logo RCN

Idioma Italiano nas escolas do Estado

Idioma Italiano será ampliado nas escolas do Estado

      Florianópolis - Santa Catarina vai ampliar o número de escolas da rede pública estadual que oferecem o idioma italiano. A forma de concretizar essa ação foi decidida na manhã desta sexta-feira, no gabinete da Secretaria de Estado da Educação e Inovação, em audiência entre o secretário Jacó Anderle e o diretor escolar do Consulado da Itália no Paraná, professor Saverio Civale.

       A Secretaria foi encarregada de fazer um levantamento de vagas para a realização de concurso de ingresso de professores de italiano, já no próximo ano, além de elaborar um cronograma para a retomada e ampliação (no segundo semestre) de escolas que ministram o idioma. Uma exposição de motivos será entregue ao governador Luiz Henrique para autorizar a contratação de professores.

     Até o início deste ano, 25 unidades escolares, localizadas em municípios de colonização italiana de Ascurra, Botuverá, Criciúma, Iomerê, Jaborá, Nova Trento, Rio do Oeste, Rodeio, Sangão, Arroio Trinta, Nova Veneza, Urussanga, Lindóia do Sul, Novo Horizonte, Treviso e Treze Tílias ofereciam o idioma, beneficiando cerca de 1,6 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio.

      O ensino do idioma é garantido através de um acordo de cooperação assinado em 2002 e prorrogado no ano seguinte. Em 2001, aproximadamente 200 professores foram capacitados com investimentos de mais de R$ 105 mil por parte do governo italiano e no ano seguinte 20 unidades escolares adotaram a disciplina de língua italiana "O primeiro compromisso do nosso governo é atualizar e capacitar o professor", destacou Civale.
Ressaltando a importância do acordo entre Santa Catarina e Itália para fortalecer a pluralidade cultural do Estado, o secretário da Educação enviará uma carta ao cônsul confirmando oficialmente a manutenção do acordo e garantindo sua disposição em ampliar o atendimento nas escolas catarinenses. Também está sendo elaborado um estudo das escolas que querem adotar esse idioma para adequar as necessidades à realidade financeira do Estado. "Vamos oferecer a disciplina nas unidades escolares que já implantaram o atendimento em tempo integral", declarou Anderle.

      O diretor italiano representou o cônsul Mário Trampetti, que no dia 4 de julho virá à
Florianópolis com representantes do Ministério da Educação de Roma para consolidar o acordo de cooperação técnica entre Governo do Estado de Santa Catarina e Itália para o ensino do Italiano na rede pública estadual.

      Participaram do encontro consultores educacionais da Diretoria de Educação Básica da SED e de entidades representativas da Itália em Santa Catarina.

 

 

Anterior

Obras poéticas da autora Ziza Pimenta

Próximo

UNOESC JBA oferece vagas em sete cursos

Deixe seu comentário