logo RCN

Lendo com você - 029

Ana Schirley Favero

Caro leitor, você vai ler dois textos que, na verdade é o mesmo. Só que o primeiro está apresentado apenas com a palavra escrita. Já o segundo apresenta o gráfico (escrito) e o texto imagístico (desenho).   Leia e visualize bem:

 

                                             LEILÃO  DE  JARDIM  (Cecília Meireles)

 

Quem me compra um jardim                         Um lagarto entre o muro e a hera,

                           com flores?                                                                               

 

Borboletas de muitas cores,                            uma estátua da Primavera?

lavadeiras e passarinhos,                                Quem me compra este formigueiro?

ovos verdes e azuis nos ninhos?                      E este sapo, que é jardineiro?

Quem me compra este caracol?                        E a cigarra e a sua canção?

Quem me compra um raio de sol?                    E o grilinho dentro do chão?

                                               

                                                (Este é o meu leilão!)

                                          *************************

             Leia e visualize o texto recriado pelas alunas Carina e Camila Perotoni Susin: 

                                               

Meu Leilão

 

 

            Agora que você já leu e visualizou bem, com certeza, deu para perceber que existe diferença. É claro, você é sensível e perspicaz.

            O desenho é elemento enriquecedor do texto escrito. Complementa, facilita e desdobra a interpretação.

            Imagine você, as histórias como: ?Chapeuzinho Vermelho?, ?Os Três Porquinhos?, ?O Menino Maluquinho?, ?Aconteceu com a Margarida? e centenas de outras, acompanhadas da ilustração.

            Todos nós sabemos que um grande marco na história da literatura foi, também, a história em quadrinhos.

            Na década de 70, a década da ruptura, a imagem foi elemento enriquecedor do texto escrito. Quem não tem lembranças da turma da Mônica e dos Fradinhos no Jornal ?O Pasquim??  Quem não guarda no coração a história do ?menino Maluquinho? do Ziraldo? Qual é a criança que não se encanta com a coleção ?Gato e Rato? dos escritores Mary e Eliardo França?

            Que belas criações! Palavras perfeitamente comungadas com o desenho.

            Os bons escritores procuraram, sempre, estabelecer um equilíbrio entre o texto escrito e o texto-imagem. Perceberam que as ilustrações feitas com arte e magia desempenham o mesmo papel da trilha sonora nos filmes e nas novelas.

            A história é mais bem entendida através dos traços, dos movimentos, das cores e das expressões visuais. A imagem diz tudo o que a dimensão da palavra não alcança. O desenho alarga as possibilidades de interpretação. É o elemento que amplia o entendimento das mensagens.

 

            Portanto, vai uma dica: escolha para seus filhos, seus netos, principalmente, até a faixa dos  oito aos dez anos de idade, as histórias ilustradas.

            O texto escrito, enriquecido pelo desenho, encanta e deleita a criança.

 

                                                Com carinho- Profª Ana  Schirley  Favero

 

Anterior

Torneio de Pais do CIEL

Próximo

Creche de Ouro

Deixe seu comentário