logo RCN

Lei de Incentivo à Cultura

Gerência da Organização do Lazer viabiliza Capacitação sobre Lei de Incentivo à Cultura

        A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu este ano 648 projetos culturais. Apenas 8 foram enviados pela região oeste do Estado, e do total enviado, apenas 106 foram aprovados. ?A maioria dos projetos chega incompleto, o que dificulta o andamento e aprovação?, afirmou a técnica executiva da FCC Martha Mansinho. Outro agravante, principalmente para a região oeste, é a falta de pessoas especializadas para a elaboração de projetos.

       Foi justamente buscando uma solução para este problema que a secretaria regional de Joaçaba, através da gerência da Organização do Lazer promoveu na última semana uma Capacitação sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento, realizado nos dias 16 e 17 contou com a presença de duas técnicas da FCC e também do Diretor da entidade Edson Busch Machado. Durante os dois dias do evento,  mais de 60 pessoas ligadas a área  cultural de inúmeros municípios puderam conhecer melhor o processo de elaboração e estruturação de projetos culturais.   

       A gerente da Organização do Lazer Seila Eliane Ribeiro  afirma que percebeu que havia necessidade de ampliar os conhecimentos nesta área logo nos primeiros seminários que foram realizados pela gerência sobre outros temas. A solicitação foi feita à FCC e rapidamente atendida. ?Precisamos incentivar a elaboração de um maior número de projetos em nossa região, que busquem a valorização da nossa cultura e nosso potencial turístico e este pode ser o início do processo?, afirma Seila.

       A provação da FCC nos projetos é necessária para que se possa viabilizar recursos, não só da própria FCC, mas também de órgãos públicos e privados. O Diretor da Fundação Edson Machado aprovou a iniciativa e afirmou em Joaçaba, que de acordo com o projeto de descentralização do governo, também pretende realizar outros encontros como esse nas demais regiões do Estado.         

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba

 

Eliane Felippini (da Unoesc), Edson Bush Machado/diretor da Fundação Catarinense de Cultura e Seila Eiliane Ribeiro/gerente da Organização do Lazer pela SDR Joaçaba

 

Anterior

Lendo com Você - 036

Próximo

Encontro de corais no município de Ipira

Deixe seu comentário