logo RCN

Estudantes mexicanos passarão por um semestre na Unoesc

Unoesc Campus de Joaçaba

 

A Unoesc está recebendo neste semestre três estudantes da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), do México. São dois estudantes do Curso de Educação Física do Campus de Mexicali, que acompanharão o mesmo curso na Unoesc Joaçaba, e uma acadêmica que estuda Artes Plásticas no Campus de Ensenada e passará o semestre na Unoesc Xanxerê, vinculada ao Curso de Artes Visuais.

 

Joaçaba

 

Os dois estudantes que estão em Joaçaba são Jesus Cuellar Escoto, de 22 anos, e Myrna Alicia Ruiz Reyes, de 29. Ambos se formam em Educação Física no final do ano e vieram passar o último semestre da graduação na Unoesc.

 

Chegaram na quinta-feira da semana passada a Joaçaba e em menos de uma semana já haviam conhecido a cidade e o Curso da Unoesc, visitado a Unoesc Chapecó e a Unoesc Pinhalzinho e participado de reuniões com professores do Curso em Joaçaba, o que mostra que o período que passarão no Brasil será agitado.

 

– Os professores são muitos legais, os brasileiros nos receberam muito bem – diz Jesus.

 

Até o final do semestre, eles cursarão três disciplinas do Curso de Educação Física e auxiliarão em dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Fisiologia do Exercício. Serão 10 horas por semana em sala de aula e 20 horas no laboratório. Também estão previstas atividades fora da Universidade, algumas em escolas, onde participarão de aulas de Educação Física e de aulas de geografia, nestas últimas falando sobre a cultura mexicana.

 

– Queremos visitar e conhecer a região, crescer como alunos, como pessoas, como estudantes e como pesquisadores – diz Myrna, ao responder sobre a expectativa que tem para este semestre.

 

Xanxerê

 

Alba Cristina Careaga Carvajal, de 22 anos, é a estudante que está fazendo intercâmbio no Campus de Xanxerê. Ela é acadêmica da 7ª fase de Artes Plásticas no Campus de Ensenada da UABC. Chegou ao Brasil no dia 31 de julho e está matriculada em disciplinas do Curso de Artes Visuais da Unoesc Xanxerê e componentes em outros cursos do Campus.

 

Ela está residindo em uma pensão próxima à universidade, mas passa a semana com uma família de Xanxerê.

 

Conforme conta a estudante, ela tinha intenção de fazer intercâmbio fora do México e a escolha pelo Brasil se deu pelo interesse na cultura e idioma do País e também por ser próximo a Argentina, que também deseja conhecer. Ela também elogiou cidade e as pessoas que a receberam, dizendo que são muito receptivas e hospitaleiras.

 

Parceria entre as universidades

 

Três estudantes da Unoesc estão fazendo o caminho contrário ao dos mexicanos Jesus, Myrna e Alba e passarão este semestre estudando na UABC. Thiago Oroski e Roger William Ratkiewicz da Rosa, que cursam Administração com linha de formação em Curso de Comércio Exterior na Unoesc Chapecó, passarão o semestre no Campus de Mexicali. Já Janaina Almeida da Silva, do Curso de Artes Visuais da Unoesc Videira, passará o semestre no Campus de Ensenadas.

 

O intercâmbio dos seis universitários ocorre por meio de uma parceria existente entre as duas instituições de ensino. Essa parceria foi firmada no ano passado. É resultado do contato proporcionado pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), da qual fazem parte. A participação na rede já proporcionou o intercâmbio de professores e parcerias em pesquisas, mas é a primeira vez que possibilita a mobilidade de acadêmicos, o que as duas instituições têm interesse de intensificar.

 

– Queremos que cada vez mais isso ocorra e que estudantes da Unoesc também se sintam motivados a fazer intercâmbio e conhecer a Universidade da Baixa Califórnia e outras universidades que fazem parte da Rede – diz o professor Dr. Rudy José Nodari Junior, que trabalha no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unoesc Joaçaba e é coordenador de Mobilidade Acadêmica para as Américas na REMH.

 

– É importante salientar que o fluxo de mobilidade teve um start positivo, pois já no início o convênio executa a mobilidade de alunos de graduação, numa plataforma multi campi, envolvendo a troca de conhecimento, pesquisa e cultural, além de respeitar de forma recíproca o número de alunos enviados e recebidos. Este é um dos maiores desafios – acrescenta a professora Kaline Zeni, responsável pela Mobilidade Acadêmica na Unoesc.

 

 

Alunos do Girassol visitam a Câmara Anterior

Alunos do Girassol visitam a Câmara

CMEI conquistando meu espaço realizou um encontro da ?Família na Escola? em homenagem aos pais Próximo

CMEI conquistando meu espaço realizou um encontro da ?Família na Escola? em homenagem aos pais

Deixe seu comentário