado em Desenvolvimento Regional;  Luciana Nodari - Mestrado em Turismo e Hotelaria; Marilena Zanoello Detoni - Mestrado em Educação; Evandro Guindani ? Mestrado em  Ciências da Religião e Educação; Ana Beatriz Brancher - Mestrado em Educação; Ancelmo Pereira Oliveira - Mestrado em Educação; .    Daniel Calixto de Moraes - Mestrado em Engenharia de Produção; Douglas Roberto Zaions - Mestrado em Engenharia de Produção; José Carlos Azzolini - Mestrado em Engenharia de Produção; Mauro Guilherme Raimundo ? Mestrado em Engenharia Ambiental; Sady Zago ?Mestrado em  Engenharia Ambiental; Laila Valduga ?Mestrado em Engenharia Civil; Jackson Antônio Carelli ? Mestrado em Engenharia Civil; Tonia Becker ? Mestrado em Engenharia Civil; Sandra Salete Poletto - Mestrado em Engenharia de Produção; Jaime de Brito - Mestrado em Computação; José Frâncio - Mestrado em Ciência Jurídica.

Novos Doutores

       Edgard Michel Crosato - Doutorado em Odontologia (Odontologia Preventiva e Social); Alessandro Dourado Loguercio - Doutorado em Materiais Dentários; Alessandra Reis Silva Loguercio - Doutorado em Materiais Dentários; Maria Gabriela Haye Biazevic ? Doutorado em Saúde Coletiva; Maria Teresa Ceron Trevisol - Doutorado em Psicologia /Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano; José Mauro Lehmkuhl - Doutorado em Ciências Pedagógicas; Eduarda de Magalhães Dias Frinhani - Doutorado em Ciência Florestal -  Química/ Papel e Celulose.

 

Trabalhos acadêmicos serão apresentados hoje na Unoesc Joaçaba

 

      Inicia na noite de hoje, na Unoesc Joaçaba, o II Seminário Interno de Iniciação Científica da Área de Ciências Aplicadas. O evento, que será realizado todo o ano, tem como objetivo a apresentação dos trabalhos de pesquisas feitas no ano de 2003. Todas as pesquisas foram selecionadas por um comitê e serão apresentadas pelos alunos bolsistas.

       Segundo Jairo Luiz Bahú, diretor do centro de ciências sociais aplicadas, os trabalhos apresentados serão transformados em artigos e depois publicados na revista Roteiro.

Jairo explicou, ainda, que, em novembro, em São Miguel d? Oeste, será realizado um seminário, nos dias 13 e 14, que vai abranger todos os campi da Unoesc, quando serão apresentados todos os trabalhos desenvolvidos pela Universidade.

       Hoje serão apresentados cinco trabalhos que têm os seguintes temas:

* Conselho Municipal de Contribuintes ? meio de acesso do cidadão para revisão de lançamentos fiscais. Desenvolvido por Maria Alice Costagnaro e Marco Castagnaro.

* A exportação como alavancador do desenvolvimento regional e da integração do CCSA com a comunidade empresarial da região da AMMOC, realizado por Ediano D. Fritzen e Cheila C. Monteiro.

* Cadeias Produtivas da Região da AMMOC: descrição e qualificação, feito por Melânia Alves e Silmar Heck.

* Estudo de sustentabilidade de equipamentos para o turismo religioso: o caso do monumento Frei Bruno em Joaçaba. Pesquisado pela bolsista Neusa Ap. de Oliveira.

* Inventário Cultural do Município de Capinzal, desenvolvido pelos acadêmicos Orli Roque Peri e Mavis Edinéia Rech.

 

 

Inicia a Semana da Engenharia

 

       Iniciou, na última segunda-feira, a 9ª Semana de Engenharia, em que profissionais de várias áreas, através de palestras técnicas, explicaram as novas tendências dentro das engenharias. O evento, que envolve os cursos de Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Tecnologia em Processos Industriais ? Refrigeração, acontece todos os anos e tem como objetivo principal a capacitação de profissionais em assuntos que não constam nas grades curriculares.

       Segundo explicou o Prof. José Carlos Azzolini, Diretor da Área de Ciências Sociais, Exatas e da Terra, a Semana de Engenharia é uma grande confraternização entre os cursos, empresas e comunidade regional. ?As palestras vão até sexta-feira e, para o sábado, os acadêmicos organizaram um dia de recreação, que será o último evento da 9ª Semana de Engenharia?, finalizou Azzolini.

 

Homenagem Dr. Miguel Russówsky

 

       ?Homenagear um grande poeta e mostrar um pouco da sua obra? - foi com esse intuito, segundo explicou o Diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais  David Mandryk, que foi realizada a entrega da placa comemorativa ao Dr. Miguel Russowsky, médico, empresário e poeta, que engrandece a literatura joaçabense a cada novo poema escrito.  O evento, que aconteceu durante a Noite Cultural, realizada na última sexta-feira no auditório Afonso Dresch, marcou as apresentações no último dia da Semana Pedagógica.

       ?Realizamos uma síntese da obra poética,? comentou David, que subiu no palco para declamar um poema de autoria de Miguel em conjunto com a aluna Lori Terezinha Schmitk Jarent Shuk. A homenagem, que ficou por conta da 6ª Fase de Letras, chamou a atenção pela forma que foi feita, em que  alunos e o próprio autor, inspirados na poesia, declamaram textos de várias épocas, passando pelas tendências amorosas, épicas, humorísticas, até chegar à fase melancólica.

 

Anterior

Visita à Câmara Municipal de Capinzal

Próximo

Lendo com Você - 036

Deixe seu comentário