logo RCN

Mais de 700 professores participam de seminário sobre Educação

Mais de 700 professores da região da AMMOC participaram nesta terça-feira do seminário ?Educação em tempos de mudança?, promovido pela Unoesc Joaçaba com o apoio do banco Santander.

 

Idealizado pelo Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, o evento era voltado a professores e gestores da educação básica, mas também aberto a docentes que trabalham no ensino superior e a estudantes de cursos de Licenciatura. Tinha por objetivo promover a reflexão sobre o papel do professor no cenário contemporâneo e as mudanças observadas na missão de educar.

 

– Entendemos que é por meio da educação que transformamos e melhoramos a sociedade e as pessoas, e conquistamos a nossa felicidade. Entendemos também que neste período atravessamos uma imensa mudança [...]. A quem diga que nos próximos vinte anos viveremos mais mudanças do que se viveu nos últimos 200. E nesse sentido é preciso repensar o papel do professor – destacou Cimadon, lembrando as dificuldades enfrentadas pela classe no Brasil, desde a formação até a valorização profissional, passando pelos novos conhecimentos e habilidades que as constantes alterações tecnológicas e sociais demandam a cada dia, em sala de aula.

 

– Nosso desejo é que este dia sirva para que nós, educadores, saibamos ensinar e resignificar nossas ações onde estivermos – disse, ainda, a professora Marilena Zanoello Detoni. Ela é coordenadora da Área das Ciências Humanas e Sociais da Unoesc e foi responsável pela organização do evento, junto à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus.

 

A gerente regional de Educação, Maria Carlesso Doré, também considerou importante o momento de reflexão:

 

– Em tempos como o que vivemos hoje, de tanta preocupação com a qualidade do ensino, é um momento para revermos nossa atuação como educadores e quem sabe replanejarmos algumas ações, sempre com foco na aprendizagem do aluno.

 

Palestrantes

 

A programação envolveu quatro palestras com pesquisadores reconhecidos na área da educação: o Me. José Francisco de Almeida Pacheco, da Universidade do Porto, de Portugal; a Me. Maria Tereza Maldonado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; a Dra. Emília Cipriano, da PUC São Paulo; além do Dr. Roque Strieder, que integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Unoesc.

 

José Francisco de Almeida Pacheco é mestre em Educação da Criança pela Universidade do Porto. Tem 14 livros publicados e já exerceu diversos cargos na área educacional, inclusive como diretor da Escola da Ponte, de Portugal, da qual também foi idealizador. Essa escola é conhecida mundialmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

 

Maria Tereza Maldonado é mestre em Psicologia Clínica e foi professora da PUC-Rio, onde cursou o mestrado, e da Universidade Santa Úrsula. Coordenou equipes de psicologia em hospitais públicos e privados; atua em projetos sociais de ONGs, trabalha com consultoria familiar, atua como palestrante em todo o Brasil, tem 35 livros publicados e 56 artigos em revistas especializadas do Brasil, Argentina e Estados Unidos.

 

Emília Cipriano Sanches é doutora em Educação e professora da PUC/SP, coordenadora e assessora pedagógica na área de Educação Infantil do Instituto Aprender a Ser, que presta consultoria e assessoria educacional.

 

Já o professor Roque Strieder é doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, professor de cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc, autor de diversos artigos científicos, autor ou organizador de sete livros sobre assuntos ligados à educação.

 

 

I tarde dos talentos do centro de convivência - CECON Capinzal/SC Anterior

I tarde dos talentos do centro de convivência - CECON Capinzal/SC

Próximo

Inscrições para o Seletivo Especial Unoesc seguem até 4 de dezembro

Deixe seu comentário