logo RCN

Lendo com você - 044

Ana Schirley Favero

A escritora  Eloí Elisabet Bocheco é natural de Campos Novos/ SC. É professora formada em letras pela Universidade de Passo Fundo/RS. É pós-graduada em metodologias da Leitura. O livro e a leitura têm mediado a relação desta escritora com crianças, adolescentes e todos os leitores deste chão chamado Brasil.

            A escritora, além de poesia, escreve crônicas e contos. Neste ano de 2003, através das Edições Paulinas edita o livro ?O pacote que tava no pote?. A narrativa  escrita por Eloí comunga perfeitamente com o texto ilustrativo da Mari Inês Piekas. Esta história encanta e dá brilho nos olhos das crianças.

 

            Vejamos:

 

            ? O certo é que dentro do dito baú tem uma caixa. Dentro da caixa tem outra caixa. Dentro dessa outra caixa tem um saco de algodão. Dentro do saco de algodão tem um pote de louça. Dentro do pote de louça tem um pacote muito bem fechado, amarrado, lacrado e carimbado?.

 

            Ao abrir esse pacote que estava no pote, as crianças encontrarão algo que faz parte da experiência de crescimento, algo que diz respeito a uma passagem marcante da infância.

 

            A personagem da história, a bruxinha Elisa, surpreendeu-se com o conteúdo do pacote. Não esperava encontrar o que encontrou, mas a verdade é que gostou!

 

            A narrativa transcorre na linguagem lúdica e envolvente das histórias de tradição oral. Para a solução do conflito, a bruxinha invoca a cooperação dos mais experientes, dos que sabem dizer onde estão os sinais porque conhecem os segredos da natureza e podem orientar sobre onde está a andorinha, que sabe abrir o pacote com ? aquele conteúdo?. A invocação da andorinha revive um antigo ritual de passagem que em alguns lugares ainda é cultivado.

 

                        ***********************************************

 

            Parabenizemos  esta grande escritora que, sendo da nossa região, ex-aluna das nossas escolas, nos orgulha por tão singular talento- usar a palavra com arte e engenho.

            Ela é uma escritora reconhecida no Brasil todo.

            Continue, Eloí, aguçando sua imaginação e sensibilidade,  para que aflorem, a cada instante, histórias tão interessantes como tudo o que você já escreveu.

             

                        Com carinho- Prof. Ana Schirley Favero

 

Anterior

L.A. Informática e Idiomas

Próximo

Marina Falavigna

Deixe seu comentário