logo RCN

Lendo com você - 094

Professora Schirley

PREVINA-SE

 

            O verão está aí. O sol arde mais do que nunca. O que se recomenda?

                                                            Previna-se.

            Graças a Deus, há uma parcela da população bem informada, mas há muita gente que nesta época do verão, o que interessa é pegar um ?bronze?.

            Para muitos, pele bronzeada é sinônimo de beleza. Porém, se este bronzeamento for obtido por meio de uma exposição inadequada ao sol, poderá trazer grandes prejuízos à saúde. Um deles, bem comum, é o câncer de pele. E por incrível que pareça, os homens somam um percentual elevado nesta incidência. Eles são mais atingidos porque não se conscientizaram sobre a importância de usar o filtro solar, nem que seja para jogar bola, exposto ao sol

            A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza diversas ações, com o objetivo de diminuir a alta incidência de casos de câncer, que, se não tratados no estágio inicial, podem levar a óbito.

            Todos nós temos o compromisso de informar a população.O maior respeito que se tem pelo povo é demonstrado, quando se leva o conhecimento, a informação.

            Li e dou de presente:

 

·        O que é o câncer de pele?

-         É o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.Estas células se dispõem, formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O mais perigoso é o melanoma, principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele.

 

·        Quais as características destes tipos de câncer?

_ O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente e representa 70% dos casos. É o mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida.                                                                                                            

 

·        O que deve ser feito para evitar o câncer de pele?

_Todas as medidas possíveis: uso de chapéu, camiseta e protetores solares. Deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia, de algodão ou lona, absorvem  50% da radiação ultravioleta. Já as barracas de náilon formam uma barreira pouco confiável; 95% dos raios UV ultrapassam o material.

 

·        Como identificar um câncer de pele?

_ O câncer de pele se apresenta na forma de sinal, verruga, pinta ou ferida, com as seguintes características: aumento do tamanho, variação de cor, dor, sangramento, coceira ou ulceração, além da dificuldade de cicatrização.

·        Quando deve ser aplicado o protetor solar?

_ O filtro solar deve ter, no mínimo, fator de proteção 15, e a conta é a seguinte: o fator 20, por exemplo, deve ser reaplicado a cada 100 minutos. Se o fator for 30, deve ser reaplicado a cada 150 minutos. Por isso, os dermatologistas recomendam  que se utiliza fator de proteção a partir de 15, pois muitas pessoas esquecem de reaplicá-lo, quando estão expostos ao sol. O ideal é aplicar o protetor 15 minutos antes de se expor ao sol.

 

·        Qual a vantagem de se identificar precocemente o câncer de pele?

-         Porque quanto mais cedo for reconhecido, maiores serão as chances de cura por meio de procedimentos simples.

 

·        Como é feita a remoção de pintas suspeitas?

-         As pintas que forem suspeitas, isto é, aquelas que têm potencial de virar um câncer de pele, devem ser removidas por meio de uma pequena cirurgia.

 

·        As sardas podem virar câncer de pele?

-         Na verdade, as sardas são lesões benignas, que não oferecem risco. Mas como elas estão relacionadas à exposição solar excessiva, freqüentemente atingem pessoas de pele clara, sendo mais um sinal de alerta para se aumentar a proteção solar.

( FONTE: www.sbcd.org.br;  www.sbd.org.br; Dermatologista Nilton Nasser)

 

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, em virtude do buraco na camada de ozônio, pessoas com todos os fototipos de pele devem utilizar proteção quando expostas ao sol.Os de maior risco são as do fototipo 1 e 2, ou seja, de pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de doenças, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

                                   PREVINA-SE!

 

            Com carinho- Professora   Schirley

       

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Cerimônia de formatura na Escola Kleinübing

Próximo

Lendo com você - 093

Deixe seu comentário