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ESCOLA BERNARDO MORO SOBRINHO

  • - Coordenadora Pedagógica, Cássia Maris Wilbert Souzo; motorista da educação, Roberto Esganzela e a diretora da Escola, Eliane Rosa Garcia.

RECICLAGEM DE ÓLEO SATURADO: EDUCAR PARA CUIDAR É UMA QUESTÃO DE CIDADANIA

 
PROGRAMA SER CIDADÃO E EXERCER A CIDADANIA VISA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
 
O sábado à tarde, 26 de novembro, foi marcado por uma ação da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, situada na Vila 7 de Julho, município de Capinzal, quando a direção, professores, App e demais voluntários saíram à campo no centro da cidade, bairro e loteamentos, tendo o objetivo coletar, filtrar, colocar o produto em recipiente adequado e dar o destino correto ao óleo de cozinha saturado. A Escola no momento em que vai a busca do óleo saturado também faz campanha educativa pensando na preservação do meio ambiente e da saúde pública.    
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Capinzal através de convênio assinado com as escolas municipais, desenvolve desde 2010 o Programa “Ser Cidadão”, onde se assume o compromisso de engajar-se em um trabalho coletivo de resgate, valorização e a sensibilização pelo que é público (a escola, a rua, o ginásio de esportes, o bairro, o loteamento, as praças...) buscando a co-responsabilidade na limpeza, no embelezamento e no levantamento de situações que são de responsabilidade de todos demonstrando como é ser cidadão e exercendo a cidadania.
O objetivo maior da Secretaria é desenvolver ações, visando melhorar o meio em que vivemos, partindo da escola com vistas a contagiar o seu entorno. Para que este objetivo seja alcançado definiu-se como ações a sensibilidade do aluno na prática de atitudes cidadãs; na transformação do meio em que se vive, através de ações iniciadas na escola; no resgate do trabalho coletivo em busca de mudanças para a comunidade; na sua conscientização de que a escola é instituição promotora do desenvolvimento da cidadania por meio de ações cidadãs.
Com o propósito de participar deste Programa, a Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, através de todos os seus agentes educativos e comunidade, desenvolve no ano de 2011 o Projeto voltado à preservação do meio ambiente através de ações coletivas envolvendo escola e comunidade local, intitulado “Educar para cuidar: questão de cidadania”. Projeto que tem uma parceria com a Afubra (de Herval d’Oeste/SC), sendo que a mesma recebe o óleo saturado para beneficiamento e transforma em biodiesel, que depois é utilizado como combustível de sua frota. O projeto tem apoio também das empresas Fast – Indústria e Comércio Ltda, Comércio de Livro Ody Ltda e Pró Art na sua divulgação.
A consciência dos males causados pelos mais variados tipos de lixos é premissa básica para a educação ambiental, assim como as formas possíveis e viáveis de amenizar tais mecanismos poluentes. O mencionado Projeto tem o propósito de conscientizar os alunos, professores, famílias e comunidade onde está inserida a Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho da necessidade de retirar o óleo de cozinha saturado do meio para transformá-lo em biodiesel e evitar a poluição do solo, do ar e da água. Em contrapartida, através de procedimentos adequados e advindos da coleta de óleo, angariar fundos para a manutenção da cozinha e refeitório da escola.
   Histórico da Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho – A grande enchente de 1983 atingiu o município de Capinzal, então, algumas famílias desabrigadas foram removidas para os pontos mais altos da cidade. Em consequência disso, surgiu a vila que recebeu o nome de Vila 7 de Julho (data da enchente). O local se expandiu e surgiu daí a necessidade da construção de uma escola, sendo algo concretizado em 24 de fevereiro de 1994 com a seguinte denominação: G.E.M. Bernardo Moro Sobrinho, nome este em homenagem a Bernardo Moro Sobrinho, que prestou serviços de agrimensura, traçando as ruas do município e redondezas.
A Escola atende atualmente 378 alunos desde a pré-escola, educação infantil, até ao 5º ano do ensino fundamental. O espaço físico é satisfatório, pois conta com 11 salas de aula, refeitório, cozinha, almoxarifado, laboratórios de informática, biblioteca, sala de jogos, quadra de esportes coberta, sala de professores, secretaria, sala de direção, sala de coordenação pedagógica, sala de apoio pedagógico, sala multidisciplinar, sala de arte. É proporcionado ainda ao aluno, um atendimento especial de recuperação – o apoio pedagógico.
A Escola tem como Missão: Desenvolver habilidades “básicas” e de “raciocínio” que estimulem a busca do “conhecimento”, para pleno exercício da cidadania. O papel da Escola na formação cidadã: Segundo PCNs (1997, p. 15) a questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Os problemas ambientais causados pela poluição: Geralmente associam-se os problemas de poluição de modo geral ao crescimento urbano desordenado, pois a partir dele surgem os problemas ambientais e globais.
Problema do óleo vegetal: Dentre muitos produtos de difícil degradação no meio ambiente, estão às gorduras. Tais como azeite, óleo, banha e outros, não se dissolvem e nem se misturam à água, formando uma camada densa na superfície que impede as trocas gasosas e a oxigenação, se tornando um problema para os rios, lagos e aquíferos. “O óleo vegetal tem alta capacidade de contaminação da água, um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar um milhão de litros de água”. (SABESP, 2010). É sabido que, o óleo não é solúvel em água, fato que, exigem nas limpezas solventes, em muitas vezes levam em sua composição soda cáustica, conhecidos popularmente como “sabão caseiro” ou “sabão de álcool”, a comunidade doméstica o adota com imenso teor acreditando ser riquíssimo ao processo de limpeza dos utensílios domésticos, porém, causam graves consequências ao meio ambiente e a saúde desenvolvendo doenças de pele.
Existem muitas ideais de reaproveitamento do óleo saturado, algumas eficientes do ponto de vista econômico e outras do ponto de vista ecológico, no caso deste estudo, como matéria-prima para o desenvolvimento do biodiesel, reaproveitando este que contempla tanto os aspectos econômicos quanto ecológicos.
 
Coordenadora Pedagógica, Cássia Maris Wilbert Souzo; motorista da educação, Roberto Esganzela e a diretora da Escola, Eliane Rosa Garcia.
 
Pedagoga Mariza Lúcia Sônego recebendo óleo saturado da Senhora Duzolina Moresco.
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