logo RCN

Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias é realizado pela Alesc na Unoesc Joaçaba

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou, nessa segunda-feira (3), na Unoesc Joaçaba, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Ensino Superior. Mais de 600 pessoas, entre estudantes, professores, colaboradores, dirigentes e autoridades locais e regionais, lotaram o Auditório Afonso Dresch. 

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, recepcionou o presidente do Fórum, deputado estadual Napoleão Bernardes, e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Adriano Rodrigues. Também participaram do debate: o presidente da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo; o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini; o presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Diego Henrique Silva; o vereador de Joaçaba, Diego Bairros; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jean Calza. 

O Fórum foi instituído pela Alesc visando apoiar e fortalecer o modelo, genuinamente catarinense, que há mais de 50 anos contribui para a interiorização do ensino superior no estado e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às comunidades. 

— O ditado popular é verdadeiro: a união faz a força. O movimento do Fórum Parlamentar em defesa desse modelo de ensino, que é o das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), como é o caso da Unoesc, busca o fortalecimento para que ele possa contribuir cada vez mais para o desenvolvimento de Santa Catarina — enalteceu o deputado Napoleão Bernardes. 

O evento em Joaçaba foi o segundo do cronograma elaborado pela Assembleia Legislativa para discutir a importância e os anseios das 14 instituições que formam a Acafe. Além de políticas públicas, o objetivo é a atuação em defesa da autonomia universitária, na busca de recursos para as Instituições Comunitárias e na promoção do acesso ao ensino superior à população catarinense. 

— É um momento de união. Nos últimos 50 anos, o Sistema Acafe desenvolveu o estado. Chegamos a um novo tempo, onde o objetivo é continuar transformando com inovação, tecnologia e uma educação diferenciada e sempre comprometida com a comunidade. Esse modelo comunitário é patrimônio de Santa Catarina — ressaltou o assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Acafe, Adriano Rodrigues. 

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, classificou o movimento como um marco para a consolidação das ICES. Ele sugeriu que o Fórum seja permanente em defesa do sistema comunitário. 

— Temos uma expectativa futura muito grande pelas propostas de ensino e aprendizagem e por estarem diretamente conectadas às comunidades, transformando a vida das pessoas. É um sistema barato e eficaz, pela capacidade da sua formação e, principalmente, por oferecer serviços de qualidade em diversas áreas de atuação. É um conjunto de fatores que beneficiam a sociedade — destacou o reitor anfitrião.

Mayelle Hall

Assessoria de Imprensa

Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

EXECUTIVO DE PIRATUBA CONVOCA AUDIÊNCIA COM SETOR DE SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO Anterior

EXECUTIVO DE PIRATUBA CONVOCA AUDIÊNCIA COM SETOR DE SEGURANÇA PÚBLICA DO MUNICÍPIO

Centro de Educação Infantil Menino Deus realiza rodas de conversa com pais de alunos Próximo

Centro de Educação Infantil Menino Deus realiza rodas de conversa com pais de alunos

Deixe seu comentário