logo RCN

Início do Semestre Letivo

Unoesc

    A última segunda-feira, dia 02 de agosto, foi marcada pelo início do 2º  semestre letivo de 2004. Dia de reencontros para aqueles que estavam de férias e  clima de expectativa para os aprovados no último vestibular que começam agora, uma nova etapa em suas vidas.

     A Extensão da Unoesc de Capinzal recebeu os alunos de cinco cursos de graduação: Tecnologia em Gestão de Agronegócios, Pedagogia ? Séries Iniciais e Educação Infantil, Administração, Pedagogia Empresarial e Artes.

 

 CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

CURSO

TURNO

Nº DE TURMAS

1. Tecnologia em Gestão de Agronegócios

Sexta-feira (noite)

Sábado (manhã e tarde)

02

2. Pedagogia- Séries Iniciais e Educação Infantil

Sábado (manhã e tarde)

Semanas intensivas

 (janeiro 2005)

06

3.Administração

De segunda à sexta-feira (noite)

01

4. Pedagogia Empresarial

Sexta ?feira (noite)

Sábado (manhã e tarde)

01

5. Artes

Sábado (manhã e tarde)

Semanas intensivas

 (janeiro 2005).

01

 

 

·         HORÁRIO DE EXPEDIENTE:

 

De Segunda à sexta-feira: 13:30h   às 17:30h

                                          18:30h   às 22:30h

 

 

Sábado: 07:45h    às   11:45h

             13:00h     às   17:00h

 

 

·         ENDEREÇO:

 

Rodovia SC 458

Loteamento Universitário

Cidade Alta

89665-000 Capinzal SC

 

 

TELEFONE: 049- 555 4398

E mail:   unoczal@unoescjba.edu.br

 

Alunos de Gestão Empresarial apresentam trabalhos de conclusão de curso

 

                              O Curso Superior Seqüencial de Formação Específica em Gestão Empresarial, oferecido pela Unoesc na Extensão Administrativa de Capinzal, através da Área de Ciências Sociais Aplicadas, tem a honra de convidar a comunidade externa para prestigiar a apresentação à banca de professores,                      dos trabalhos de conclusão de curso da turma II. A apresentação acontece nos dias 5 e 7 de agosto, conforme a programação abaixo:

 

CRONOGRAMA :

 

 

Data: 05 de agosto de 2004

 

Hora: 19:30

Título: Recicladora de Plásticos Verde Vale Ambiental

Autores: Luiz C. Gomes, Luiz F. Lima, Luiz G. Oliveira

 

 

Hora: 20:00

Título: Implantação de uma doçaria na cidade de

Capinzal-SC

Autores: Mariolani C. Dambrós, Rogério N. Vieira, Rose Fruhauf

 

 

Hora: 20:30

Título: J.A.D. Jardinagem

Autores: Ademir Vieira Lopes, Devair Krause

 

 

Hora: 21:00

Título: Implantação de uma revenda de motos

Autores: Joeli R. Moretti, Mônica Rostirola, Simone A. B. Martinelli

 

 

Hora: 21:30

Título: Clínica de massagens e banhos de ofurô na

cidade de Piratuba

Autores: Adilson J. S. Bortolaz, Marisa J. Petter, Paulo A. Pietrobeli

 

 

Dia 07 de agosto de 2004

 

Hora: 8:15

Título: Locadora de vídeos Vídeo Filmes

Autores: Adriano Perotoni, Antônio L. da Silva

 

 

Hora: 8:45

Título: Fábrica de adubos orgânicos Ourorgan

Autores: Dirceu Lazaroto, Rubens P. de Moraes

 

 

 

Hora: 9:15

Título: Construção Itá Thermas Hotel

Autores: Nadir Matiello, Rodenei Zamprônio, Cornélio F. Neto

 

 

Hora: 9:45

Título: Loja de Roupas Infantis

Autores: Edson Francisco Stein, Lealdete Faé Dal Pivo

 

 

Hora: 10:15

Título: Elétrica Capinzal Ltda

Autores: Valduir dos Santos, Thiago da Rosa

 

 

Hora: 10:45

Título: Implantação de viveiro de mudas

Autores: Ieda S. Isganzella, Cleomari S. T. da Silva

 

 

Hora: 13:15

Título: Frigorífico de aves Estilo Verde

Autores: Gilson dos Santos, Olívio A. Bazzo, Paulo C. Ferreira

 

 

Hora: 13:45

Título: Codimel cooperativa de apicultores

Autores: Noé J. P. C. Paggi, Diomes P. Menegaz, Jackson J. Garcia

 

 

Hora: 14:15

Título: Fábrica para produção de queijo

Autores: Gerson Leorato, Luiz O. Giumbelli, Rosane R. da Silva

 

 

Hora: 14:45

Título: Implantação de um abatedouro de coelhos em

Ouro

Autores: Antônio H. de Jesus, Gilson Magro, Hélio G. Siqueira

 

 

Hora: 15:15

Título: Casa de carnes na cidade de Capinzal - SC

Autores: Sayonara M. D. Boaretto, Elisângela M. Sinhorati, Lucimar S. Soares

 

 

 

 

Futuros Advogados fazem estágio no SAJUCO

 e atendem à comunidade

(com foto)

 

Legenda Foto SAJUCO II: O SAJUCO funciona em Joaçaba, próximo ao SIMAE

 

 

   O curso de Direito da Unoesc Joaçaba, através de seus professores e alunos, oferece à comunidade carente de Joaçaba e região, serviço jurídico gratuito. O SAJUCO ? Serviço Jurídico Comunitário, conta com seis estagiários supervisionados por uma equipe de professores do curso de Direito.

   A maioria dos encaminhamentos são prestados na área de família, com processos de pensão alimentícia, investigação de paternidade, tutela, separação, divórcio, adoção; área do consumidor com ações principalmente, contra abusos por parte de empresas telefônicas e administradoras de cartão de crédito e, por último, processos criminais na área de direito penal, estes em menos número.    

   A dona de casa Lucrecia Correa, de Herval do Oeste, vem recebendo apoio jurídico através do SAJUCO há mais de um ano. ?Sou muito bem atendida aqui e não pretendo mudar. Meu caso está quase resolvido?.

    As acadêmicas de Direito, Ana Maria Maresch e Nilda Busetti, comemoram a oportunidade de entrosamento com a rotina profissional que estão encontrando no estágio realizado diariamente no SAJUCO. ?Aqui é possível ter um experimento da realidade que um advogado vai enfrentar?, conta Nilda.

      É bom destacar que a atenção dada aos processos pela equipe que atua no SAJUCO é a mesma prestada por um advogado particular.

      Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Para agendar o horário, os interessados devem , antes, passar pelo setor de triagem para fazer o cadastro. O SAJUCO funciona junto ao NAC ? Núcleo de Atendimento Comunitário, situado à Rua Tiradentes, 146, Centro ? Joaçaba.  Mais informações pelo fone (49) 551 2102.

 

 

UNIVERSO PESQUISA

(com foto)

 

Estudo do efeito de adições de raspa de couro ao concreto

 

Os rejeitos provenientes do processo do curtimento do couro em grandes empresas constituem-se em grandes desafios para o correto manejo ambiental. O couro, para ser processado, demanda uma certa quantidade de produtos químicos para que seja curtido. A serragem ou sobras dos cortes de couro ficam impregnadas por estes resíduos de produtos químicos, tornando-as um rejeito que requer cuidados especiais no despejo em aterros sanitários.

O volume de serragem e pó de lixadeira de couro compõe grandes pilhas nos aterros sanitários, contaminando violentamente o meio ambiente. Por ser um produto lentamente biodegradável, permanece muito tempo no ambiente, prejudicando-o.

Em virtude da existência de uma empresa de curtimento de couro de grande porte em nossa região, este problema toma importância, levando pesquisadores a buscarem alternativas para a disposição destes resíduos de maneira segura. Na cidade de Joaçaba, o volume de resíduos de couro produzido compõe aproximadamente de 15 a 20 m³ por dia.

Não só a questão do espaço necessário para que se manejem estes resíduos de forma adequada (função do tempo de decomposição) se faz importante, mas também o correto tratamento em função da química presente nos rejeitos.

O objetivo desta pesquisa é estudar o efeito da adição desta serragem de couro quando adicionadas a concretos ou argamassas, verificando qual a influência nas propriedades destes compostos tão utilizados na Engenharia.

Os resíduos de couro, se devidamente tratados e dimensionados de maneira adequada, poderão ser adicionados a concretos e argamassas, alterando-lhes beneficamente sua propriedades. Desta forma, um fim útil poderia ser dado a este rejeito.

A idéia inicial é de que este resíduo de couro possa ser adicionado ao concreto para os mais diversos fins. Porém, se torna necessário o estudo detalhado das propriedades desenvolvidas com a adição para que se possa adequar o melhor uso possível. Um dos usos idealizado possível e que tem sido testado para o material é como adição em peças de concreto para pavimentação.

Na região oeste de Santa Catarina a areia natural chega até o consumidor com custos muito elevados, em função da grande distância de transporte. Em substituição à areia natural tem-se usado a areia obtida a partir da moagem de rocha, o que dá uma boa resistência às peças, entretanto mau aspecto. O resíduo do couro poderá ser adicionado a estas peças, para melhorar o aspecto externo destas.

Os resíduos já foram caracterizados quimicamente, quanto ao pH, aos sulfatos e ao cromo hexavalente, que é cancerígeno. O pH, inicialmente ácido foi neutralizado para utilização em concreto. Sulfatos e cromo foram quantificados, apresentando quantidades inócuas para uso em concretos e argamassas.

Nesta etapa estão sendo realizados testes dos resíduos de couro em peças de concreto hexagonais. A partir da determinação da quantidade mais adequada de serragem de couro a ser adicionada em peças de concreto, o uso deste resíduo poderá tornar-se viável comercialmente.

 

Área de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Engenharia Civil

Prof.ª Orientadora: Laila Valduga

Aluna bolsista: Liziane Suelen Bresciani

     

 

 

 

 

 

Anterior

Mostra de Ciência

Próximo

Lendo com você - 074

Deixe seu comentário