logo RCN

JUSTIFICATIVA DA ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO CICLOS

A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS E PROPOSTA PARA SUA APLICABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


A coleção A África está em nós destina-se a oferecer elementos para compreender a contribuição dos povos africanos à formação do Brasil de hoje, a partir das ocorrências de natureza cultural e política que estejam nas raízes do nosso passado africano ainda pouco conhecido e estudado.
Os temas e tópicos distribuídos nos quatro volumes da coleção estão estruturados de forma horizontal e vertical e enfocam o eixo da transversalidade.
A perspectiva da transversalidade provoca e estimula o diálogo dos saberes sobre a cultura da África e dos afro-descendentes de forma dialética no conjunto dos componentes curriculares.
Considerando o Artigo da Lei Nº 9.394 (LDB) que diz:
“A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar”, assim a coleção A África está em nós ancora-se na flexibilidade dos tempos curriculares preconizados em Lei como forma de atender as características e peculiaridades dos sistemas de ensino, das escolas e do alunado, sem prejuízo dos saberes que se pretende construir através da utilização desta coleção.
Face ao exposto, a partir da organização do sistema de ensino da Secretaria de Educação que se estrutura por ciclos, coaduna-se de forma explicita com a estrutura proposta pela coleção A África está em nós.

Na proposta para o Ensino Fundamental, procurou-se, a partir do universo da educação, discutir e refletir a questão da diversidade, do respeito aos direitos humanos, da nossa ancestralidade africana e das diferentes contribuições recebidas das culturas africanas, e mescladas com heranças de outros povos.
Assim o livro 1 é recomendado para os dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O livro 1 da coleção A África está em nós que está organizado para atender alunos do Ensino Fundamental e se apresenta com três (03) unidades temáticas que agrupam conceitos e objetivos didáticos específicos:
1. iguais e diferentes
2. descobrindo raízes
3. histórias da África
Recomenda-se para o 3º (ciclo), 4º e 5º ano (2º ciclo) do Ensino Fundamental o livro 2 da coleção A África está em nós que está organizado para atender alunos do ensino fundamental e se apresenta com quatro (04) unidades temáticas que agrupam conceitos e objetivos didáticos específicos:
1. iguais e diferentes
2. direitos e responsabilidades
3. heranças culturais
4. povo brasileiro afro-descendente
Recomenda-se para o 3º e 4º ciclo o livro 3 da coleção A África está em nós está organizado para atender alunos do ensino fundamental e se apresenta com cinco (05) unidades temáticas que agrupam conceitos e objetivos didáticos específicos:
1. África fundamental
2. heranças africanas
3. história da África
4. a escravidão
5. afro-brasileiro na sociedade brasileira
Recomenda-se para o Ensino Médio o livro 4 da coleção A África está em nós que está organizado para atender alunos do ensino médio e se apresenta com três (03) unidades temáticas que agrupam conceitos e objetivos didáticos específicos:
1. África – aspectos gerais
2. África – geopolítica
3. Afro-Américas
EDITORA GRAFSET LTDA
Rua Hortêncio Ribeiro de Luna, 2001-A - Dist. Industrial - CEP 58081-400 - João Pessoa - PB - Brasil
Fone: (83) 3233-9640 - Fax: (83) 3233-9640 - C.N.P.J. 03.242.250/0001-26 - Ins. Est. 16.125.109-9
editora@grafset.com.br

 
Anterior

COLÉGIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO Próximo

ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO MORO SOBRINHO

Deixe seu comentário