logo RCN

Lendo com você - 073

Ana Schirley

O   QUE   DEVE   CONTAR?

                                    O  QUE  MAIS  PESA  PARA  O  CONCEITO E

                                    AVALIAÇÃO  DA  PESSOA?

                                    QUAL  É  A  CONDIÇÃO  PARA   SER  FELIZ?

 

            O  CARÁTER-  pessoa de caráter é firme nos seus propósitos. Tem personalidade, boa índole. É honesta. Não faz uso só de palavras. Sua verdadeira fala são atos concretos.  Faz acontecer de fato. É coerente. É íntegra. Odeia a corrupção. É digna de confiança. Socializa as leis e o conhecimento. Respeita o próximo. Contribui para a felicidade do outro.

 

            A  SENSIBILIDADE-  a pessoa sensível percebe com facilidade as carências e os sofrimentos alheios. É compreensiva, é solidária com os problemas humanos. É perspicaz e se antecipa para servir o próximo. Faz trabalhos voluntários. A pessoa sensível alimenta afeto e cuidados. Não economiza carinho e proteção. Ajuda gratuitamente. É criativa. Tem ternura no coração e cultiva sentimentos refinados. Ajuda a todos sem distinção. O coração é a porta da razão. É prestativa, estende a mão e enxerga com o coração.

 

            A  COMPAIXÃO- Tem compaixão pelo irmão. Envolve-se e se compromete com os outros. Dispensa cuidados com tudo e com todos. Protege a natureza e os humanos. Protege das más intenções. Pessoa que tem compaixão é benevolente e deseja, intensamente, a promoção do outro.Quem tem compaixão comove-se, aproxima-se dos necessitados, pensa e age por eles, oferece cuidados e soluções. É mais feliz em dar do que em receber.

 

            A  ACEITAÇÃO- aceita os desafios e os contratempos da vida. Enfrenta as adversidades. Aceita as limitações e as fraquezas.É humilde. Reconhece as falhas e os erros. Não reincide nos tropeços. Acata os conselhos, mesmo os mais simples. Tira as pedras do caminho.   Não esmorece frente os primeiros obstáculos. É sábia, quando ouve a voz dos mais experientes. Aceita os desígnios da divindade.

 

            A  PRESENÇA- sente a presença de Deus. Quem ama, marca presença. É presente nas ações realizadas a favor dos semelhantes. Fica encantada e entusiasmada com a felicidade do próximo. Demonstra sentimentos de amizade, de respeito e de amor através da bondade, das atitudes, dos gestos e ações solidárias. Pessoa presente é aquela que faz acontecer de fato. Privilegiando a coletividade. Presença, não é estar ali fisicamente, batendo nas costas, emitindo sorriso, muitas vezes, falso e enganador. Presença, é estar envolto no estudo, na pesquisa, na reinvenção. Citemos, dentre milhares de exemplos: Santos Dummond. Isolou-se na sua casinha, pesquisando sem parar. Até a comida e o remédio eram levados lá na sua mesinha. Inventou para servir a humanidade. Mais um exemplo: As milhares de mães operárias que chegam em casa, correm para o tanque, fazem o pão, conversam um pouco com os filhos e, quando vêem, já está na hora de começar a rotina de todo dia. Estes tipos de pessoas estão presentes, fazendo de tudo para dar o mínimo de dignidade para quem precisa. É a  presença em QUALIDADE. É a presença em doação, dedicação, ternura e cuidados. É a presença de quem ama sem limites.

            EIS O CAMINHO E A CONDIÇÃO   DA  FELICIDADE.

 

                                    COM  CARINHO-  PROFª  ANA  SCHIRLEY    

 

             

Anterior

Lendo com você - 074

Próximo

Colégio Posivesti oferece Pré-Vestibular

Deixe seu comentário