logo RCN

Lendo com Você ? 028

Ana Schirley Favero

 

            A carta que rege os direitos universais do cidadão, consta, entre muitos, o direito ao lazer.

            O lazer, praticado com qualidade, ameniza ou afasta o estresse.

           

            E S T R E S S E !!!

           

            Fala-se todo dia do estresse. Mas afinal- o que é e como vencê-lo?

            Diz o ?Novo Aurélio? : ? Estresse é o conjunto de reações do organismo às agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras capazes de perturbar-lhe a homeostase.

            Há muitas pessoas que se acham imunes ao mal. Contudo, os casos reais fazem parte do dia-a-dia da vida moderna. Há vários exemplos a citar:

            É o trabalhador que cumpre oito horas diárias, que vive sob pressão para produzir mais em menos tempo; que se angustia frente ao excesso de tributos que tem para pagar; frente ao alto custo de vida e a falta de aumento salarial.

            É o intelectual que procura tratamento médico porque já não consegue realizar todos os seus trabalhos. Além de escrever para o jornal, tem sob sua administração mais de 500 funcionários.

            É o pai-executivo que chega em casa, assustado com o pane sofrido no avião, bem como com a onda de seqüestros ocorridos nas portas das residências e com a vida dos filhos sem limites.

            É o desempregado que se desencanta e se deprime frente os contrastes da vida: enquanto os corruptos desviam fortunas da previdência e vivem ainda livres e com mordomias, o pai desempregado vai para a cadeia porque tirou um litro de leite da prateleira do supermercado para matar a fome do filho.

            Isto tudo e muito mais causa o estresse. Essa tensão permanente que desgasta e perturba, reduz a imunidade,  pode abrir caminho para a invasão de moléstias mentais, biológicas ou celulares.

Toda esta altíssima tensão em que vivem as pessoas deste planeta desiquilibra-lhes o organismo, a homeostase, caindo a imunidade natural e abrindo caminho para doenças como o câncer e outras tantas.

            A homeostase é o equilíbrio que mantém as funções orgânicas em nível normal ou natural. Se a perturbamos, impondo-lhe a tensão de um ritmo acelerado, ela desiquilibra e desorganiza a vida física e mental. Por isso, diz-se que o câncer é a doença do estresse e da infelicidade.

            Lembremos, então:

            Nada melhor, para escapar do estresse, do que o exercício físico, algumas horas ou dias de lazer e a grata satisfação de boas amizades. Uma boa convivência com pessoas verdadeiramente amigas e de boa índole, é um remédio salutar.

            Outro remédio para o estresse é deixar de lado a ambição e a pressa. A receita é eleger prioridades e estabelecer limites. Quem coloca amor e afeição no que faz, não se cansa. O importante não é fazer muitas coisas, mas sim, fazê-las bem e com amor. A pressa cria hipertensão.

            Outro remédio considerado milagroso- a paz de espírito e a oração. Isto faz descansar, repousar e restaurar as energias.

 

            Nossa mente e nosso organismo precisam de pensamentos puros e ações vivas.

            Estas atitudes humanas farão com que sintamos gratidão pelo passado, paixão pelo presente e esperança em relação ao futuro de paz e felicidade.

                                        Profª. ANA  SCHIRLEY  FAVERO

             
Anterior

Carne suína na Merenda Escolar de Lacerdópolis

Próximo

L.A. Informática e Idiomas

Deixe seu comentário